sexta-feira, 18 de março de 2022

THE JET BLACKS - MENINA DO CHAPÉU VERMELHO


The Jet Black's foi uma banda de Rock Pop brasileira, fundada no início dos anos 1960. Teve várias formações e obteve relativo sucesso tocando com nomes conhecidos da Jovem Guarda, inclusive Roberto CarlosThe Jet Black's foi formada em São Paulo em 1961 pelo guitarrista Joe Primo (Primo Moreschi) e o guitarrista Bobby de Carlo. Inicialmente, seu nome era The Vampires mas em 1961 adotaram The Jet Black's, em homenagem ao grupo inglês The Shadows, cujo um dos maiores sucessos foi a canção "Jet Black". Além dos Shadows, outra grande influência do grupo foi a do conjunto norte-americano The Ventures. Ambos tinham como repertório básico rocks e twists instrumentais executados para bailes. Em 1962, assinaram com a Chantecler e lançaram seu primeiro disco, um 78 rpm, no qual fizeram dois covers do The Shadows: "Apache" e "Kon-Tiki". Com o sucesso da estreia, a gravadora investiu no grupo com o lançamento de dois LPs. O primeiro, lançado ainda no mesmo ano, foi "Twist", e o segundo foi gravado no ano seguinte, "The Jet Black's Again - Twist".

The Jet Black's lançou 14 álbuns de estúdio e só álbuns instrumentais até 1965, a partir desse ano a banda começou a trazer músicas com letras, algumas composições de membros da banda. Até 1970 a banda lançou vários compactos simples e compactos duplos, trazendo músicas que já haviam sido gravadas em álbuns e músicas inéditas. Em 1969 a banda lançou o compacto intitulado "Tema de Audácia", uma cover da música "Oh Darling" dos Beatles, no mesmo ano foi lançado um compacto duplo com músicas apresentadas no Festival de San Remo onde participou. Em 2003, com uma nova formação, o grupo lança o álbum "The Jet Black's Instrumental", que marcaria um novo retorno às atividades. Porém, em 13 de julho de 2004, morre Jurandi Trindade - o único membro que participou de todas as formações - e, assim, encerrou-se a carreira do lendário grupo.

Um comentário:

Dani disse...

Legal! Não sabia de quem era essa musica, ouvi algumas vezes quando criança, algum tio adulto cantando para mim. Eu achava que era uma musica infantil rsrs...