terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

BOB DYLAN - JOKERMAN - 1983 - SENSACIONAL!


“Infidels” foi o 22º álbum de estúdio do grande Bob Dylan, lançado em 27 de outubro de 1983 pela Columbia Records. Produzido por Mark Knopfler e o próprio Dylan, “Infidels” é visto como seu retorno à música secular, depois de uma conversão ao cristianismo, depois de várias religiões. Sem abandonar imagens religiosas, “Infidels” ganhou muita atenção por seu foco em temas mais pessoais de amor e perda, além de comentários sobre o meio ambiente e geopolítica. Christopher Connelly da Rolling Stone chamou os álbuns Gospel gravados antes de “Infidels”, de "sem vida", e que “Infidels” tornaria a carreira de Bob Dylan viável novamente. De acordo com Connelly e outros, esse álbum é a melhor obra poética e melódica de Dylan desde Blood on the Tracks. Otimamente bem recebido por público e crítica foi o melhor de Dylan em anos, quase mundialmente aclamado por suas composições e performances.

"Jokerman" era a faixa de abertura de Infidels. Gravada em 14 de abril de 1983, foi lançada como single em 1 de junho de 1984, apresentando uma versão ao vivo de "Ísis" como lado B. Além de Infidels"Jokerman" apareceu em várias compilações "Best of" de Dylan", incluindo Greatest Hits Volume 3, The Best of Bob Dylan, The Essential Bob Dylan e a Box Deluxe de Dylan.

"Jokerman" ficou conhecida por suas imagens bíblicas e também foi analisada como uma metáfora política. Em 27 de março de 1984, um videoclipe foi lançado para "Jokerman", dirigido por Larry Sloman e George Lois. O vídeo apresenta imagens ao vivo de Dylan apenas durante o refrão, sendo ilustrado por fotografias de figuras como Dylan, Adolf Hitler e Muhammad Ali, e pinturas de artistas como Hieronymus Bosch, Francisco Goya e Albrecht Dürer, com as letras da canção sobreposta. Dylan também cantou "Jokerman" no Late Night with David Letterman, apoiado por The Plugz. De acordo com o site oficial de Dylan, ele cantou a música mais de 150 vezes ao vivo. Como single, "Jokerman" falhou nas paradas, mas foi muito bem recebido e continua a ter um legado positivo. O Telegraph nomeou "Jokerman" como a quarta melhor canção de Dylan, enquanto os leitores da Rolling Stone nomearam a música uma das melhores canções de Dylan pós-1960, com a revista chamando-a de "uma canção brilhante de seis minutos sobre uma figura distorcida". A Rolling Stone também listou "Jokerman" em # 46 em sua lista das 100 melhores canções de Bob Dylan.

2 comentários:

roque22 disse...

Simplesmente maravilhosa. Só um Gênio para fazer algo assim.

Edu disse...

Também acho.