quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

GUARANÁ JESUS - MARAVILHA COR-DE-ROSA DO MARANHÃO

Dizem que a popularidade do Guaraná Jesus no Maranhão é tão grande que extrapola o sentido original da palavra que compõe a marca. Lá, quando alguém fala "Jesus", a primeira coisa que vem à cabeça é o refrigerante. Depois é que se pensa no Cristo.
Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa com sabor adocicado muito popular no estado do Maranhão. O sabor lembra vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus ingredientes, segundo a lenda, a fórmula leva 17 ingredientes ao todo. Em 1920 a fórmula do Guaraná Jesus, foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que ironicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa de fabricar um remédio, que devido a um acidente não chegou ao produto desejado. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular, na cidade de São Luís. Partes dos ingredientes que compõe o refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina. Em 1960 a família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 60, neste período, a fábrica foi vendida para a então Cervejaria Antarctica Paulista, mas não a marca. Naquela ocasião, os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido. Em 1963, morre o farmacêutico Jesus Norberto Gomes. Em 1980 a marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.
Em 2001 A The Coca-Cola Company, comprou os direitos sobre a marca "Guaraná Jesus". E manteve a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão. Em 2008 no final do ano, foi lançada uma campanha para que o povo maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná Jesus. A embalagem escolhida, em 2010 ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design.
O guaraná Jesus enraizou-se no gosto maranhense. Com pouquíssima propaganda, tornou-se quase um símbolo cultural do Estado. Ele deu origem a um subsegmento, o guaraná rosado, comum também no Piauí e Pará. Nos últimos anos, seu nome engraçado e sua cor fascinante ganharam simpatia Brasil afora. Há centenas de comunidades bem-humoradas a seu respeito no Facebook e no Orkut. Há muito mais gente que fala sobre a bebida do que quem já experimentou mesmo seu sabor doce (a fórmula exata tem uma aura de mistério), mas os apreciadores reais não só existem, como se organizam para "importar" as latinhas do Maranhão. Por isso, renovar a lata sem incomodar os fãs seria um trabalho delicado. "Em marcas que são ícones, como o Jesus é no Maranhão, o desafio é manter a ligação emocional com os consumidores", diz Leonardo Lanzetta, diretor executivo da agência de publicidade Dia, que montou a estratégia de marketing premiada. Em outras palavras: uma mudança desastrada faria com que o bebedor de Jesus não reconhecesse mais o produto que lembra sua infância, adolescência e tempos felizes.

20 comentários:

Jailson Belfort disse...

Ainda lembro (acho) do jingle no início dos anos 80:

Um sorriso de criança
Eu guardei, não esqueci
Sonha, sonha, cor-de-rosa
Pra ser feliz

A beleza dessa vida
A suavidade de viver
Sonha Sonha cor-de-rosa
Pra de novo ser feliz
Guaraná Jesus...

Valeu o post!

LSelem disse...

Sou viciada no Jesus... sempre que vou pro Maranhao, trago engradados dele... amooooo!! Falando nisso, meu estoque acabou... preciso voltar lá!!

Anônimo disse...

Gosto muito, mas é difícil achar aqui no Rio, a não ser na Feira Nordestina de São Cristóvão, onde vendem uma latinha a R$ 5,00. Abraço, Carlos Cesar

João Carlos disse...

Fico feliz pelos maranhenses.Para digerir o Sarney só com muito guaraná Jesus.Aqui por Recife nunca ouvi falar.Por que não uma distribuição nacional ?

Edu disse...

"Para digerir o Sarney só com muito guaraná Jesus". Essa foi a melhor do dia! Aqui em Brasília também só se acha em feiras e a latinha custa 5 pilas!

Anônimo disse...

Isso com vodka deve ficar uma beleza!

Edu disse...

Poucos aqui saberão o que é a delícia de dar um beijão daqueles com gostinho de Cola Jesus! Levanta, Maranhão!

KRÜGER disse...

Pô... manda uma latinha dessas pra mim!!

Anônimo disse...

Gosto muito do guaranar jesus mai que
a coca cola, se o maranhão é cor de rosa. O Brasil também pode ser, depe-
nde de uma propaganda audaciosa a ni-
vel nacional.
EDVAN LIMA.

Unknown disse...

Eu não gosto de guarana, mas rosa é até fofinho, sem falar que é muito cristão.

Noelisdânia disse...

Ganhei um exemplar e confesso adorei!!! Além de, anos depois, conhecer JESUS no carnaval, em Phb!

Unknown disse...

Aqui o guaraná Jesus é muito popular,pra quem nao conhece ñ se parece nem um pouco com o tradicional guaraná,eu gosto tanto que quando viajo esqueço e peço sempre o JESUS.Agora aqui sempre rolou uma história que a coca-cola não distribui para as outras partes do país,porque venderia muito mais do que o seu próprio refrigerante.

Jorge Aurelio disse...

E o refrigerante Genève? Pensei que o Jesus veio como concorrente

Jorge Aurelio disse...

Refrigerante de framboesa

Unknown disse...

esse refrigerante e otimo nao trocaria pela coca cola, indico a todos. amooo jesus

Unknown disse...

Eu bebo muito desse guaraná aqui em Recife tem uma lanchonete que vende. Eu amooooooooo

roberto disse...

Comecei a tomar Geneve q sumiu das prateleiras e depois conhecia Jesus. Fortaleza começará a vender no supermercado Extra em agosto/16!!!!!

Vera Mara Romão Ferreira. disse...

JESUS NÃO É UM NOME COMUM.

Unknown disse...

Guaraná Jesus é o melhor do melhor do mundo.... Amo muito

Unknown disse...

Por favor me diz onde, sou do Maranhão e tô morrendo de saudades de tomar um.. por favor vou esperar sua resposta