quarta-feira, 5 de abril de 2023

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - THE INNER LIGHT ॐ


"Sem sair da minha porta, eu posso conhecer o mundo inteiro. Sem olhar pela minha janela, eu posso conhecer os caminhos que levam ao paraíso".
Lançada em 1968 como lado B de “Lady Madonna”, "The Inner Light" foi a primeira música de George Harrison a figurar em um compacto dos Beatles, e a última das compostas por ele gravadas com instrumentos quase que apenas indianos. As duas outras foram “Love You To” de Revolver e “Within You, Without You" do Sgt Pepper’s. A parte instrumental foi realizada em cinco tomadas de gravação, em 12 de janeiro de 1968, no estúdio da EMI em Bombain, na Índia com virtuoses indianos durante a gravação do álbum “Wonderwall” de George. A parte vocal, que inclui pequena participação de John e Paul, foi acrescentada cerca de um mês depois em Abbey Road, nos dias 6 e 8 de fevereiro, com o vocal definitivo de George.

Em 29 de setembro de 1967, John e George foram os convidados de David Frost no programa de televisão noturno e ao vivo The Frost Report. O tema era meditação transcendental e incluía uma entrevista com o Maharishi Mahesh Yogi, filmada anteriormente, no mesmo dia, no aeroporto de Londres. Na plateia convidada no estúdio em Wembley, norte de Londres, estava o estudioso de sânscrito da Universidade de Cambridge Juan Mascaró.

No mês seguinte, Mascaró escreveu a George expressando sua esperança de que pudessem se encontrar novamente antes de os Beatles partiram para a Índiaonde o grupo estudaria meditação com o guru Maharishi Mahesh YogiMascaró anexou uma cópia de seu livro Lamps of Fire, uma antologia de escritos religiosos, incluindo o Tao Te Ching de Lao-TzuNo prefácio de Lamps Of Fire, publicado em 1958, Mascaró escreveu: “As passagens deste livro são lanternas de fogo. Algumas brilham mais, outras menos, mas todas se fundem em uma grande lanterna chama­da por São João da Cruz de ‘Lanterna do ser de Deus”Tendo declarado sua admiração pela mensagem espiritual na composição de Harrison “Within You, Without You"Mascaró perguntou: "não seria interessante colocar em sua música algumas palavras do Tao, por exemplo nº 48, página 66 de Lâmpadas?". Harrison escreveu a música durante um período em que empreendeu seu primeiro projeto musical fora dos Beatles, compondo a trilha sonora do filme Wonderwall, dirigido por Joe Massot, e continuou a estudar a cítara indiana, em parte sob a tutela de Ravi Shankar. Ao escrever "The Inner Light", ele fez alterações mínimas no texto traduzido de Lao-Tzu.

A gravação de "The Inner Light" aconteceu nos dias 12 de janeiro e 6 e 8 de fevereiro de 1968. Pode ser encontrada nos álbuns Past Masters (2009) e Love (2006). Foi produzida por George Martin e teve como engenheiros: Geoff Emerick, JP Sen e SN Gupta. Nenhum dos Beatles toca qualquer instrumento: George Harrison faz o vocal principal; John Lennonbacking vocals e Paul McCartney também backing vocals. Ringo Starr não participou. Os músicos indianos foram: Sharad Jadev e Hanuman Jadev: shehnai; S.R. Kenkarae e Hari Prasad Chaurasia: flautas; Ashish Khan: sarod; Mehapurush Misra: tabla, pakhavaj; Shambu-Das, Indril Bhattacharya e Shankar Ghosh: cítaras; e Rijram Desad: dholak, harmônio.

"The Inner Light" recebeu elogios da crítica e estudiosos por suas qualidades melódicas e sua evocação da experiência de meditação. Jeff Lynne e Anoushka Shankar interpretaram "The Inner Light" no tributo Concert for George em novembro de 2002, um ano após a passagem de Harrison. Uma versão alternativa da faixa instrumental de 1968 foi lançada em 2014 no CD Wonderwall Music remasterizado. O roteirista Morgan Gendel nomeou um episódio de 1992 da série de televisão Star Trek: The Next Generation de "The Inner Light", em homenagem à canção de Harrison. Em 2020, a Material World Foundation de Harrison anunciou o The Inner Light Challenge, uma iniciativa para arrecadar fundos para o MusiCares e Médicos Sem Fronteiras em resposta à pandemia de COVID.

Nenhum comentário: