sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HOJE É ANIVERSÁRIO DA JAPA

Yoko Ono completa hoje 78 anos. Nasceu em Tóquio, em 18 de fevereiro de 1933. Dizem que é cantora e artista plástica vanguardista. É viúva de John Lennon e mãe de Kyoko Chan Cox e Sean Lennon. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo. Dizem também que é uma pessoa notável e quase nunca desiste. Porém, para muitos, sua fama é negativa, acusada de ter sido a causa da separação dos Beatles, consagrada como a maior da história. Nascida numa família rica, Yoko Ono teve oportunidade durante a infância de estudar em Gakushin, uma das mais exclusivas escolas do Japão. Durante este período estudou também piano clássico e canto. Durante a Segunda Guerra Mundial deslocou-se frequentemente entre cidades do Japão e Estados Unidos até 1952, quando se mudou definitivamente para Nova Iorque. A partir de então frequentou a faculdade de música Sarah Lawrence, onde conheceu importantes músicos de vanguarda, que posteriormente seriam inspiração para o surgimento do grupo Fluxus, entre eles John Cage. Em 1956 casa-se com Toshi Ichiyanagi. Entre o fim da década de 1950 e 1960, Yoko Ono realiza obras de cunho conceitual que oscilam entre a introspecção poética e sátira provocadora. Em 1961, após desentendimentos com seu marido, Toshi, retorna ao Japão. A má repercussão de seus trabalhos e a crise conjugal acabam por lhe causar um estado de profunda depressão e é internada. Foi removida do hospital pelo amigo Anthony Cox que denunciou que ela estava recebendo doses anormais de medicamentos. Uma relação amorosa entre os dois culmina na separação de Yoko e Toshi e no seu casamento com Anthony, com quem veio a ter uma filha, Kyoko Chan Cox, em 1963. Na América, entra para um novo grupo vanguardista denominado Fluxus. Em 1964 lança o livro Grapefruit. Em 1965 se apresenta novamente no Carnegie Recital Hall com sua performance Cut Pieces ("corte pedaços"), onde permanecia sentada, convidando o espectador a cortar com uma tesoura pedaços de sua roupa até ficar nua. Com a repercussão de suas obras, Yoko é convidada em 1966 a realizar uma exposição individual. Nesta exposição, foi exposta a obra Ceiling Painting, uma instalação na qual uma escada conduz o observador até um vidro no teto, onde há uma lupa presa para que se leia a pequena inscrição "Yes!". John Lennon,estava presente na exposição e seu encantamento com a obra despertou interesse pela produção artística de Ono. Lennon financiou sua próxima instalação, Half-A-Room, uma peça intimista e melancólica. A partir de 67 Yoko Ono e John Lennon começaram a produzir composições de vanguarda, sem estrutura musical alguma. Lennon se separou de sua primeira esposa e casou-se com Yoko em 20 de Março de 1969, e eles tiveram um filho, Sean Lennon, em 9 de Outubro de 1975. Mesmo dia do velho. Incrível, né? O resto, a gente conhece.

5 comentários:

Edu disse...

Falou, Yoko Ono. Parabéns pelos seus quase 80 anos. Não vou mentir e nem ser demagógico dizendo que gosto de você. Mas de alguma forma "admiro". E tenho respeito por John.
"Quando a exposição de Yoko passou aqui em Brasília, advinhem o que eu, depois de já velho, roubei? Uma das mudas das 1000 árvores dos desejos que eram o "objeto" da exposição. Dessa vez, foi o amigo Mariozinho que foi meu cúmplice. A muda foi plantada na casa de um irmão do Marcão e eu nunca ví nem coloquei "meu desejo" nela. Abração, Marcão, Mariozinho e Roberto. Nunca esquecerei. Espero que vocês, também não! Edu - Bsb

Anônimo disse...

"Eduardo: eu não acredito! Behave yourself!"

Marco disse...

Sim, meu amigo. Eu também estava na empreitada do roubo da árvore que agora está frondosa. A exposição foi no Pantão da Pátria.
Logo que cometemos o delito, eu plantei a árvore no quintal da minha casa. Alguns meses depois me mudei para um aprtamento, mas antes de sair da casa desplantei a árvore e a transferi para a casa do Roberto, onde repousa merecidamente.Quando eu for à Brasília, iremos até a casa do Roberto para colocar uns desejos nela e botar a conversa em dia à sobra da árvore.

Edu disse...

yeah!

João Carlos disse...

Tinha a piada "YOKO O' NO!" Lembram ? Seus pecados imperdoáveis eram CANTAR e DÁ PITACOS mas creio que John a estimulava como forma de "provocar" os outros.Depois,deu uma de "bonzinho"; "eles não a aceitavam etc". Mas que tenha um feliz aniversário com todos aqueles que ama.