quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ENTREVISTA PETER JACKSON - SENSACIONAL E IMPERDÍVEL!


Matéria publicada originalmente no site gq-magazine.co.uk em 12 de julho de 2021 - Por Dylan Jones.

Filmado um ano antes de sua separação, o infame documentário Let It Be apresentou uma banda fissurada pela acrimônia. Passariam-se 25 anos antes que a história de John, Paul, George e Ringo começasse a ser revisitada, recontada e remasterizada, mas só agora a verdade sobre aquela sessão de estúdio em janeiro de 1969 será vista. Em sua primeira entrevista sobre The Beatles: Get Back, uma série de novos filmes reveladores cortados dos mesmos ímpetos, o diretor Peter Jackson revela o quão longe do limite os Fab Four realmente estavam. Desde que o projeto foi oficialmente anunciado, no início de 2019, as expectativas têm sido febris, embora qualquer ansiedade tenha sido amenizada quando Jackson lançou um teaser de seis minutos em dezembro passado, no qual vimos John, Paul, George e Ringo brincando no estúdio, rindo e gracejando e geralmente agindo como amigos, companheiros, pessoas que ainda gostavam um do outro - enormemente. The Beatles: Get Back é de fato uma contra-narrativa ao taciturno Let It Be e uma experiência que vai deixar até o mais indolente fã dos Beatles sorrindo de orelha a orelha. É, simplesmente, uma alegria de assistir. Os filmes são mais um exemplo de como a Apple Corps transformou os Beatles em um ato de herança por excelência, uma jornada que começou na década de 1990 com o projeto “The Beatles Anthology”. The Beatles: Get Back é mais um passo na longa e tortuosa estrada para aumentar a imortalidade, já que os filmes mostram os Beatles no auge de seu jogo e não se deteriorando, como pareciam estar em Let It Be, de Michael Lindsay-Hogg. O último filme dos Beatles foi um grande downer quando foi lançado em 1970 e tem permanecido um downer desde então. Não que muitas pessoas tenham visto desde então, já que os lançamentos de vídeo eram limitados e os DVDs nunca se materializaram, supostamente porque colocaram a banda em uma luz muito fraca. O filme documenta o grupo ensaiando e gravando músicas no palco do Twickenham Film Studios para o que viria a ser seu 12º álbum de estúdio, Let It Be, em janeiro de 1969. O filme inclui um concerto não anunciado no telhado da Apple em Savile Row, sua última apresentação pública ao vivo. No entanto, o mal-estar permeia o filme e a impressão duradoura que se tem é que, agora, a banda já se apaixonou seriamente, discutindo distraidamente durante o processo. Não era exatamente um testamento adequado à gloriosa temporada de sete anos dos Beatles, mas na época era considerado um retrato preciso de como eles se sentiam um pelo outro. Mas este não foi o caso e o Get Back de Jackson mostra isso totalmente. Ao longo dos novos filmes você vê a banda rindo, sorrindo e colaborando genuinamente. Você os verá terminando as piadas um do outro. Você verá Ringo reorganizando as toalhas de chá em seus tom-toms e Yoko Ono e Linda McCartney conversando alegremente entre si. Você verá John rabiscando a letra de “Don't Let Me Down”. Você verá uma grande quantidade de interação engraçada e, em um momento particularmente de cair o queixo, você verá George calmamente sugerindo que a obra-prima recém-revelada de McCartney, “Let It Be”, pode ser melhorada por uma breve introdução. "O quê, assim?" pergunta McCartney, literalmente inventando a famosa introdução bem diante de nossos olhos. Jackson vasculhou 56 horas de filmagens de estúdio inéditas das sessões originais de Let It Be, bem como 140 horas de áudio. A filmagem, agora revisitada por Jackson sob uma nova luz, é o único material digno de nota que documenta os Beatles em ação no estúdio. “É como se uma máquina do tempo nos transportasse de volta a 1969 e pudéssemos sentar no estúdio assistindo esses quatro amigos fazerem uma ótima música juntos”, disse Jackson, quando ele começou a trabalhar. A série tenta recortar o filme de Lindsay-Hogg para mostrar a camaradagem que ainda existia entre os Beatles, bem como para desafiar as afirmações de longa data de que o projeto foi inteiramente marcado pelo mal-estar. Produzido em cooperação com McCartney, Starr e as viúvas de Lennon e Harrison, terá toda a força da máquina de marketing da Apple Corps quando for lançado na Disney + em novembro e merecidamente. Em um comunicado à imprensa, McCartney disse: “Estou muito feliz que Peter investigou nossos arquivos para fazer uma série que mostra a verdade sobre as gravações dos Beatles juntos”, enquanto Starr afirmou: “Há horas e horas de nós apenas rindo e tocando música, nada parecido com o filme Let It Be que foi lançado em 1970. Foi muita alegria e acho que Peter vai mostrar isso”. E mostra. Assisti mais de uma hora da série em uma noite de abril e fiquei com um sorriso no rosto por pelo menos 24 horas depois. Na verdade, gostei tanto que tenho quase certeza de que estava sorrindo enquanto dormia. Poucos dias depois, falei com Peter Jackson da Zoom. Ele ainda estava na Nova Zelândia editando Get Back e esta foi a primeira entrevista que ele deu para apoiar os filmes.

Em primeiro lugar, Peter, gostaria de dar os meus parabéns, pois acho que esta série vai agradar a muita gente. É uma obra-prima. Quanto tempo até terminar?
Obrigado. Na verdade, essa é uma pergunta muito boa e não posso respondê-la porque ainda estamos editando. Normalmente faço entrevistas quando o projeto termina e, idealmente, quando o entrevistador teve a chance de ver a coisa toda, mas esse é um caso extremo, pois ainda estou editando. Então, não sei quanto tempo vai demorar, mas estou tentando ter certeza de que tudo o que deveria estar lá está lá. Não vai ser curto. É muito linear, então começa literalmente no primeiro dia, em 2 de janeiro, e termina no dia 22, que é 31 de janeiro, e passamos cada dia contando a história. Let It Be teve uma abordagem muito diferente, já que foi cortado aleatoriamente e depois terminou com o show no telhado.
Qual foi o briefing original? A Apple Corps basicamente pediu que você fizesse os Beatles parecerem que gostavam um do outro?
Eu não fui informado, realmente. Eu estava em uma reunião com a Apple Corps porque eles ouviram que eu estava interessado em fazer vários experimentos com IA. Eles estavam pensando em fazer uma espécie de exposição itinerante dos Beatles, o que não está mais acontecendo, acho. Eu perguntei a eles o que aconteceu com todas as pressas de Let It Be, já que não poderíamos utilizar um pouco disso na exposição? Disseram que não queriam usar, pois estavam pensando em fazer um documentário usando os outtakes. E então eu disse: “Se você está procurando alguém para fazer isso, eu estou interessado”. Então pedi para ver os juncos e fui fisgado imediatamente. Crescendo como um fã dos Beatles, tive a percepção de que era um período de tempo completamente miserável e pensei que se Let It Be usasse as melhores partes, o resto deve ser horrível. Peguei as corridas de volta para casa aqui na Nova Zelândia em um iPad e liguei para eles e disse: “Sim, estou dentro”. Estamos editando essa série há cerca de dois anos e é a edição mais longa que já fiz na minha carreira. Quer dizer, você normalmente edita um filme, como Lord of the Rings tipo, em cerca de três ou quatro meses, mas já se passaram dois anos. É uma coisa muito complicada de cortar.
Por que demorou tanto?
Bem, eles estavam usando apenas duas câmeras de filme de 16 mm, não havia claquete e o áudio não estava sincronizado. Então, em qualquer dia em que os Beatles trabalharam por cerca de oito ou nove horas, você pode ter cinco ou seis horas de som, mas muito menos filme e então você teve que combinar tudo isso. O som estaria rolando e, portanto, quando olhamos os diários, temos uma tela preta. Então, de repente, temos a imagem, mas ela pode durar 17 segundos e então ela apaga e voltamos para a tela preta novamente.
É incrivelmente estimulante ver todos os Beatles interagirem uns com os outros, porque sempre fomos levados a acreditar que as sessões eram insuportáveis.
O momento em que George está discutindo com Paul, que você vê no filme original, é na verdade o pior de tudo; você sabe, quando George diz: “Eu tocarei o que você quiser que eu toque. Ou não vou jogar se você não quiser que eu toque”. Você sabe, tipo de coisa “Eu farei qualquer coisa para agradar você”. Eu tentei não usar absolutamente nada de Let It Be, então Get Back é completamente diferente. Eu não queria usurpar o filme original, então esta é uma peça complementar. Mas a única área em que quebramos essa regra é aquela pequena troca entre Paul e George, porque eu não queria ser acusado de higienizar os filmes por não ter isso, porque essa é a parte que todo mundo se lembra. Mas fornecemos às pessoas o contexto para a interação, mostrando a conversa completa de seis minutos. Não parece mais uma discussão. Não parece mais que Paul está irritando George. Você entende o que Paul está tentando alcançar. Você entende de onde George está vindo. E a coisa toda realmente faz sentido. A questão é que, quando o filme foi lançado, os Beatles estavam se separando, mas eles não estavam se separando quando estavam fazendo Let It Be, que foi registrado um ano antes. Então, suponho que teria sido estranho lançar um filme em que todos estivessem curtindo a companhia uns dos outros.
É adorável observar o relacionamento entre todos eles.
Eles são todos bons amigos e permanecem bons amigos durante todo o período da série. Isso é antes do período Allen Klein, quando eles começam a discutir. É fantástico vê-los ainda amigos, ainda compondo. Eu li livros que dizem que nesse período John e Paul não escreviam mais músicas um com o outro, mas isso não é verdade, pois temos muitas cenas em que John e Paul estão sentados escrevendo músicas. Quer dizer, está no filme, está na câmera. Portanto, é realmente incrível ver como muitos desses relatos estão errados. E não é porque eu tenho uma visão especial ou uma compreensão secreta; é só que está lá na câmera. Você fica sobrecarregado com tudo isso. A pós-produção de Let It Be foi até a separação dos Beatles e, na época da estreia, em maio de 1970, eles haviam se separado, então o filme todo foi fortemente influenciado pela separação. Eu comecei a conhecer Michael Lindsay-Hogg muito bem e ele realmente apoia o que estamos fazendo. Ele diz que não foi influenciado pelo rompimento, mas não tenho certeza de como você não seria, porque Let It Be parece mostrar o tipo de atmosfera na época que levou ao rompimento, o que na verdade simplesmente não é verdade, porque o filme foi rodado 14 meses antes disso e muito antes do rompimento. Portanto, nossos filmes são uma época muito diferente. Acho que, de alguma forma, a edição de Michael pode ter sido influenciada pelo fato de que ele estava editando enquanto eles estavam se separando. Então você tem um filme que vai ser lançado depois que eles terminarem, mostrando-os felizes e alegres, ou você tem um filme que os mostre sendo sombrios? Quer dizer, para ser um filme relevante, na época de seu lançamento, você tem que ir com a versão do rompimento. Olha, eu não sei. Estou colocando palavras na boca de Michael. Ele realmente não acha que isso o influenciou, mas não tenho certeza.
Qual é a sua parte favorita de seus filmes?
Essa é uma pergunta. Na verdade, nunca tive esse pensamento. Quer dizer, acho que, como fã dos Beatles, adoro vê-los criar músicas do nada, na verdade. Quer dizer, o que me dá muito do que gosto é quando eles estão trabalhando em uma música específica e não é o que você está acostumado a ouvir no disco. Eles estão trabalhando e você pensa: “Oh, não, isso não está certo e as palavras são diferentes”, então eles pegam as palavras certas, o riff certo e as notas de baixo certas e de repente você vê a música que você cresceu com toda a sua vida, você vê aquele tipo de clique em forma um pouco de cada vez e há uma sensação de apenas querer dizer: “Sim, rapazes, continuem. Você está quase lá". Eu também gosto do humor. Quer dizer, há muitas partes que me fazem rir em voz alta, muitas piadas e piadas engraçadas. Acho que as pessoas ficarão surpresas com a série por dois motivos. Primeiro, vai ser muito mais íntimo do que eles imaginavam, porque todos estão acostumados a ver documentários musicais meio MTV, meio que juntos de uma forma meio pop e é só música, música, música, sabe? A música não está na vanguarda deste filme: estranhamente, é o que acontece por trás da música na vanguarda. Quer dizer, mesmo no show no telhado, temos o conceito de que estamos interseccionando o tempo todo para a rua e para o policial e tudo mais. Portanto, não estamos apenas sentados lá no show por 45 minutos, estamos mostrando uma narrativa completa do que está acontecendo em outros lugares durante esse período. E isso é realmente verdade para toda a série - não é uma sequência de videoclipes da MTV deles fazendo músicas. Provavelmente há mais conversas com os Beatles nos filmes do que canto real. As pessoas não vão esperar isso, eu acho, esse tipo de intimidade, aquele aspecto insano disso, em que você está em uma máquina do tempo e voltou e você é uma mosca na parede com os Beatles. Isso vai, eu acho, surpreender as pessoas, porque é muito íntimo. São os Beatles como você nunca os viu antes.
Quanto envolvimento os Beatles tiveram?
Eles viram pedaços e estão prestes a ver toda a série em breve. Eu sei que se fosse eu e se eu fosse o assunto desses filmes e houvesse algum cara na Nova Zelândia com esse tipo de filmagem íntima, que desaparecesse por dois anos, eu ficaria um pouco preocupado e me perguntando o que está acontecendo. Então, o que tenho feito é, de vez em quando, quando cortamos uma pequena sequência de três ou quatro minutos, eu mando para eles. Mas se for algo a ver com Paul, eu mando para Paul, ou se for John, eu mando para Sean. E Olivia tem George e Ringo tem o dele. Todos eles viram vários pequenos clipes de cinco minutos e deram muito apoio. Quer dizer, acho que eles têm a atitude de que já passou muito tempo que agora é histórico; eles não estão mais tentando proteger o legado. Mas por um longo tempo eles não lançaram nenhuma faixa alternativa, mas com a série “Anthology” eles começaram. Então, lentamente, eles se entusiasmaram com a ideia de deixar as pessoas sob o capô, como dizem, ver como as coisas estavam acontecendo, e acho que agora sentem, com esta série, que é hora, depois de 50 anos, de simplesmente rasgar fora da tampa e mostrar às pessoas como era realmente. Porque, quero dizer, estes são os Beatles e você nunca viu os Beatles assim antes.
Você fez anotações? Eles fizeram alguma sugestão?
Ninguém. Não. Quero dizer, eles estão muito desligados. Eles me deram a filmagem, eu desapareci para o outro lado do mundo com ela e nunca mais voltei para a Grã-Bretanha. O primeiro corte tinha 18 horas de duração e eu esperava que houvesse apetite para dizer: “OK, vamos fazer uma versão de seis horas”. Todas as filmagens que cortamos estão lá e apenas as deixamos como uma cena cortada, então não demorou muito para colocarmos uma versão mais longa. Eu sabia que neste mundo da internet e streaming e tudo mais, nós encontraríamos um lar em algum lugar para uma versão mais longa - então isso tirou a dor de ter que cortar coisas.
Os filmes obviamente são lindos. Qual foi o processo de tomada de decisão para destacar a cor e tornar os ternos Tommy Nutter tão vibrantes e colocar as cores de fundo e tudo mais?
Tudo o que fizemos foi usar a tecnologia que desenvolvemos para o filme da Primeira Guerra Mundial pegando todas as antigas filmagens e restaurando-as. Não tentamos empurrar as cores primárias das roupas para cima nem nada. Não fizemos nenhum truque como esse. Acabamos de equilibrar os tons de pele e as cores que você vê, estou assumindo, são as cores que estavam lá naquele dia. Quer dizer, isso te deixa com ciúme dos anos 1960, porque as roupas são tão fantásticas.
Mas há uma cena no estúdio em Twickenham onde há uma parede que parece completamente verde.
Em Twickenham, eles tinham telas cinzas ao redor. Após o primeiro dia de filmagens, Tony Richmond o diretor de fotografia, olhou para os cenário e achou o cinza muito chato, então ele comprou lâmpadas coloridas e colocou filtros nelas. Ele colocou manchas coloridas na parede cinza. Ele colocou uma grande mancha verde acima de uma cor roxa, amarela e azul e eles meio que se misturaram e se cruzaram. Então ele transformou este grande ciclorama cinza em uma espécie de cor do tipo Summer Of Love atrás deles, e isso foi do segundo dia em diante.
Houve alguma troca idiomática que você teve que cortar porque simplesmente não faria sentido 50 anos depois?
Existem muitas referências à cultura na época, então o que tentamos fazer é mostrar fotos do que eles estão falando e explicá-lo. Há uma coisa em que John está fazendo “Dig A Pony” e começa a cantar essas letras alternativas, “Dickie, Dickie, Dickie Murdock”. Aparentemente, ele era um lutador de peso pesado em 1969, então mostramos uma foto dele enquanto John canta. A certa altura, a banda transformou "Get Back" em uma canção de protesto sobre as políticas de imigração de Enoch Powell, e se você vai usar as letras paquistanesas da versão alternativa, satirizando Enoch Powell, então você não pode fazer isso sem explicar para as pessoas quem Enoch Powell era. A questão é que a sátira não funciona em uma música pop, então eles corriam o risco de soar como se apoiassem Enoch Powell, ao invés de tentar mandá-lo subir.
É bastante desconcertante assistir à sessão no telhado, porque tudo naquela seção do filme é tão estranho porque tem 50 anos, mas Savile Row é idêntico. Savile Row não mudou nada.
A última vez que estive no Reino Unido, pedi para subir no telhado, que obviamente agora é uma loja da Abercrombie & Fitch. Eles pegaram a escada e removeram algumas coisas, mas ainda é a área básica onde os Beatles tocaram. Eu olhei para o horizonte do telhado e o horizonte do lado esquerdo é idêntico e o horizonte do lado direito é completamente diferente. São todos edifícios modernos do outro lado da rua agora.
Quanto você é fã dos Beatles?
Obviamente, cresci com eles, mas os álbuns que realmente significaram mais para mim foram os álbuns Red e Blue que foram lançados no início dos anos 1970. Eu estava descendo a rua passando pela loja de discos e vi aquelas capas em exposição e eu simplesmente precisava delas. Eles foram os primeiros álbuns dos Beatles que eu realmente tive em minhas mãos, porque meus pais nunca tiveram grandes discos dos Beatles. Então, comecei a comprar todos os álbuns e todos os bootlegs que pudesse conseguir, incluindo as sessões de Get Back.
Finalmente, além de estar orgulhoso desses filmes e além do fato de que você espera que eles sejam bem-sucedidos, quais são suas ambições para os Beatles: Get Back em termos de legado?
Bem, eu não sei como eles não podem se tornar um retrato definitivo dos Beatles no trabalho. Não há nenhuma outra filmagem dos Beatles em ação. É a única filmagem real dos Beatles durante o processo criativo. Você está vendo os Beatles de uma forma mais íntima do que jamais imaginou na vida. Eu acho que é uma coisa ligeiramente mágica.
The Beatles: Get Back está na Disney + de 25 a 27 de novembro.

Nenhum comentário: