quarta-feira, 30 de março de 2022

JOHN LENNON - CLEANUP TIME - SENSACIONAL!


"A luz do luar sobre a água, a luz do Sol no meu rosto. Você e eu juntos, nós estamos na nossa casa, os deuses estão no paraíso, os anjos nos tratam bem. O oráculo falou, nós lançamos o feitiço perfeito". "Cleanup Time" é a 3ª faixa do último álbum de John Lennon em vida, Double Fantasy, lançado em 17 de novembro de 1980.
Como algumas outras canções de Double Fantasy, incluindo o single "(Just Like) Starting Over", um dos temas de "Cleanup Time" é o renascimento, e o outro, como em "Watching the Wheels" é Lennon "chegando a um acordo com seus anos tranquilos”. Ele compôs a música nas Bermudas em junho de 1980, inspirado por uma conversa por telefone que teve com Jack Douglas, que se tornaria o produtor de Double Fantasy. Os dois discutiram os anos 1970 e como as pessoas estavam limpando seus hábitos com álcool e drogas, e a conversa terminou com Douglas dizendo "Bem, é hora de limpar, certo?" e Lennon respondendo "Com certeza é".

Lennon começou a tocar um boogie no piano e escreveu "Cleanup Time" no processo. Depois de desenvolver o lick de piano e ter o título, ele escreveu a letra em torno de uma concepção da casa dele e de Yoko Ono, no Dakota, como sendo metaforicamente o Palácio de Versalhes. A música reflete a realidade do casal limpando suas dietas e finanças, bem como seus hábitos de drogas, e relata o que os cinco anteriores anos de distância das gravações significaram para eles. "Cleanup Time", como a canção dos Beatles de Lennon "Cry Baby Cry", incorpora elementos da rima infantil. As referências ao rei estar na cozinha e à rainha contando o dinheiro são autobiográficas.

"Cleanup Time" começou a ser gravada no Hit Factory em Nova York em 13 de agosto de 1980. Overdubs de trompa foram adicionados em 5 de setembro e o vocal de Lennon foi gravado em 17 de setembro. A mixagem foi concluída por Yoko Ono em 18 de outubro. Foi a última música de Double Fantasy a ser concluída. John Lennon - vocal, guitarra base; Earl Slick, Hugh McCracken - guitarra solo; Tony Levin – baixo; George Small – teclados; Howard Johnson , Grant Hunderford, JD Parran , Seldon Powell , George 'Young' Opalisky, Roger Rosenberg, David Tofani , Ronald Tooley – Horns; Andy Newmark – bateria e Arthur Jenkins – percussão.

Nenhum comentário: