segunda-feira, 16 de setembro de 2019

THE BEATLES - SUN KING - SENSACIONAL!!! **********


Agora estamos bem adiantados no lado 2 de Abbey Road e daqui até o fim, são todas peças curtas que se vão se fundindo em um fantástico amálgama - o famoso "medley".
"Sun King" é a quarta música do lado 2, atrás de “You Never Give Me Your Money” e antes de "Mean Mr. Mustard". Foi gravada em Abbey Road, nos dias 24, 25, 29 de julho 1969 – faltava 2 meses para o lançamento do álbum. Foi produzida por George Martin que teve como engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. Os quatro Beatles participaram da gravação que também teve George Martin tocando um órgão de Lowrey. John Lennon faz os vocais, toca guitarra e maracas; Paul McCartney faz os vocais de harmonia, toca baixo, harmônio, piano e loops de fita; George Harrison faz os vocais de harmonia e toca guitarra e Ringo Starr toca sua bateria, bongô e pandeiro.
Assim como "Being For The Benefit Of Mr Kite!" e tantas outras, a opinião de John Lennon sobre "Sun King" mudaria com o passar dos anos, mas, como quase sempre, de boa para ruim. Em 1971, ele se referiu a ela como algo que tinha surgido para ele em um sonho, deixando implícito que se tratava de uma grande inspiração. Em 1980, ele a reavaliou como mais um "lixo". A ideia da música surgiu para John Lennon após a leitura de uma biografia sobre o Rei-Sol (Sun-King) Luís XIV da França, que reinou de 1643 a 1715 escrita por Nancy Mitford , e pode ter sido com ele que John sonhou que um Rei entrava em seu palácio e encontrava todos os seus convidados rindo felizes – Everybody is Happy.
A letra é simples e curta e inicia quase com os mesmos dizeres de "Here Comes the Sun" de George Harrison, inclusive o nome inicial era para ser "Here Comes the Sun King" encurtada em seguida para "Sun King" para não haver confusão.
O trecho final da letra mistura palavras em inglês, espanhol, italiano, e algumas inventadas por John, formando frases sem nenhum sentido — "paparazzi", "abrigado", "para-sol", "mi amore". Mais uma vez, como fizeram em "Because", os três, John, Paul e George, cantam em uníssono.

Aqui, a gente confere mais um pedacinho do livro de Geoff Emerick – Minha Vida Gravando os Beatles“Poucos dias depois fizemos as bases de “Here comes the sun king” e “Mean Mr. Mustard”, de Lennon, ambas gravadas juntas em uma única passagem. Há um pequeno intervalo entre as duas canções, então elas poderiam facilmente ter sido gravadas separadamente, mas sabendo de antemão que seriam sequenciadas naquela ordem, John tomou a decisão de tocá-las ambas de uma só vez, tornan­do aquilo um desafio para a musicalidade da banda. Mas eles conseguiram — foi realmente um esforço de grupo, e todos os quatro Beatles tocaram com energia e entusiasmo, cada um dando sua contribuição única para o som e o arranjo. Até Ringo surgiu com uma ideia firme, cobrindo seus tom-tons com pesadas toa­lhas de chá e tocando-os com batedores de tímpano, a fim de dar a John o som de “tambor de selva” que ele estava procurando. John estava realmente de bom humor durante toda a sessão. Eu podia ver que ele estava um pouco mais solto, um pouco mais recuperado de seus feri­mentos, e muito menos preocupado com Yoko, que já não estava deitada na cama, embora esta permanecesse desfeita em um canto do estúdio, um mudo lembrete da estranheza com a qual tivemos de lidar nas últimas semanas. O clima era tão bom que, dessa vez, Paul foi convidado por John para par­ticipar de ambas as músicas, o que pareceu levantar muito o ânimo dele. Eles ainda desapareceram um tempo por trás dos abafadores em certo ponto para fumar um baseado, apenas os dois, e quando voltaram estavam tendo um ataque de riso enquanto cantavam a baboseira pseudo espanhola do final de “Here co­mes the sun king”; na verdade, eles descobriram que era impossível fazer um take sequer sem cair na gargalhada. As coisas não foram assim tão agradáveis quando voltamos na semana se­guinte para enfrentar “Polythene Pam”, de John, que se juntou com “She came in through the bathroom window”, de Paul, uma depois da outra”. Mas aí já é outra parte da história que a gente vai conferir, quando chegar a vez dela. Certo?

Como outras faixas de Abbey Road, “Sun King” apresenta uma exuberante e multi-controlada harmonia vocal. A música lentamente se desvanece em sons do pântano no final de "You Never Give Me Your Money". No final, a música pára abruptamente e a bateria de Ringo Starr leva para faixa seguinte, "Mean Mr. Mustard". Em uma entrevista em 1987, George Harrison disse que a gravação foi inspirada pela canção "Albatross" da banda Fleetwood Mac. “Sun King”, além de Abbey Road, aparece também em “Love” de 2006, mas com o título e a música ao contrário - “Gnik Nus”, que a gente confere na postagem mais abaixo.

3 comentários:

Eliana Valette disse...

Amo Abbey Road. Todas as postagens estão ótimas, só que que está demorando muito entre uma música e outra. Não?

Edu disse...

Sim., também acho... mas é assim mesmo. É necessário.

Roberto Gabriel disse...

Há um efeito na guitarra que lembra um Phaser. Sabe como foi feito? Obrigado