Está melhorando o tempo todo, e vai melhorar ainda mais! "Getting Better" foi composta principalmente por Paul McCartney, com colaboração substancial de John Lennon. É creditada a Lennon-McCartney (claro), e foi lançada como a 4ª música do lado 1 do álbum dos Beatles Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967, após "Lucy In The Sky" e antes de "Fixing a Hole". A gravação ocorreu entre os dias 9 e 23 de março de 1967. A letra de Paul McCartney é ambientada na mesma batida sincopada que ele usoiu alguns anos antes em canções como "She's a Woman". O solo vocal é de Paul, e John se junta a ele na segunda voz. Com George, os dois fazem os coros a três vozes do fundo. Aqui, George volta a usar um instrumento indiano, desta vez, a tambura, que parece uma cítara maior mas não produz notas como da escala ocidental. Perto do fim da faixa, George Martin se junta à banda, ao piano. Detahe: ele não toca nas teclas, mas diretamente nas cordas.
A ideia inicial para o título veio de uma frase frequentemente falada por Jimmy Nicol, o baterista substituto de Ringo Starr na parte australiana de turnê mundial de 1964. Para tudo que era perguntado, Nicol respondia "está melhorando". O título e a música sugerem otimismo, mas algumas partes da letra têm um tom mais negativo. Nesse sentido, reflete as personalidades contrastantes dos dois compositores. Em contraponto à frase de McCartney, "Está melhorando o tempo todo", Lennon responde: "Não pode ficar pior!" Em uma entrevista em dezembro de 1983, McCartney elogiou a contribuição de Lennon, como um exemplo de coisas que ele (McCartney) nunca poderia ter feito. Em uma entrevista de 1969, Lennon citou "Getting Better" como um exemplo de música "pura dos Beatles", com os quatro desenvolvendo uma canção. Em certa altura da letra, o clima fica pesado: "I used to be cruel to my woman / I beat her and kept her apart from the things that she loved / Man, I was mean but I'm changing my scene / And I'm doing the best that I can". ("Eu costumava ser cruel com minha mulher / Eu batia nela e a mantinha longe das coisas que ela amava / Cara, eu era mau, mas estou mudando de cena / E estou fazendo o melhor que posso"). Perguntado sobre a canção anos depois, John admitiu que se referia a suas tendências agressivas e que havia feito coisas em relacionamentos no passado das quais não se orgulhava. “Eu acredito sinceramente na paz e no amor. Sou um cara violento que aprendeu a não ser violento e se arrepende da sua violência”. Aham.
Existe uma passagem, que se tornou até engraçada ao longo dos anos. Uma das sessões de gravação de "Getting Better" ficou famosa por um incidente envolvendo John Lennon. Durante a sessão noturna de 21 de março de 1967, Lennon reclamou que não estava passando bem, estava em pânico e não conseguia se concentrar. Ele tinha tomado LSD e estava ligadaço! Inocente, puro e besta e sem saber de nada, George Martin o levou até o telhado dos estúdios da EMI para tomar um pouco de ar fresco e voltou para o estúdio Dois, onde McCartney e Harrison estavam esperando. Eles sabiam por que Lennon não estava bem e, ao saberem que Martin o deixara sozinho lá em cima, correram desesperados para o telhado para recuperá-lo e evitar que ele saltasse achando que era uma borboleta. Paul McCartney: vocais, guitarra, baixo e piano; John Lennon: backing vocals e palmas; George Harrison: backing vocals, guitarra e tambura; Ringo Starr: bateria e congas; e George Martin: piano e pianette. "Getting Better" só aparece no Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Nenhum comentário:
Postar um comentário