terça-feira, 5 de maio de 2020

THE BEATLES - I NEED YOU - SENSACIONAL!


"Escrita de acordo com o receituário 'Como Escrever Canções de Amor', I Need You é uma homenagem de George à sua namorada Pattie Boyd. A música é uma de suas composições para os Beatles não mencionadas em seu livro "I Me Mine" de 1980. A outra é "You Like Me Too Much". "I Need You" foi a única canção de George a aparecer no filme "Help!" e a primeira a usar um pedal wah-wah para distorcer o som da guitarra. Alguns livros sobre os Beatles afirmam que George a escreveu nas Bahamas enquanto estava longe de Pattie. Mas isso não pode ser verdade, uma vez que as gravações começaram em 15 de fevereiro de 1965, e essas cenas nas Bahamas só foram feitas na semana seguinte". Steve Turner
"Uma das duas músicas de George no álbum Help!, hoje muito esquecida. É bastante simples, sem artifícios, mas impressiona. O título diz tudo - ela, ou ele, está longe, em algum lugar, e ele precisa dela; por favor lembre-se de quanto preciso de você. Foi escrita para Pattie Boyd, sua namorada, que ele conheceu na filmagem de A Hard Days Night e com a qual se casaria em janeiro de 1966. Por alguma razão, George não escreve sobre essa música no livro I Me Mine, em que menciona quase todas as suas outras canções. A única outra que ele omite é sua segunda no álbum Help!, “You Like Me Too Much”. Seria vergonha? Ou se esqueceu delas? Ou não conseguiu encontrar os manuscritos originais para lembrar o que fizera?" Hunter Davies
Apesar da má vontade dos dois autores aí de cima, “I Need You” é uma grande música. Uma canção de amor simples, linda e melódica. É a 4ª faixa do impecável álbum Help!, lançado pelos Beatles em 1965. É a segunda música de George Harrison que a banda lançou depois de dois álbuns sem nenhuma contribuição de Harrison. Os Beatles tocando “I Need You” na sequencia campo de batalha, em Salisbury Plain, é um dos pontos altos de seu segundo filme, “Help!” de 1965, juntamente com "The Night Before". Este foi o segundo vídeo produzido mostrando George Harrison cantando o vocal principal (o primeiro foi "I’m Happy Just To Dance With You" de A Hard Day's Night).
Supõe-se que a letra seja abordando o relacionamento de Harrison com sua namorada, Pattie Boyd, que ele conheceu em março de 1964 enquanto filmava A Hard Day's Night; eles se casariam em janeiro de 1966.
Os Beatles gravaram a faixa rítmica de “I Need You” em cinco tomadas em 15 de fevereiro de 1965 - o primeiro dia de gravação do que se tornaria o álbum Help!. A formação era incomum, documentada por George Martin em suas anotações detalhadas da sessão. George Harrison tocou um violão espanhol e Paul McCartney estava em seu baixo Hofner habitual, mas Ringo Starr criou um ritmo percussivo nas costas de um violão Gibson Jumbo. John Lennon, enquanto isso, tocava tarola ao longo da música. A gravação de “I Need You” foi concluída no dia 16 de fevereiro de 1965 junto com outras duas, "Ticket to Ride" e "Another Girl", ambas também de “Help!”.
“I Need You” foi gravada nos estúdios da EMI em Abbey Road e lançada no álbum “Help!” em 6 de agosto de 1965 no Reino Unido e 13 de agosto de 1965 nos Estados Unidos. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. George Harrison canta (com o vocal duplicado), toca violão e guitarra elétrica de 12 cordas; John Lennon faz vocais de harmonia, toca violão e tarola; Paul McCartney também faz vocais de harmonia e toca baixo e Ringo Starr toca percussão de violão, e... o cowbell“I Need You” só está disponível em “Help!”. Em poucos países, em 1973 e 1976, “I Need You” foi lançada como compacto com "Dizzy Miss Lizzy" no lado B.
Outras músicas de George Harrison, como “I Want To Tell You” e “Only A Northern Song” podem parecer ter sido escritas com uma atitude aleatória de “Eu não me importo” com a composição, mas “I Need You” aparece completamente genuína e bem pensada. Seu ofício de composição ainda não havia sido totalmente desenvolvido no início de 1965, mas essa música mostra que, quando ele realmente tentou, ele poderia escrever como o melhor deles. É impossivel não imaginar os Beatles e "Help!" sem “I Need You”.

Nenhum comentário: