Publicada originalmente em 29 de maio de 2019.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMn9iupR8ZTousbHyCk30j6inUPpjmFIxWY1APD9zWvbtAf7BWsZVuzxhSAyKEBZxTQPxbOdgr7BGgaRaVcAzDv5qpR27xgO_PkCEd1aKb9OF4Lh3-IhRICVuNcP5UwgkUBJ425kdbh0Kj/s640/SOLID+CAPA.jpg)
No livro "In Solid State: The Story of Abbey Road and the End of the Beatles", o aclamado historiador dos Beatles Kenneth Womack oferece o mais definitivo relato sobre a criação, gravação, mixagem e recepção do álbum Abbey Road. Em fevereiro de 1969, os Beatles começaram a trabalhar no que se tornou seu último álbum juntos. Abbey Road introduziu uma série de novas técnicas e tecnologias ao som dos Beatles, e trouxe músicas que já nasceram clássicas como "Come Together", "Something" e "Here Comes the Sun". A recontagem colorida de Womack de como este álbum foi concebido e gravado é um deleite para os fãs dos Beatles. O Solid State leva os leitores de volta a 1969 e ingressam no Abbey Road Studio da EMI, que ostenta uma avançada mesa de mistura de transistores de estado sólido. Womack enfoca a dinâmica entre John, Paul, George, Ringo e o produtor George Martin e sua equipe de engenheiros, que separaram (na maior parte) as tensões e conflitos que surgiram nos álbuns anteriores para criar um trabalho com um inovador som ligado ao estúdio que incluiu proeminentemente o novo sintetizador Moog, entre outras novidades.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfH57HBwXeokdnnMLfv_n52cGoYZxtPy09O_8qI2SFsJZyvdIT2YSS6KlgaqdusqrOF18f6uMTvC7zeMpUam9YPPbWfCG0VGquK2wxyLqZL9Ck5VvvZlRLUtclHlby4gTaRGHAvz7gsNMT/s400/as-fotos-das-capas-dos-discos-londres-muito-alem-da-abbey-road.html.jpg)
Como mostra Womack, Abbey Road foi o ponto culminante das habilidades instrumentais, equipamento de gravação e visão artística que a banda e George Martin desenvolveram desde seus primeiros dias no mesmo estúdio sete anos antes. "Impecavelmente pesquisado, Solid State é uma história precisa não apenas dos personagens e do pessoal envolvido no álbum final dos Beatles (incluindo eu mesmo, eu tenho o prazer de adicionar), mas também aprofunda os bastidores nos aspectos técnicos do equipamento de gravação e os instrumentos musicais usados pelos Fab Four na produção deste LP intemporal ... Você vai se dar conta de muitos fatos até então desconhecidos sobre a criação de Abbey Road e os eventos que levaram ao eventual desaparecimento da maior banda de rock de todos os tempos", escreve o lendário produtor, engenheiro e músico Alan Parsons no prefácio. Um testemunho da criatividade do grupo e da engenhosidade de seu produtor, o Solid State é leitura obrigatória para todos os fãs dos Beatles e para a história do rock 'n' roll. O livro está atualmente disponível somente para pré-encomenda e deve ser lançado em outubro, quando Abbey Road completa 50 anos. Claro que não existe previsão de lançamento no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBmbsltu-makvPbcTsBrkAz8RawcI3KWWdLHdO5kH0yQdFRRdfmZgROFEPP_g6IybiyKMsqzxpJ4fH4t8igGH80zRPtxV4Aj885lTudM8q2PDlD3RAnWwnv2_PYgCqCScmgSHm6pDx0PVg/s400/maxresdefault.jpg)
Kenneth Womack é autor de vários livros anteriores sobre os Beatles, incluindo Long and Winding Roads e The Beatles Encyclopedia. Ele também é o autor da aclamada biografia em dois volumes de Sir George Martin, Maximum Volume and Sound Pictures. Womack é reitor da Universidade de Monmouth de Humanidades e Ciências Sociais, onde também é professor de inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário