quinta-feira, 28 de abril de 2011

ACROSS THE UNIVERSE - O FILME - 2007


Across the Universe é uma produção norte-americana de 2007 dirigida por Julie Taymor. O filme retrata os anos 60, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através das músicas dos Beatles. O elenco tem jovens talentos que interpretam e cantam, como o do inglês Jim Sturgess, a americana Evan Rachel Wood e o também inglês Joe AndersonAcross the Universe também conta com algumas participações especiais de Bono Vox do U2, Joe Cocker e Salma Hayek.
Across the Universe é totalmente diferente do que nos acostumamos a ver nas telonas. É um musical ousado e quase que transcendental, seja o que for que isso signifique. As falhas do roteiro são claras, muitos personagens surgem e simplesmente desaparecem e temas em excesso são tratados com superficialidade, até porque a produção do filme, que visava retratar na telona os anos de 63 a 69, teve de se contentar em reduzir sua abrangência para apenas dois anos, não mencionados na fita. Apesar de existentes, as falhas no roteiro são de certa forma desculpáveis. Ao propor desenvolver sua trama através das letras de músicas dos Beatles, a diretora sabia que estaria limitada ao que estivesse estabelecido nas canções que escolhesse. Mas mesmo diante de um roteiro “preso” a cineasta foi muito bem sucedida em seu objetivo, que irá agradar não só os fãs dos besouros de Liverpool, mas também todos aqueles fãs de um cinema original e arrojado.
Alguns podem dizer que é muito fácil fazer um musical de sucesso quando se enche o filme de canções da maior banda de todos os tempos. Mas se é fácil, por que ninguém jamais ousou? É claro que já tivemos filmes cuja trilha é só de músicas da banda (o exemplo mais recente é “Uma Lição de Amor”), mas jamais tivemos um em que as canções são parte da trama.

Após levar aos cinemas os traços de Frida Kahlo, no drama “Frida”, com Salma Hayek, a diretora Julie Taymor apresenta ao mundo mais uma cinebiografia. Mas Across the Universe não é uma biografia de uma pessoa ou dos Beatles, como alguns podem pensar. O filme é a biografia de uma geração norte-americana. Uma geração que durante os anos 60 conviveu com o crescimento do movimento Hippie, com os protestos por igualdade racial, liderados por Martin Luther King, e com a Guerra do Vietnã.
Across the Universe vai dos becos de Liverpool ao universo criativo e psicodélico de Greenwich Village, passando pelas ruas tomadas pelos protestos em Detroit e pelos campos do Vietnã. Jude (Jim Sturgess) é um jovem rapaz de Liverpool que viaja para os Estados Unidos para conhecer o pai. Lá conhece Max (Joe Anderson), um jovem rebelde que abandona a badalada Universidade de Princeton para viver no cenário de sexo, drogas e rock`n´roll de Nova York. Jude acompanha Max na mudança e em pouco tempo começa a namorar a irmã do rapaz, Lucy (Evan Rachel Wood, de “Aos Treze”). Na Grande Maçã, Jude, Lucy e Max dividem um apartamento com a roqueira Sadie (Dana Fuchs), o guitarrista JoJo (Martin Luther) e a lésbica Prudence (T.V. Carpio). Assim como o título do filme, os nomes de vários personagens são referências à canções dos Beatles, como: Lucy, Jude, Sadie, Mr. Kite, Dr. Robert, Prudence, JoJo, Rita. Um personagem chamado Sgt. Pepper estava presente no roteiro original, mas acabou fora do script final.
Pelos nomes dos personagens já deve saber que “Hey Jude”, “Lucy In The Sky With Diamonds” e “Dear Prudence” estão na trilha do filme, mas o mesmo também passeia por musicas menos badaladas do grupo como “Happiness Is A Warm Gun”, “Blue Jay Way”, “I Am The Walrus”, dentre outras. Com sequências musicais extraordinárias, com destaque para a de “I Want You”, em que os jovens americanos são recrutados e enviados à guerra em uma esteira (como numa linha de produção), e com excelentes participações de Bono Vox, da banda U2, Salma Hayek, Eddie Izzard e Joe CockerAcross the Universe merece ser conferido.

Across the Universe conta com centenas de referências à banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Para quem for muito fã do quarteto, é recomendável conferir o filme mais de uma vez para poder perceber todas as referências. Mesmo conferindo mais de uma vez, é possível que algumas citações passem despercebidas, sendo impressionante o trabalho de Julie Taymor que, além de encher seu filme de músicas dos Beatles (são 33 ao todo!), teve o trabalho minucioso de incluir referências à banda inclusive dentro de diálogos da produção.
No início do filme, um funcionário das docas de Liverpool diz à Jude que ele achava que estaria fazendo algo diferente quando fizesse 64 anos, uma referência à música de Paul McCartney "When I`m Sixty-Four". Em outro momento, quando Prudence entra de forma inusitada no tumultuado apartamento de Nova York, Jude fala “ela entrou pela janela do banheiro” (“she came in through the bathroom window”), referência à canção homônima do grupo.

Outra interessante referência ocorre quando Sadie mostra o apartamento para Max e Jude. A cantora afirma que por mais que parecessem inofensivos eles podiam ter matado os avós com marteladas, uma alusão à música “Maxwell`s Silver Hammer”. Sadie e JoJo são referências claras à Janis Joplin e Jimi Hendrix, mas também são citações aos besouros. Sadie é uma referência à "Sexy Sadie" do badalado White Album, enquanto JoJo é uma menção ao primeiro verso de “Get Back” (“JoJo was a man who thought he was a loner/But he knew it wouldn`t last”).

Across the Universe, que teve sua produção apoiada por Paul McCartney e Yoko Ono, conta com muitas outras menções aos Beatles. Temos a maçã verde, inteira e cortada ao meio – símbolos da gravadora do grupo a Apple Records; temos Jude e Lucy imitando debaixo d`água a famosa foto de Annie Leibovitz com Lennon e Yoko abraçados na capa da revista Rolling Stone; e temos ainda uma performance musical da banda de Sadie em cima do prédio da Apple Records (no filme chamada de Strawberry Records) em NY igual a realizada pelos Beatles em 1969.

3 comentários:

LSelem disse...

Eu AMO esse filme... já assisti mais de 10 vezes... Em homenagem ao seu post assistirei mais uma vez no fds!

Valdir Junior disse...

Um dos filmes que usaram as musicas do Beatles com respeito e inteligência !!!!
a historia do filme casa muito bem com as musicas e os fatos historicos do 60´s nos USA e por naão dizer no mundo todo de alguma forma
Adoro esse filme , o elenco é ótimo principalmente a graciosa Evan Rachel Wood.

Danielle Raissa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.