quarta-feira, 3 de outubro de 2018

MORRE GEOFF EMERICK, ENGENHEIRO DE SOM DOS BEATLES, AOS 72 ANOS


E lá se vai mais um... O engenheiro de som Geoff Emerick, que trabalhou em vários dos mais importantes discos dos Beatles, morreu nesta terça-feira, em decorrência de um ataque cardíaco, aos 72 anos. A informação foi confirmada por William Zabaleta, empresário de Emerick, em um vídeo publicado no canal de Emerick no YouTube: "Estávamos conversando ao telefone quando ele teve complicações e teve que desligar.  Eu liguei para a emergência, mas quando chegamos lá já era tarde. Geoff tinha problemas cardíacos há muito tempo. Quando é o seu tempo de partir, é o seu tempo de partir", disse o empresário.

Geoff Emerick foi um dos mais importantes engenheiros de áudio da história e revolucionou as técnicas de gravação em estúdio. Mesmo quem nunca ouviu falar neste nome, sem dúvida conhece os seus trabalhos. O engenheiro de som é responsável por álbuns icônicos, incluindo Revolver, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, ao Álbum Branco e Abbey Road, dos Beatles. Com apenas 15 anos de idade, ingressou na EMI Records em Londres. Aos 17 já era responsável pelas masterizações e com 19 já era engenheiro chefe, trabalhando ao lado do produtor George Martin nos discos dos Beatles. Vencedor de diversos Grammys, incluindo Grammy técnico, tem sido influência na indústria musical nos últimos cinquenta anos. Jeff Beck, Supertramp, Cheap Trick, Elvis Costello, Johnny Cash, America e muitos outros também estão na lista de artistas gravados por Emerick.
Emerick começou a trabalhar com os Beatles quando ainda era bem jovem e a banda ainda estava começando: seus primeiros trabalhos ao lado dos fab four foram em músicas como “She Loves You” e “I Want to Hold Your Hand”, o que fez com que o produtor George Martin pedisse para ele se tornar o engenheiro de som oficial da banda. Com o fim dos Beatles, o engenheiro de som continuou trabalhando com Paul McCartney, em seus discos solo e com o Wings, banda que o ex-beatle formou ao lado de sua então esposa, Linda. Geoff Emerick veio recentemente ao Brasil, para alguns encontros e palestras. Nos encontros, o engenheiro de som explicou seu processo de trabalho, contou bastidores de gravação e conversou com um público repleto de fãs. Geoff Emerick apareceu aqui no Baú do Edu inúmeras vezes. Confira "GEOFF EMERICK - MINHA VIDA GRAVANDO OS BEATLES". R.I.P. Geoff!

5 comentários:

Edu disse...

Uma grande pena! Só se vão os bons. Se não me engano, acho que agora Paul, Ringo e Yoko Ono são os únicos ainda vivos daquele círculo. Mandou bem, Geoff!

Dani disse...

Estava pensando exatamente a mesma coisa, Edu. A 'família' Beatle ficando cada vez menor :(
Os grandes estão indo embora. Mas sua obra, sua Grande Música, é para sempre.

Edu disse...

YES!

Enzo disse...

A Yoko não conta kkkkkkkkk

Edu disse...

ha - ha - ha!