sábado, 30 de maio de 2020

THE BEATLES - LEAVE MY KITTEN ALONE✶✶✶✶✶


"Leave My Kitten Alone", 
algo como "deixe minha gatinha em paz" foi um hitzinho de R&B de 1959, escrito por Little Willie John, Titus Turner e James McDougal, gravado pela primeira vez pelo próprio Willie John e logo em seguida por Johnny Preston. A versão original, de Little Willie John, pela King Records, chegou ao número 13 na parada da Billboard e número 60 no gráfico de pop em seu primeiro lançamento em 1959. A versão cover de Johnny Preston alcançou o n° 73 no gráfico pop no início de 1961, momento em que a versão de Little Willie John foi relançada e novamente subiu para # 60. Nenhuma dessas gravações alcançou o UK Singles Chart.
Ao longo das décadas que se seguiram, várias covers foram gravadas, em diferentes gêneros musicais, às vezes com a letra alterada pelos artistas, incluindo Solomon Burke, Sam the Sham & the Pharaohs, Roky Erickson, The Syndicats com Steve Howe, The Sonics e outros.
Os Beatles gravaram cinco takes de "Leave My Kitten Alone" durante as sessões de gravação para o Beatles for Sale, em 14 de agosto de 1964. A música nunca chegou a ser mixada e não foi incluída no álbum. "Leave My Kitten Alone" foi a primeira música completa dos Beatles a ser descartada desde "How Do You Do It" em setembro de 1962. A banda provavelmente baseou sua versão no single de Johnny Preston em 1961, embora tivesse sido originalmente gravada por Little Willie John em 1959. Essa música fazia parte do repertório ao vivo dos Beatles durante o período de Hamburgo, embora em agosto de 1964 eles já não a tocassem mais há dois anos.
Se "Kitten" tivesse sido lançada no Beatles For Sale, certamente teria sido um dos destaques. O motivo pelo qual foi rejeitada não é claro, embora tenha sido sugerido que foi em favor de "Everybody's Trying To Be My Baby", para dar a George Harrison um vocal principal. Os Beatles gravaram "Leave My Kitten Alone" em 14 de agosto de 1964 nos estúdios da EMI em Abbey Road. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. John Lennon faz os vocais e toca guitarra; Paul McCartney toca baixo e piano; George Harrison toca a guitarra principal e Ringo Starr toca bateria e pandeiro. "Leave My Kitten Alone" foi mixada em 1982 por John Barrett para The Beatles at Abbey Road, uma apresentação de vídeo mostrada como parte de um passeio público dos estúdios Abbey Road no ano seguinte. Foi novamente remixada em 1984 por Geoff Emerick para a inclusão em um projeto de sessões inéditas. Em 1994, Geoff Emerick remixou a música novamente, desta vez para o projeto Anthology e finalmente viu a luz do sol no lançamento oficial no primeiro volume do projeto em 1995.

2 comentários:

Renato Lima disse...

Excelente matéria! Como todas são.

Edu disse...

Valeu, Renato!