sexta-feira, 31 de março de 2023

THE BYRDS - MR. TAMBOURINE MAN AND MANY MORE! ❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋❋


THE BYRDS foi uma banda formada em Los Angeles em 1964, inicialmente com o nome de The Jet Set, a partir da união dos guitarristas David Crosby, Jim McGuinn (que mudaria o nome para Roger McGuinn em 1967) e Gene Clark, após curtas passagens por pequenos grupos de música Folk. Percebendo um interesse entre o Folk americano e o Rock And Roll, os três decidiram montar uma banda que alinhava as duas correntes. Para completar, entraram o baixista Chris Hillman e o baterista Mike Clarke (que possuía apenas noções básicas do instrumento quando foi convocado para integrar o grupo). Em 1964, assinaram um contrato com a Columbia Records e mudaram o nome para The Byrds. Em janeiro de 1965, gravaram "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan. A música recebeu um tratamento elétrico, no que passou a ser conhecido como "folk rock".
O primeiro álbum Mr. Tambourine Man de 1965, chegou ao primeiro lugar na Billboard Hot 100 e na UK Singles Chart. Ainda em 1965, os Byrds gravaram "Turn! Turn! Turn!", seu segundo número a entrar na Billboard Hot 100 e deu nome ao segundo álbum. No final de 1965 gravaram "Eight Miles High", uma das primeiras músicas psicodélicas, lançada primeiramente em compacto em 1966 e depois junto ao álbum Fifth Dimension em julho de 1966. Gene Clark abandonou a banda antes do lançamento, em março. Em 1967, começaram a surgir tensões na entre McGuinn e Hillman que começaram a ficar irritados com David Crosby. Neste mesmo ano tocaram no Festival de MontereyCrosby cantou a maioria das músicas e fez discursos entre as músicas sobre o assassinato de John Kennedy e sobre os benefícios do uso de LSD. Com as tensões aumentadas, a banda despediu Crosby que juntou-se a Stephen Stills e Graham Nash formando "Crosby, Stills & Nash" e o guitarrista Clarence White passou a integrar os Byrds oficialmente. O quinto álbum The Notorious Byrd Brothers foi lançado em 1968 e misturava o folk rock, rock psicodélico, jazz, além da música country.
Depois desse álbum, o The Byrds ficou reduzido a dois integrantes McGuinn e Hillman, eles acabram chamando Kevin Kelley para a bateria e Gram Parsons para os teclados, que posteriormente passou a ser também guitarrista do grupo. Em janeiro de 1968, Gram Parsons também voou da gaiola e Kevin Kelley logo depois. Para substitui-los foram contratados o baterista Gene Parsons e o guitarrista Clarence White. Dois shows após as novas contratações, Hillman abandonou o grupo e em seu lugar entrou o baixista John YorkRoger McGuinn era agora o único integrante presente desde o início dos Byrds. Em 1972, os cinco integrantes originais se reuniram e gravaram um álbum, mas sem o nome da banda. O nome adotado foi "Gene Clark, Chris Hillman, David Crosby, Roger McGuinn, Michael Clarke" mas o álbum se chamou Byrds.
Menos de um mês depois do álbum ser lançado eles realizaram o último show. Em 1973, Clarence White morreu atropelado e Gram Parsons morreu aos 28 anos de idade por overdose de morfina e álcool. Como Parsons havia afirmado casualmente seu desejo de ser cremado quando morresse, duas pessoas ligadas ao seu "staff", o empresário Phil Kaufman e Michael Martin, que trabalhava como roadie, roubaram seu corpo para realizar seu desejo. Ambos foram detidos pela polícia. Gene Clark Michael Clarke morreram em 1991. David Crosby morreu em 18 de janeiro de 2023. Roger McGuinn está com 80 anos.

Nenhum comentário: