quarta-feira, 4 de maio de 2011

THE BEATLES AT HOLLYWOOD BOWL - BOM DEMAIS!!!

O lançamento de um álbum ao vivo dos Beatles gravado no Hollywood Bowl foi anunciado pela imprensa diversas vezes durante a década de 70. Em 72 surgiu a notícia de que o disco seria para combater o volume crescente de discos piratas. Um ano e meio depois, falou-se mais uma vez do lançamento. Foi divulgado que o LP seria a gravação de uma apresentação no Hollywood Bowl, em Los Angeles, em 23 de agosto de 1964. Nada.
Em 1977, falou-se novamente na divulgação de um álbum ao vivo dos Beatles, mas agora com a notícia de que incluiria gravações da apresentação de 1964 e de outra em 29 de agosto de 1965. Dessa vez, o disco saiu, e a espera dos fãs compensou.
A eletricidade na atmosfera dos shows é captada perfeitamente, com os gritos de 17 mil fãs enlouquecidos! A desvantagem é que, com todo esse ruído, o disco não pode ser considerado técnica ou musicalmente perfeito. Das 13 faixas, seis (All My Loving, She Loves You, Things We Said Today, Roll Over Beethove, Boys e Long Tall Sally) foram gravadas na apresentação de 1964. As sete restantes, (Twist And Shout, She’s a Woman, Dizzy Miss Lizzy, Ticket to Ride, Can’t Buy Me Love, A Hard Day’s Night e Help!, são de 65. Elas foram editadas em sequência (como se fossem de um único show) por George Martin e formam um disco muito bom.
Cique na foto que amplia
Uma vez que as gravações foram feitas com antigos gravadores de três canais, foi necessário transferi-las para uma fita de 16 canais antes que George Martin e seu file engenheiro de estúdio Geoff Emerick pudessem filtrar, equalizar e editar o material. O princioal problema do processo era que, com o uso contínuo do aparelho, as cabeças de gravação se superaqueciam e derretiam a fita magnética. O inventivo George Martin encontrou uma solução criativa: Usar secadores de cabelo soprando o ar frio para resfriá-las (?). Héin?
Fonte: “THE BEATLES - TODAS AS GRAVAÇÕES COMENTADAS” de Jeff Russell.

6 comentários:

Edu disse...

Como diz um amigo: "é no gogó, gugu!" Abração! Desculpem a falta de posts hoje. Esse comp está uma lástima!

Valdir Junior disse...

Edu meu amigo , baixei o disco e ali estão as versões de estudio das musicas.Você não tem um link para o som do disco ao vivo ??!!!!!

Abraço e Hare !!!!!!

Edu disse...

Já está consertado! Abração! Espero que dê certo.

Valdir Junior disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Carlos disse...

Logo que lançado,ganhei este album.Às primeiras audições são empolgantes e a gente se arrepia.Até porque ao menos por aqui em PE não se tinha nenhum registro desse tipo.Mas com o tempo,a barulheira dos fãs vai nos deixando meio enjoado.Mas é um documento inestimável que deve ter feito o Martin sofrer.Imaginem as fitas originais.

Leonardo Polaro disse...

Amo beatles, mas este disco não é recomendado para quem não conheçe a banda.
Som péssimo,músicas mal tocadas,desleixo técnico,enfim...
Vale como registro histórico .