sábado, 18 de março de 2023

THE BEATLES ► GEORGE HARRISON ► I ME MINE★★★★


"I Me Mine" foi a última música gravada pelos Beatlesapesar da ausência de John Lennon. Composta e interpretada por George Harrison, aparece como a 4ª faixa do lado 1 no derradeiro álbum da banda, Let It Be de 1970. Gravada em 3 de janeiro de 1970, na primeira das duas últimas sessões de gravação do grupo, "I Me Mine" abre com um órgão dramático de Harrison (que também acrescenta uma guitarra e violão), Paul toca piano elétrico e Ringo toca sua bateria normalmente. Harrison faz as harmonizações junto com Paul. "I Me Mine" teve origem dos ensaios um ano antes, em janeiro de 1969 no Twickenham Studio, quando estavam gravando o projeto Get BackEscrita em um momento de aspereza dentro do grupo, a letra lamenta a propensão da humanidade para o egocentrismo e serve como um comentário sobre a discórdia que levou Harrison a deixar temporariamente os Beatles. O arranjo alterna entre versos em tempo de valsa e refrões com guitarras em estilo hard rock. A melodia de valsa foi inspirada pela música incidental que George ouvira na noite anterior em um documentário da BBC chamado Europa: The Titled and the Unentitled. Era a “Valsa do Imperador”, composta em 1889 por Johann Strauss II, na interpretação da Orquestra Filarmônica de Viena sob a regência de Willi Boskovsky.
"I Me Mine" reflete a absorção de Harrison em textos hindus como o Bhagavad Gita e sua denúncia do ego em favor da consciência universal . Quando Harrison apresentou "I Me Mine" em Twickenham, John Lennon mostrou pouco interesse e, em vez disso, valsou com Yoko Ono enquanto os outros Beatles ensaiavam a música. Imagens do casal dançando aparecem em Let It Be. Em janeiro de 1970, quando Lennon havia deixado o grupo em particular, os três membros restantes gravaram formalmente "I Me Mine" no EMI Studios para o álbum Let It Be.  Ao preparar o álbum para lançamento, o produtor Phil Spector ampliou a faixa repetindo o refrão e a segunda estrofe, além de acrescentar orquestração e um coral feminino. Entre alguns críticos musicais, vários escritores identificaram "I Me Mine" como uma poderosa performance final dos Beatles e uma declaração adequada de Harrison. A canção foi referenciada por alguns estudiosos religiosos em seus comentários sobre o egoísmo e Harrison intitulou sua autobiografia de 1980 "I, Me, Mine".

Nenhum comentário: