quarta-feira, 18 de setembro de 2019

THE BEATLES - MEAN MR. MUSTARD - SENSACIONAL!!! *****


“Sun King” se liga a “Mean Mr. Mustard”, que se mistura com “Polythene Pam”, e assim por diante até o fim de Abbey Road. Para muitos, “Mr. Mustard”, juntamente com “Hammer” e “Octopus” – do lado 1, é uma das mais divertidas e descontraídas do disco. Para o autor Hunter Davies (o “biógrafo oficial” dos Beatles) o medley não passa de 'encheção de linguiça': “Essas pequenas faixas estão conectadas assim porque são fragmentos, pedaços de músicas incompletas, embriões, que não eram boas o bastante, ou ninguém estava disposto para elaborá-las como músicas crescidas, totalmente emplumadas”.

"Mean Mr. Mustard" - o ‘Mesquinho’, o ‘Malvado’, o ‘Desprezível’ Mr. Mustard - é uma música dos Beatles do álbum Abbey Road, lançado em 26 de setembro de 1969. Composta por John Lennon durante a temporada que os Beatles estavam na Índia, é creditada a Lennon e McCartney, e é a quinta na sequência do lado 2 do álbum (LP) e a terceira do medley. Como foi dito na postagem de “Sun King”, as duas foram gravadas juntas como uma peça contínua.

John Lennon disse que a música foi inspirada em uma matéria de jornal sobre um homem velho e avarento que escondia todo seu dinheiro sempre que podia para impedir que as pessoas o obrigassem a gastá-lo. John admitiu ter inventado o verso sobre enfiar uma nota de 10 xelins no nariz (“Keeps a ten bob note bob up his nose”) e declarou não ter absoluta­mente nada a ver com cheirar cocaína.
A referência a um “dirty old man” no último verso pode ser alusão ao personagem Albert Steptoe em “Steptoe & Son” (1962-1974), uma comédia apresentada pela BBC TV. O filho de Steptoe, Harold sempre o chamava de “YOU DIRTY OLD MAN”. A expressão se tornou um bordão no Reino Unido na mes­ma época que Wilfrid Brambell, o ator que interpretava Steptoe, aceitou o papel de avô de Paul em A Hard Day s Night (isso explicaria as muitas referências no filme ao fato de o avô de Paul estar “muito limpo”).

Uma versão demo de "Mr. Mustard" foi gravada em maio de 1968 em Kinfauns, casa de George Harrison em Esher. Aparece no Anthology 3. Nesta versão, o “Sr. Mustard” tem uma irmã que se chama “Shirley”. Quando estavam gravando o álbum, Lennon mudou para "Pam" quando percebeu que facilitaria o link com a próxima música - "Polythene Pam". Durante o desenvolvimento do longo medley, "Her Majesty" foi originalmente incluída entre Mean Mr. Mustard e Polythene Pam, antes de Paul McCartney decidir que assim, a sequência não funcionava. No entanto, desde que “Her Majesty" foi movida para o final do álbum, "Mustard" foi editada com "Polythene Pam" e, portanto, a nota final de "Mustard", passou a ser a inicial de "Her Majesty", uma faixa autônoma na conclusão do álbum. Essa versão de "Mr. Mustard" (com seu final limpo original), até alguns anos só podia ser ouvida na trilha sonora do game “The Beatles: Rock Band” (que já esteve aqui para download).
"Mean Mr. Mustard" foi gravada nos dias 24, 25, e 29 de julho de 1969. Foi produzida por George Martin, que teve como engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. John Lennon canta, toca guitarra, piano e maracas; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo fuzz; George Harrison toca a guitarra principal e Ringo Starr toca bateria e pandeiro. E eu, toco a bola pra frente que lá vem gente! Como já foi dito, a próxima é outra de John Lennon, "Polythene Pam", que o tempo tornou irmã de Mr. Mustard. Valeu.  Deixe seus comentários e até!

De "Mean Mr. Mustard" em diante, é praticamente impossível separar as músicas do medley. Por isso, nesta e em todas as seguintes, a gente confere também o medley completo a partir de "You Never Give Your Money", da forma como foi planejado inicialmente - com "Her Majesty" entre "Mean Mr. Mustard" e "Polythene Pam".

3 comentários:

roque22 disse...

Na minha opinião, o momento mais emocionante deste Medley eh quando começa "Golden Slumber". Vou às lágrimas..

Edu disse...

Tá chegando, tá chegando... já vá preparando aí seu comentário bem bacana para eu publicar no dia, blz? Valeu!

Dani disse...

Digo o mesmo. Dá um nó na garganta e as lágrimas descem