quarta-feira, 19 de maio de 2021

DOIS GRANDES ÁLBUNS DE TOM PETTY - FULL MOON FEVER (1988) e INTO THE GREAT WIDE OPEN (1991)


Em 1988, Tom Petty tornou-se membro da família Wilbury. Parte essencial do supergrupo Traveling Wilburys, que ainda contava com George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison e Jeff Lynne. Os Wilburys lançaram o seu primeiro álbum no final de 1988 e o seu som tornou-se modelo para a carreira-solo de Petty a partir de então. Full Moon Fever, foi produzido pelo genial criador da Electric Light Orchestra - Jeff Lynne, com o apoio dos Heartbreakers. O álbum possui um som limpo e está cheio de harmonias vocais brilhantes, teclados e guitarras e até hoje ainda é considerado um disco admirável, atraente e imprescindível em qualquer discoteca de Classic Rock. Full Moon Fever é o primeiro álbum solo de estúdio de Tom Petty, lançado em 24 de abril de 1989 pela MCA Records. Apresenta contribuições de membros de sua banda, Tom Petty and the Heartbreakers, especialmente Mike Campbell, bem como Jeff Lynne, Roy Orbison (que morreu antes de seu lançamento) e George Harrison, colegas de banda nos Traveling Wilburys. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Full Moon Fever se tornou um sucesso comercial e de crítica, alcançando a 3ª posição na Billboard 200 dos EUA e sendo certificado 5 x platina nos Estados Unidos e 6 x platina no Canadá.

"Into the Great Wide Open" foi o oitavo álbum de estúdio deTom Petty And The Heartbreakers, lançado pela primeira vez como LP em 2 de julho de 1991. Foi o último álbum da banda com a MCA Records e o segundo de Petty produzido com Jeff Lynne depois do sucesso do excelente Full Moon Fever. O primeiro single, "Learning to Fly", tornou-se o single nº 1 de maior sucesso da banda (junto com "The Waiting" de Hard Promises de 1981) na Billboard Mainstream Rock Tracks, passando seis semanas no topo. O segundo single, "Out in the Cold", também ficou em primeiro lugar na parada Mainstream Rock, ainda que por duas semanas. O videoclipe da música-título é estrelado por Johnny Depp como "Eddie", que se mudou para Los Angeles ainda adolescente em busca do estrelato do rock, junto com Gabrielle Anwar, Faye Dunaway, Matt LeBlanc, Terence Trent D'Arby e Chynna Phillips.

O single "Learning to Fly" foi lançado antes do álbum em junho de 1991, e foi um grande sucesso para Tom Petty. O single com a faixa-título, foi lançado logo após o lançamento do álbum e foi também outro grande sucesso da banda. Ambos entraram para o Top 10 em várias paradas. "Out in the Cold" também foi um sucesso, embora menor, não alcançado o sucesso comercial dos dois primeiros singles. Ao longo de 1992, outros quatro singles do álbum foram lançados; "Makin 'Some Noise", "All Or Nothin", Too Good To Be True" e "King's Highway".

Um comentário:

Dani disse...

Excelentes álbuns, os dois. Full Moon Fever eu ainda ouvi pela primeira vez nos tempos que fazia downloads nos "shared" da vida, lá para 2011, 2012.