segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PAUL McCARTNEY & WINGS - MAMUNIA - 1973*****


"Mamunia" foi composta por Paul e Linda McCartney e apareceu pela primeira vez no álbum de 1973 do Wings, Band on the Run. Também foi lançada como lado B do single "Jet" nos Estados Unidos, mas foi substituída por "Let Me Roll It" quando estava sendo considerada como um possível futuro lado A.

"Mamunia" foi escrita em Marrakesh (Marrocos), Lagos (Nigéria) e Londres, Inglaterra. A ideia original para a composição surgiu quando Paul visitava o Marrocos, em fevereiro de 1973. O título foi inspirado no hotel Mamounia em que os McCartney estavam hospedados na época. Mamounia significa "porto seguro" em árabe. De acordo com o autor John Blaney, McCartney usou o termo como uma "metáfora para renascimento". A mensagem da música não poderia ser mais atual: não reclamar dos tempos difíceis porque todos enfrentam tempos difíceis e é melhor se concentrar em seu "porto seguro" durante esses tempos.
"Mamunia" foi a primeira música gravada para Band on the Run em Lagos, Nigéria. Paul McCartney canta os vocais principais e toca baixo, violão e faz percussão; Denny Laine toca guitarra e canta os vocais de apoio, e Linda McCartney também fornece os vocais de apoio e toca um mini-moog. Um dos roadies de McCartney, Trevor Jones toca congas. Como "Bluebird", "Mamunia" é principalmente acústica. Alguns críticos descreveram a introdução da música como "Afro-soul". E alguns autores descrevem a canção como "tão leve que vai flutuar", mas observam que é "implacavelmente melódica".

Um filme promocional foi produzido pelo desconhecido Jim Quick, em julho de 1974. O misterioso produtor é mais um dos alter-egos de Paul McCartney, como Percy Thnlligton, Paul Ramon, e tantos outros. O vídeo de “Mamunia” é composto de imagens animadas que seguem os acontecimentos descritos pela letra da canção.

Um comentário:

roque22 disse...

"Band on the Run" uma Obra-Prima.