sábado, 14 de setembro de 2019

THE BEATLES - YOU NEVER GIVE ME YOUR MONEY*****


“Klein lentamente, começou a exercer pressão sobre o chefe da EMI, Sir Joseph Lockwood, assinalando que os Beatles efetivamente cumpriram os termos do contrato de 1967 e poderiam decidir se expressar por outros meios se o acordo das gravações musicais não fosse melhorado. Lockwood respondeu que os Beades sabiam o que tinham assinado em 1967 - ‘Eles tiveram um ano para pensar a respeito. Conheciam seus direitos’ - e ‘cumpriram tudo para alegria e satisfação de todos.’ Ele estava disposto a negociar um contrato revisto que beneficiasse ambas as partes. Mas acreditava que os Beatles, por si mesmos, já estavam perfeitamente satisfeitos com o acordo existente: as objeções, sugeriu Lockwood, vinham de Klein e não de seus clientes. Tanto Klein quanto os Beatles entenderam que Lockwood nunca concordaria em melhorar as condições do contrato se o grupo não estivesse mais em atividade. Assim, em parte para provar que ainda existiam, em parte pela força do hábito, os quatro Beatles concordaram em retornar ao ambiente familiar dos estúdios de Abbey Road”. - A Batalha pela alma dos Beatles - pg. 101.
“Em público, a dupla ainda se colocava como uma frente unida. Lennon mais tarde se declarou vigorosamente contra o lendário medley [combinação de canções] que domina o lado 2 do álbum Abbey Road, mas foi o primeiro do grupo a vangloriar-se publicamente da ideia. Na mesma entrevista, revelou que ele e McCartney estavam aproveitando um feroz surto criativo e afirmou que ‘o resultado de todos esses negócios financeiros não importa. Ainda faremos discos, e alguém disputará algum dinheiro e nós disputaremos algum dinheiro, e tudo vai continuar assim mesmo’. McCartney, mais prático, canalizou sua frustração numa canção melodiosa, intitulada You Never Give Me YourMoney (Você nunca me dá seu dinheiro). Rememorando-a em 1996, ele explicou que “a canção não foi dirigida aos outros membros da banda. Eu realmente não sentia que eles eram os culpados. Estávamos como que no mesmo barco, e não foi senão depois de Allen Klein aparecer que realmente nos dividimos e começamos a ter cada um seu próprio advogado, e coisas desse tipo. Porque ele nos dividiu. Foi basicamente ele quem nos dividiu”. - A Batalha pela alma dos Beatles - pg. 119.


“You never give me your Money, you only give me your funny paper and in the middle of negotiation, you break down” (Você nunca me dá seu dinheiro, só me dá papéis engraçados e no meio das negociações, se descontrola).

“You Never Give me Your Money” é uma música dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada a dupla Lennon e McCartney, e lançada no álbum Abbey Road em 26 de setembro de 1969. A gravação teve início no dia 6 de maio e foi concluída em 21 de agosto. É a terceira música do lado 2 do álbum, depois de “Because” e antes de “Sun King”. É o início do medley que domina o outro lado de Abbey Road. “YNGMYM” dura exatos 4:03 minutos.

Muitos autores identificam quatro músicas dentro de uma em "You Never Give me Your Money". A primeira que se inicia com "You never give me your money, you only give me your funny paper..." falaria das dificuldades passadas por Paul com a má administração da Apple (o caso Allen Klein/Eastman). Paul canta de modo clássico. A segunda com início no verso "Out of college money spent, see no future pay no rent...", sem ligação com o verso anterior, fala da falta de dinheiro e de um "sentimento mágico". Paul passa a cantar em tom mais forte e elevado. A terceira, com início em "One sweet dream...", Paul volta a modificar o modo de cantar. E a última, é cantada em coro o refrão: "One two three four five six seven... all good children go to heaven" (Um dois três quatro cinco seis sete... todas as criancinhas boas vão para o céu). Todas as partes são harmoniosas, mas bem distintas.
“YNGMYM” foi basicamente gravada no dia 6 de maio. Alguns poucos acréscimos foram feitos, mas faltava definir como seria a sua ligação com a música seguinte, "Sun King". Após algumas tentativas, Paul optou pelos sons de sinos, correntes, pássaros e outros efeitos sonoros, e ela foi concluída no dia 21 de agosto de 1969. Ao todo, foram gravadas 36 tomadas, das quais a trigésima foi a escolhida para tratamento posterior com acréscimos gravados, e termina com um longo fade out que entra pela canção seguinte, "Sun King" de John Lennon.


“You Never Give me Your Money” foi produzida por George Martin e teve como engenheiros Glyn Johns, Phil McDonald e Geoff Emerick. John Lennon toca guitarra solo e faz backing vocals; George Harrison toca guitarra e faz backing vocals; Ringo Starr toca bateria e percussão e Paul McCartney faz os vocais, backing vocals, toca baixo, guitarra rítmica, sinos, loops de fita, piano e efeitos sonoros (sintetizador Moog). “You Never Give me Your Money”, com The Beatles, só aparece em Abbey Road.

Legal, né? A próxima é outra obra-prima de John Lennon, “Sun King”. Fique de olho e deixe seus comentários. Até!

3 comentários:

easepol disse...

É o disco mais lindo dos Beatles, sem desmerecer os outros. Mas realmente é uma pena como Paul, John, George e Ringo nessa época estavam inspirados e se separaram. Vide os lançamentos logo após a separação.

Henrique disse...

Paul sabia ser tao mordaz quanto Lennon quando necessário. Nessa guerra contra Klein não teve o apoio dos amigos, o que gerou muita mágoa e ressentimentos

Edu disse...

Andre Gustavo disse no facebook:

Abbey Road,o disco perfeito,LP favorito do nosso saudoso Maestro Joao Carlos Mendonça,tem um dos seus pontos altos em You Never Give Me Your Money.Dia desses,pensei em escrever algo sobre essa faixa,mas ao me deparar com essa maravilha de texto de Edu,desisti... 🤓