quinta-feira, 27 de abril de 2023

THE SESSION MAN - THE NICKY HOPKINS DOCUMENTARY


"The Session Man", é um documentário de 90 minutos, que conta a história de Nicky Hopkins, o agora lendário pianista altamente talentoso, prolífico e herói anônimo. O filme, dirigido por Michael Treen foi concluído recentemente e está pronto para distribuição, mas os produtores estão buscando ajuda financeira para arcar com os custos de licenciamento das 39 faixas que compõem o filme para exibi-lo em festivais de cinema e canais de streaming.
Nicky Hopkins não só tocou com The Kinks, The Who, The Rolling Stones e The Beatles, como também tocou em álbuns solo de todos os quatro ex-Beatles no início de uma carreira estelar que durou mais de 30 anos. Durante todo esse tempo, ele contribuiu para mais de 250 álbuns e um número absurdo de lançamentos de singles. Nickky Hopkins teve a graça de tocar com todo os Beatles juntos, e depois: com John Lennon, além de IMAGINE, tocou no single "Happy Xmas (War Is Over)" e no álbum WALLS AND BRIDGES; com George Harrison, tocou nos álbuns LIVING IN THE MATERIAL WORLD (1973), DARK HORSE (1974) e EXTRA TEXTURE (1975); com Ringo Starr tocou em RINGO (1973) e GOODNIGHT VIENNA (1974); e com Paul McCartney em FLOWERS IN THE DIRT.
Os lendários riffs de piano de Hopkins e os maravilhosos motivos musicais, ajudaram faixas comuns a se tornarem extraordinárias e icônicas. Muitos deles permanecem populares até hoje e ficarão para sempre. As gerações que se seguiram à Era de Ouro do Rock And Roll logo descobrem aquelas faixas que fizeram de Nicky Hopkins uma lenda entre seus pares – faixas como “Revolution” dos Beatles, “Like A Rainbow”, “Sympathy For The Devil” e “Angie ” dos Rolling Stones, “Jealous Guy” de John Lennon de seu álbum IMAGINE e “You Are So Beautiful” de Joe Cocker. O narrador do documentário Session Man, Bob Harris, ex-apresentador do Old Grey Whistle Test da BBC, não hesitou no final do filme em confirmar que “as contribuições de Nicky Hopkins fizeram dele o maior Session Man do Rock And Roll”. Nicky Hopkins morreu em 6 de setembro de 1994, aos 50 anos, em Nashville, Tennessee, de complicações resultantes de uma cirurgia intestinal relacionada à sua longa batalha contra a doença de Crohn. Na época de sua morte, ele estava trabalhando em sua autobiografia com Ray Coleman.

2 comentários:

Dani disse...

Grande músico que nos deixou muito cedo. Grande trabalho em Angie.

roque22 disse...

Muito talentoso! Tocou com os Beatles e com os Rolling Stones!