domingo, 20 de dezembro de 2020

THE BEATLES - I SAW HER STANDING THERE✶✶✶✶✶


Quando Paul McCartney começou a elaborar a música que se tornaria "I Saw Her Standing There", na volta para sua casa em Liverpool, em uma noite de 1962, os dois primeiros versos que surgiram foram "She was just 17/She'd never been a beauty queen". Mas ele tocou a música para John Lennon no dia seguinte. "Nós paramos ali, torcemos o nariz e dissemos: 'Não, não, não. Beauty queen está fora”, lembra McCartney. "Passamos pelo alfabeto todo: between, clean, lean, mean"... Por fim, escolheram “You Know what i mean” (você sabe o que quero dizer), porque você não sabe o que eu quero dizer".
Embora a contribuição exata de Lennon não seja clara ("Eu ajudei com alguns versos", disse ele), "I Saw Her Standing There" é uma das canções que consolidou ainda mais a parceria entre Lennon e McCartney. Uma foto de setembro de 1962 do irmão de McCartney, Mike, mostra a dupla na sala da frente da casa de Paul, trabalhando cara a cara com violões, Lennon usando os óculos que ele odiava, rabiscando letras em um caderno do Liverpool Institute. McCartney escreveu a música em seu violão Zenith, o primeiro violão que ele possuiu.

A inspiração original para a música foi uma namorada de McCartney na época, (que também namorou Harrison), a dançarina Iris Caldwell, que tinha mesmo 17 anos quando Paul a viu dançando Twist no Tower Ballroom em New Brighton em dezembro de 1961. "Paul e eu saímos algumas vezes", disse Caldwell. "Nunca foi tão sério. Nunca fingimos ser verdadeiros um com o outro. Eu saía com muitas pessoas. Eu trabalhava em diferentes cinemas na época, mas se eu voltasse para casa, sairíamos. Nunca havia qualquer promessa feita ou amor declarado”.

O irmão de Caldwell era o roqueiro de Liverpool, Rory Storm, líder dos Hurricanes - cujo baterista, Ringo Starr, os deixaria para se juntar aos Beatles em agosto de 1962. Caldwell disse que McCartney pretendia dar "I Saw Her Standing" para Storm, mas Brian Epstein o convenceu do contrário.

Com o título de "Seventeen", a música se tornou parte do repertório dos Beatles em 1962. No palco, às vezes durava 10 minutos, com múltiplos solos de guitarra. McCartney pegou emprestada a forte linha de baixo do single de Chuck Berry de 1961, "I'm Talking About You", presença constante nos shows da banda. "Toquei exatamente as mesmas notas que ele, e encaixou perfeitamente", disse McCartney.

Quando chegou a hora dos Beatles gravarem seu primeiro álbum, Please Please Me, George Martin considerou gravá-los ao vivo, possivelmente na frente do público do grupo no Cavern Club. Embora ele tenha decidido instalá-los nos estúdios da EMI em Abbey Road, eles escolheram uma lista de músicas representativas do shows da banda. Para dar o clima, o álbum começa com a contagem segura e confiante de McCartney "one-two-three-faw!" em "I Saw Her Standing There". Os Beatles incrementaram a música, uma verdadeira celebração da própria juventude, com palmas e os alegres ooohs que mais tarde apareceriam em singles como "She Loves You". A música, que também apresenta o primeiro solo de guitarra de Harrison em um disco dos Beatles, foi escolhida como o lado B do single "I Want to Hold Your Hand", que liderou as paradas na América. Também seria uma das cinco canções que os Beatles tocaram em 9 de fevereiro de 1964, no The Ed Sullivan Show, para uma audiência televisiva de 73 milhões de pessoas.

Lennon descreveu "I Saw Her Standing There" como "Paul fazendo seu bom trabalho de sempre, produzindo o que George Martin chamaria de 'caça-níqueis", mas a música assumiria um significado maior anos depois. Em 1974, Lennon e Elton John apostaram que se "Whatever Gets You Thru the Night" de Lennon, que apresentava Elton John nos vocais harmônicos e piano, chegasse ao primeiro lugar, Lennon tocaria com ele em um show. Quando a música se tornou a primeira música solo de Lennon a chegar ao topo das paradas, ele cumpriu a promessa e apareceu no show de Elton John em 28 de novembro no Madison Square Garden em Nova York. Dia de Ação de Graças! Antes da música final, Lennon disse, "Nós pensamos em fazer um número de uma antiga noiva que eu tive chamada Paul", e eles fecharam a noite com uma versão divertida de "I Saw Her Standing There". "Eu só queria me divertir e tocar rock & roll", disse Lennon depois. Seria a última música que John Lennon tocou em um show. Revista Rolling Stone - The Beatles - As 100 Melhores Canções.

O álbum Please Please Me, foi lançado no Reino Unido pela Parlophone em 22 de março de 1963. Em 13 de janeiro de 1964, a Capitol Records lançou “I Saw Her Standing There” nos Estados Unidos como lado B do primeiro single dos Beatles naquele país com "I Want to Hold Your Hand" no lado A. “I Saw Her Standing There” entrou na lista das 100 mais tocadas da Billboard em 8 de fevereiro de 1964, ficando lá por 11 semanas, atingindo seu topo máximo no número 14 das mais tocadas.“Era a música perfeita para apresentar os Beatles para o mundo. Eram verdadeiramente eles, crus e selvagens, desde a contagem inicial de Paul, o solo perfeito de George Harrison e o final apoteótico”, relembra um emocionado George Martin no documentário Anthology 1.
“I Saw Her Standing There” foi gravada no estúdio 2 da EMI em Abbey Road no dia 11 de fevereiro de 1963, como parte da maratona de gravações para o álbum Please Please Me. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. Foi lançada no dia 22 de março de 1963 no Reino Unido, e 26 de dezembro de 1963 nos Estados Unidos. Além de Please Please Me, “I Saw Her Standing There” aparece em The Beatles Live! In Hamburg, Germany, 1962, Rock "n" Roll Music, Live At The BBC, no Anthology 1 e no On Air – Live At The BBC Volume 2Os Beatles não estavam presentes durante as mixagens finais no dia 25 de fevereiro de 1963, o que era comum na época. Na gravação, estavam com seus instrumentos habituais: Paul McCartney faz o vocal principal, toca baixo e bate palmas; John Lennon faz backing vocals, toca guitarra e bate palmas, George Harrison faz backing vocalstoca guitarra (solo) e bate palmas e Ringo Starr toca bateria e bate palmas.

Nenhum comentário: