domingo, 6 de fevereiro de 2011

HENRY McCULLOUGH - GUITARRISTA

"Caro Edu: quem foi o guitarrista que fez o solo original de MY lOVE, de Paul McCartney? Valeu! Ana - Bsb"
Cara Ana: foi o guitarrista irlandês Henry McCullough. Atenção para não confundir com Jimmy McCulloch, também ex-guitarrista do Wings morto em 1979.
Henry McCullough (giutarra) e Denny Seiwell (bateria) foram os reforços contratados por Paul McCartney para a 1ª excursão de verdade dos Wings e para a gravação do álbum “Red Rose Speedway”. “My Love” foi a primeira canção cujos direitos de comercialização não ficaram sob o domínio da Apple e da Northern Songs. Henry McCullough ao ouvir a música, pediu a Paul que um deixasse criar um solo especial para ela. O arranjo foi aprovado e o solo incorporado na edição final juntamente com uma orquestra. “My Love” tornou-se um dos maiores clássicos dos Wings e seu solo é constantemente lembrado como um dos mais criativos do rock. Infelizmente, Henry McCullough e Denny Seiwell abandonaram os Wings na noite anterior do dia que embarcariam para Lagos, Nigéria para gravarem o álbum “Band On The Run”. Henry McCullough está com 68 anos e ainda na estrada do Rck And Roll. Antes de entrar para os Wings, esteve na Grease Band de Joe Cocker e participou de Woodstock. EM 1975 In McCullough gravou Mind Your Own Business, seu único album para o selo de George Harrison Dark Horse.
Depois dos Wings tocou com Roy Harper, Frankie Miller, Eric Burdon, Marianne Faithfull, Ronnie Lane , Donovan, Dr. Feelgood, The Fleadh Cowboys, Nick Lowe entre tantos outros. Seu útimo álbum é de 2008 - "Poor Man's Moon”. No dia 20 de dezembro de 2009, McCullough estava presente no show de Paul McCartney em Dublin. McCartney reconheceu publicamente a contribuição de Herry McCullough para os Wings.

Um comentário:

João Carlos disse...

Lindo solo.MY LOVE não existe sem aquele belíssimo trecho.