domingo, 14 de fevereiro de 2021

NEIL ASPINALL - BEATLES PERSONAL ASSISTANT AND MANAGER OF APPLE CORPS


Neil Stanley Aspinall nasceu em 13 de outubro de 1941 em Prestatyn, Gales, para onde sua família foi tentando se refugiar dos bombardeios alemães em Liverpool, cidade portuária ao noroeste da Inglaterra, que, com o tempo, virou a meca dos Beatles. Neil Aspinall estudou com Paul McCartney e George Harrison, que eram conhecidos de infância. Em Liverpool, trabalhou como motorista e segurança dos jovens Beatles e os transportava em um furgão para os shows antes de alcançarem o estrelato. À medida em que crescia a popularidade do grupo, Aspinall passou a atuar como representante e confidente dos Beatles até 1968, quando se tornou o gerente da Apple Corps. Embora tenha aceitado o cargo "só até quando encontrassem outra pessoa", acabou dirigindo a gravadora de 1968 até o ano 2008, quando abandonou o posto. No início da Apple, Neil Aspinall, juntamente com Peter Asher foi incumbido da contratação do cast da gravadora, que incluiu James Taylor, Mary Hopkin e The Iveys (futuro Badfinger).

Como gerente da Apple Corps, Aspinall foi o executivo responsável pelo lançamento do projeto "The Beatles Anthology" (1995-1996), o relançamento da trilha do “Yellow Submarine” (1999), "The Beatles #1" (2000), “Let It Be Naked" (2003), “The Capitol Álbuns” e “Love” (2006). Apesar de seus poucos dotes musicais, Neil chegou a participar do coro de "Yellow Submarine", uma das canções mais famosas do grupo, e tocou instrumentos de percussão em "Magical Mistery Tour", tocou tamboura em “Within wou, Without You” e harmônica em "Being for the Benefit of Mr. Kite!".

Neil Aspinall morreu de câncer no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, no dia 24 de março de 2008. Foi considerado também por muitos na indústria musical como o "quinto Beatle", apelido que também foi dado ao produtor do grupo George Martin, Brian EpsteinPete Best e Stuart Sutcliff. Neil Aspinall também foi casado com Mona Best, mãe de Pete Best.

Nenhum comentário: