quarta-feira, 24 de novembro de 2021

PETE BEST - 80 ANOS - A BATIDA CONTINUA! ✮✮✮✮✮


Hoje é aniversário do "ex-Beatle" Pete Best. Ele está completando 80 anos. Nascido como Randolph Peter Scanland, é um músico, baterista e compositor. Ele é mais conhecido por ter sido integrante original e primeiro baterista dos Beatles. Após ser demitido do grupo em 1962, ele começou a sua própria banda The Pete Best Four, e participou de muitas outras bandas ao longo dos anos. Ele é uma das várias pessoas referenciadas como "Quinto Beatle". Pete nasceu em Madras, na Índia, então parte da Índia Britânica. Após a sua mãe, Mona Best, mudar-se para Liverpool em 1945, ela abriu o Casbah Coffee Club na adega de sua casa. Os Beatles (na época, The Quarrymen) fizeram alguns de seus primeiros shows lá.

Os Beatles convidaram Pete para entrar no grupo no dia 12 de agosto de 1960, na véspera da primeira temporada de clubes do grupo em HamburgoRingo Starr acabou substituindo Best em 16 de agosto de 1962, quando o empresário do grupo, Brian Epstein, demitiu Best a mando de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, após sua primeira sessão de gravação em Abbey Road. Depois de tocar em vários grupos comercialmente mal sucedidos, Best desistiu da música para trabalhar como funcionário público por 20 anos, antes de iniciar a The Pete Best Band. Ele é casado há uase 60 anos com Kathy Best; eles têm duas filhas e vários netos.

Em agosto de 1962, quando as coisas começavam a ir bem para os Beatles, quando receberam uma proposta de contrato da gravadora EMI e produziam seu primeiro disco, o empresário Brian Epstein chamou Best e avisou que seus companheiros de banda tinham decidido substituí-lo por Ringo Starr.

"Fomos covardes. Passamos o trabalho sujo para Epstein", recordou Lennon muitos anos depois. Desde então, Best nunca mais falou com nenhum dos Beatles. Mesmo tendo ficado deprimido depois de ter sido expulso da banda, chegando ao ponto de tentar suicídio, o ex-Beatle vive feliz, tranquilo e explica que se sente uma pessoa com sorte e que não guarda rancores. Quando souberam da notícia da substituição de Best, muitos fãs dos Beatles se manifestaram contra, e no show de estreia de Ringo Starr, George Harrison acabou com um olho roxo. Muitas fãs consideravam Best o mais bonito do grupo e durante certo tempo protestaram nos shows gritando: "PETE FOREVER, RINGO NEVER!". Dizem as más línguas, que, no dia 24 de novembro de 1962, três meses depois de sua demissão, Pete teria recebido um telegrama de felicitações por seu aniversário assinado por "John, Paul, George, Ringo e Brian”. Pete rasgou na hora!
Logo após Pete ser demitido, Epstein tentou consolá-lo, oferecendo-se para construir outro grupo ao seu redor, mas Best recusou. Sentindo-se deprimido, ficou em casa por duas semanas - não querendo enfrentar ninguém nem responder às inevitáveis ​​perguntas sobre por que ele havia sido demitido. Epstein organizou secretamente com seu sócio agente de reservas, Joe Flannery, para Pete se juntar a Lee Curtis and the All-Stars, que então se separou de Curtis para se tornar Pete Best & All Stars. Eles assinaram com a Decca Records, lançando o single "I'm Gonna Knock On Your Door", que não teve sucesso. Best mais tarde se mudou para os Estados Unidos junto com os compositores Wayne Bickerton e Tony Waddington. Como o Pete Best Four, e mais tarde como o Pete Best Combo (um quinteto), eles fizeram uma turnê pelos Estados Unidos com uma combinação de canções dos anos 1950 e músicas originais, gravando para pequenas gravadoras, mas tiveram pouco sucesso. Finalmente lançaram um álbum pela Savage Records, Best of the Beatles; um trocadilho com o nome de Best, levando à decepção para os compradores de discos (que deixaram de ler os títulos das músicas na capa e esperavam uma compilação dos Beatles). Em 2000, a gravadora Cherry Red reeditou as gravações do Pete Best Combo como uma coletânea em CD.

Best decidiu deixar o show business, e na época da biografia autorizada dos Beatles por Hunter Davies em 1968, ele não estava disposto a falar sobre sua associação com a banda. Best trabalhou entregando pão, ganhando oito libras por semana. Suas qualificações educacionais subsequentemente o ajudaram a se tornar um funcionário público. Com o tempo, Best começou a dar entrevistas à mídia, escrevendo sobre seu tempo com o grupo e atuando como assessor técnico do filme de televisão Birth of the Beatles. Ele encontrou um pouco de fama independente e admitiu ser fã da música de sua antiga banda e de possuir seus discos. Em 1995, os Beatles sobreviventes lançaram o Anthology 1, que contou com várias faixas com Best como baterista, incluindo canções das audições da Decca e da Parlophone. Best recebeu um ganho considerável - entre um e quatro milhões de libras - das vendas, embora não tenha sido entrevistado para o livro ou para os documentários.
A colagem de fotografias rasgadas na capa do Anthology 1 inclui uma foto do grupo junto a Best, mas o rosto de Best não apareceu, sobre ele, uma imagem do rosto de Ringo Starr, tirada da foto da capa do Please Please Me. O pedacinho da foto de Best que ficou coberta, aparece na capa do álbum Haymans Green, da Pete Best Band. Uma pequena fotografia de Best pode ser vista no lado esquerdo da capa do Anthology 1.
Em 1988, depois de vinte anos recusando todos os pedidos para tocar bateria em público, Pete finalmente cedeu, aparecendo em um congresso dos Beatles em Liverpool. Ele e seu irmão Roag se apresentaram, e depois sua esposa e mãe lhe disseram: "Você não sabe disso, mas vai voltar para o show business". Pete agora regularmente excursiona pelo mundo com a Pete Best Band, compartilhando a bateria com seu irmão mais novo, Roag. O álbum Haymans Green, da Pete Best Band, feito inteiramente de material original, foi lançado em 16 de setembro de 2008 nos EUA, em 24 de outubro de 2008 em todo o mundo, excluindo o Reino Unido, onde foi lançado em 27 de outubro de 2008.
Em 6 de julho de 2007, Pete Best foi introduzido no All You Need Is Liverpool Music Hall of Fame. Ele foi presenteado com um certificado antes de sua banda se apresentar. Liverpool também homenageou Pete com o anúncio, em 25 de julho de 2011, de que duas novas ruas da cidade seriam chamadas de "Pete Best Drive" e "Casbah Close". Nada mais justo. Parabéns Pete. Best wishes!

“As pessoas esperam que eu seja ácido e enraivecido, mas não é assim. Me sinto sortudo. Só Deus sabe quantos problemas os Beatles enfrentaram. Quando me expulsaram, nenhum de nós sabia o que iria acontecer. É verdade que as pessoas diziam que nós seríamos mais famosos que o Elvis, mas eu não acreditava e acho que eles também não".

Visite petebest.com, o site oficial de Pete Best. 

Nenhum comentário: