domingo, 8 de setembro de 2019

PAUL COLE - O ANÔNIMO QUE FICOU FAMOSO EM ABBEY ROAD


A postagem sobre o estranho homem que aparece na capa de Abbey Road foi publicada originalmente em 15 de fevereiro de 2012 e como estamos no mês de aniversário de 50 anos do discão, aqui está ela novamente. Quando Abbey Road foi lançado, em 26 de setembro de 1969, na capa - além dos quatro Beatles e um pequeno grupo de quatro pessoas mais ao longe à esquerda - podia ser vista a figura de um homem usando paletó, parado ao lado do carro da polícia e observando tudo o que acontecia.
Paul Cole era seu nome. Na época ele estava com 57 anos. Ele aparece um pouco à esquerda da juba de John Lennon. A história de Cole é bem curiosa. Segundo o próprio, “estava de férias com minha esposa em Londres e, como já havia visitado museus demais, resolvi dar uma caminhada pelas ruas. Aí vi uma viatura da polícia parada, fui até ela e comecei a conversar com o policial. Já estávamos batendo um papo há algum tempo quando percebi aqueles quatro caras atravessando a rua como uma fila de patos. Eu achei que se tratava de um bando de hippies, pois todos tinham cabelo comprido e um deles estava descalço – e você sabe, não se anda descalço em Londres”. Na hora Cole não atinou que os quatro cabeludos suspeitos eram os Beatles. Ele só foi se tocar disso mais de um ano depois, quando encontrou a capa do álbum em cima do toca-discos da família.

O simpático Paul Cole faleceu no dia 13 de fevereiro de 2008, aos 96 anos de idade, na cidade americana de Pensacola, na Flórida. Sua história é um triunfo do acaso, que transformou um completo desconhecido em personagem da história do maior e melhor nome do rock de todos os tempos.

Só uma pequena curiosidade legalzinha que ainda bem ninguém viu: no último dia 8 de agosto, em que a icônica foto da capa completou 50 anos, na imagem que coloquei no topo do blog mostrando a rua sem os Beatles, aparecem Paul Cole, o pequeno grupo de pessoas à esquerda e próximo a eles, também aparecia um outro cara estranho: Eu! Rsrs. Valeu, abração!

Um comentário:

Edu disse...

"Fila de patos" é muito bom! Rsrsrs