segunda-feira, 26 de setembro de 2022

PAUL McCARTNEY - PIPES OF PEACE - 1983★★★★★


"Pipes of Peace" é a primeira música do álbum Pipes Of Peace de Paul McCartney. Também foi lançada como single e alcançou o número 1 nas paradas de singles do Reino Unido por duas semanas. Também alcançou o número 1 na parada de singles irlandesa.

O álbum Pipes Of Peace foi lançado em 31 de outubro de 1983. O tema da faixa-título foi inspirado pela leitura de um poema de autoria do indiano Rabindranath Tagore, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1913. A frase “in love all of life’s contraditions dissolve and disappear” (com amor, todas as contradições da vida dissolvem-se e desaparecem) é o mote principal da canção título. O tema “paz” serviria como contraponto à “guerra”, utilizado em seu trabalho anterior, ‘Tug Of War’A faixa básica foi gravada em 10 de setembro de 1982 no AIR Studioscom overdubs orquestrais adicionados posteriormente, provavelmente no mesmo estúdio. Paul McCartney toca piano, baixo e percussão no joelho, enquanto a tabla foi adicionada por James Kippen, que tentou "algo como 20-30 takes" antes de McCartney ficar satisfeito. Uma sessão especial foi organizada para que o Coro Infantil Pestalozzi acrescentasse suas vozes.

Para promover a canção e o álbum, Paul de forma genial aprovou o roteiro de um supervídeoclip para ‘Pipes Of Peace’. aproveitando a história do cessar-fogo de Natal de 1914, que tinha tudo a ver com o tema título do álbum. O filme foi gravado em dois dias na localidade de Chobham Common em Surrey, Inglaterra, e contou com cem figurantes e três equipes de filmagem. Foi produzido por Hugh Symonds e dirigido por Keith MacMillan.

Com efeitos especiais, maquiagem e uma boa produção, Paul desempenhou, simultaneamente, o papel dos oficiais alemão e inglês. O armistício apesar de contado em poucos minutos sintetiza muito bem o que ocorreu no Natal de 1914 em pleno conflito mundial. O vídeo foi concluído em 12 de dezembro de 1983 e ganhou o prêmio de ‘Melhor Vídeo’ no British Rock & Pop Awards em 21 de fevereiro de 1984. Paul estava de férias com a família e gravou um vídeo de agradecimento que foi exibido na BBC na ocasião da premiação, portanto, quem recebeu o prêmio em mãos foi o diretor Keith MacMillan.

Nenhum comentário: