sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PAUL McCARTNEY & WINGS - HELEN WHEELS / COUNTRY DREAMER


Originalmente, Helen Wheels (composta em Campbelltown, Escócia) seria apenas a faixa principal de um compacto simples, mas o executivo da gravadora Capitol, Al Coury, convenceu McCartney a inclui-la na versão norte-americana do Lp. A sugestão dada por Coury, deu certo e a modificação levou novamente Band On The Run ao topo das paradas norte-americanas (fato que aconteceria três vezes).
Segundo Paul, Helen Wheels é o apelido dado a um jipe usado pela família McCartney no traslado entre sua fazenda, na Escócia, até sua residência na Inglaterra. A letra da canção, de fato, comenta sobre todas as cidades localizadas na rota entre os dois países do Reino Unido. Eis a lista completa das localizações citadas na música: Glasgow, Carslile, Kendal, Liverpool, Birmingham e Londres. Assim como todo o álbum Bqand On The Run, Helen Wheels também foi gravada em Lagos, na Nigéria.
Instrumentos tocados por Paul McCartney: guitarra-solo, percurssão, contra-baixo, bateria e violão. Guitarra elétrica, por Denny Laine. Harmonias e mini-moog, por Linda McCartney.
COUNTRY DREAMER
Esta faixa é mais uma sobra de estúdio do álbum Red Rose Speedway, e comenta sobra a vida rural levada pela família McCartney no início dos anos 70. Country Dreamer foi ensaiada por Paul McCartney para a presentação no especial James Paul McCartney, em abril de 1973, mas descartada em favor das músicas Bluebird; Blackbird, Michelle e Heart Of The Country.
Instrumentos tocados por Paul McCartney: Violão e contrabaixo. Bateria e percurssão por Denny Seiwell. Harmonias, por Linda McCartney. Guitarra com slide, por Henry McCulough. Violão, por Denny Laine. Assim como Helen Wheels, Country Dreamer também foi composta em Campbelltown, Escócia, mas gravada no Olympic Studios, em Londres.
Fonte: Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo, de Claudio D. Dirani

7 comentários:

Edu disse...

Êita livrinho bom danado esse do Dirani. Vem aí uma 2ª edição atualizada. Ôba!

Anônimo disse...

Tsc, tsc! BDM!

João Carlos disse...

Que livro EDU ? Como adquiri-lo ? PS: Country Dreamer é muito legal.Gostei de "prima".Achei que era parte das sessões em Nashville.

Edu disse...

Ora, o livro que citei a fonte do texto onde diz que "country dreamer" era sobra do Red Rose Speedway"! Abração!

João Carlos disse...

Mestre EDU,reli o texto mas não encontrei o título do livro.Vou ler novamente.
PS: Creio que esse é o tipo do livro que eu gosto.Aliás saiu um dos Beatles (sobre cada música) que quando puder vou comprar.

Edu disse...

Em vermelho, a última linha, em cima de "comentários".

João Carlos disse...

Achei! Perdão Edu,coisas da idade KKKKKKKK.