sexta-feira, 6 de maio de 2011

LINDA McCARTNEY - LIFE IN PHOTOGRAPHS

Mais de uma década após a sua morte, o mundo redescobre a viagem fotográfica da mulher de Paul McCartney. A primeira fotógrafa a ver uma imagem sua na capa da Rolling Stone tem agora um livro que é mais do que um documento do mundo do rock a partir dos anos 60. É um diário pessoal em forma de imagens. O novo livro da editora Taschen é mais do que um documento do mundo do rock a partir dos anos 60: trata-se de um tocante diário pessoal de uma jovem que queria ser fotógrafa e um derradeiro testemunho do seu talento. Linda McCartney: Life in Photographs, é uma retrospectiva concebida a partir da selecção de fotografias das mais de 200 mil do arquivo de Linda McCartney, produzida com a colaboração de Paul McCartney e os filhos do casal. O livro foi organizado pela fotógrafa Annie Leibovitz e pelo historiador de arte e fotografia e curador de exposições Matin Harrison, com a edição da obra entregue a Alison Castle, editora responsável por obras de fotogragia, cinema e design na Taschen.
Annie Leibovitz é famosa e era a responsável pelo departamento de fotografia da revista Rolling Stone. Martin Harrison trabalhou com Linda McCartney em Roadworks (1996), Light from Within (2001) e as exposições de Linda no National Museum of Photography, Film and Television em Bradford e o International Center of Photography em New York. O livro é um testemunho do trabalho de Linda Eastman como fotógrafa, desde o momento em que arranjou um passe de Imprensa para um evento promocional dos Rolling Stones num iate no rio Hudson. As iamgens que fez, muito melhores do que as do fotógrafo oficial da banda definiram o que sucederia depois: tornou-se numa das mais populares fotógrafas do mundo musical a explodir nos anos 60.
Em Maio de 1968, com um retrato de Eric Clapton, Linda tornava-se na primeira mulher a ter o seu trabalho publicado na capa da revista Rolling Stone. A sua objectiva captou momentos de figuras icónicas como Aretha Franklin, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Janis Joplin, Simon & Garfunkel, The Who, The Doors, Stevie Wonder, Michael Jackson e os Grateful Dead. Em 1967 deslocou-se a Londres para documentar os Swinging Sixties, encontrando-se com Paul McCartney. De seguida fotografou o lançamento do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e... ela e Paul apaixonaram-se. Casaram a 12 de Março de 1969. nas três décadas seguintes, até à sua morte, ela dedicou-se à família, vegetarianismo, direitos dos animais e fotografia. É todo esse universo que perpassa pelo arquivo da fotógrafa. Os anos dos Beatles, a vida com os Wings, as fotos familiares, entrosando-se com fotografias de sessões de estúdio, contam uma história que excede o puro documento, demonstrando que a fotografia integrou a tempo inteiro a vida de Linda McCartney. É tudo isso que o livro mostra, numa obra de 264 páginas que tem, além da edição regular, uma edição de coleccionador limitada a 750 exemplares e duas edições artísticas de 125 cópias cada, com uma foto impressa em papel fotográfico.
Nesse link (muito legal), é possível visualizar 100 páginas do livrão. Bora ver? http://www.taschen.com/lookinside/06321/index.htm
Agradecimento: Cícero Venâncio

9 comentários:

Edu disse...

A Linda era ótima. Ok. Não era essa beleza toda, mas servia. Paul (mesmo que, sem querer) ofuscou completamenre os talentos dela. Mas ela nunca parou de tirar suas fotos e fico com pena que ela não seja reconhecida da forma que merece. Como fotógrafa. Sem Wings, sem Paul! Acho engraçado, 40 anos depois, como os "machos dominantes" viraram 'dominados'. Adorei de verdade essa foto do John saindo do quadro.

Edu disse...

Se o "velho" estivesse aqui comigo diria: "e sabia até cozinhar..."

João Carlos disse...

Se ser minha esposa não e moleza imagine ser do Macca.Em 1980 peguei emprestado um livro de Linda e acreditem,era maravilhoso.Certamente hoje ela estaria ombreando com a Annie e outras feras (talvez até com mais credibilidade)mas a vida tinha outros planos e ela os abraçou com amor,felicidade e discrição.Certamene Paul não obstaculou sua carreira concientemente mas,as circunstâncias à tornaram fotógrafa bissexta.Fóra a prisão no Japão,eles só não dormiram juntos 2 noites.E o dia tem apenas 24 horas.

LSelem disse...

Amei!! Eu quero...

Leonardo Polaro disse...

lalala...lalala...lala
lovely linda...
with lovely flowers in your head...!!!

Valdir Junior disse...

O trabalho em Fotografia da Linda é muito legal , ela mostrou um novo
olhar nas fotos sobre pessoas ligadas ao mundo da musica que não era comun no 60´s.Tomara que esse livro saía aqui no Brasil.

RafaCruz disse...

São tão perfeitas as fotos que ela tirava! Todas belíssimas

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com
rafalennon.blogspot.com

Willians disse...

Boa homenagem à Linda, Edu, valeu. Vi na internet hoje uma coisa sobre os Beatles que é de arrepiar, não sei se você já viu, se não viu veja, é legal passar também para os fãns dos Beatles, o link é http://colunistas.ig.com.br/curioso/2009/09/26/o-maior-karaoke-do-mundo-canta-beatles/

Um abraço.

Alysson disse...

Também quero o livro!