domingo, 13 de fevereiro de 2011

OS SMURFS - ESTAMOS PERTO, PAPAI SMURF?

Os smurfs, (Strumpfes no original) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). Os Smurfs são pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta. No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs. Os Smurfs são liderados pelo sábio Papai Smurf, que tem um gorro vermelho, ao invés do popular gorro branco dos outros Smurfs Também veste calças vermelhas!
As únicas personagens femininas são a loira Smurfete e a menina Sassete, apesar disso no filme que será produzido pela Sony, aparecem várias smurfs do sexo feminino. Outros personagens marcantes são Gênio, o estrumpfe dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o estrumpfe Resmungão (Smurf Ranzinza, no Brasil), tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cómico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto. No filme, a voz da Smurfete será dublada pela cantora Katy Perry.
Nos arredores da aldeia dos Smurfs, vive o feiticeiro e alquimista Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os smurfs. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs perambulando por sua casa e na floresta, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da aldeia dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). No Brasil, foi dublado por Orlando Drummond.
O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência direta ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca branca), exceto o seu líder. Ele veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar Smurfs para transformá-los em ouro. A palavra "Smurf" seria na verdade uma sigla em inglês: S.M.U.R.F.= Socialist Men Under Red Father / Homens Socialistas sob o comando do "Papai Vermelho".
 
Em julho de 2011 a Sony Pictures lançará o filme dos Smurfs. Só que dessa vez o temível Gargamel vai começar a perseguir os azuis lindinhos, que deixam a floresta por meio de um feitiço e vão parar no Central Park, em Nova York!! A Smurfete que se segure nas compras nas ruas de NYC! Agora, eles terão que contar com a ajuda de um humano (Neil Patrick Harris) para sobreviver. Dos mesmos responsáveis por Shrek 2, ‘Os Smurfs – O fime’, será concebido em forma de trilogia e seus produtores planejam lançar o primeiro filme em 2011, justamente quando os personagens fazem 53 anos de idade! A seguir, a gente confere um trailer bem curtinho. Valeu! Abração!

8 comentários:

Jailson disse...

Legal, Edu!
Valeu o post!
Os Smurfs fizeram parte da minha infância!
Abraço!

Edu disse...

Obrigado, Jaílsão, sabia que vc ia gostar! Abração para vc e uns outros quatro ou cinco felas que não preciso falar os nomes!

KRÜGER disse...

Hehehehe... tbm fizeram parte da minha!

Unknown disse...

Tempinho bom de ser criança!

Ana Cláudia Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Cláudia Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
acla9000 disse...

Não fizeram parte de minha infância mas eu também curtia, e curto até hoje! E usava camisetas deles também.

acla9000 disse...

Não fizeram parte de minha infância, mas eu curti muito na época e até hoje eu curto. Inclusive usava camisetas dos Smurfs!
Ah, e antes que eu me esqueça: adorei a declaração do Ranzinza sobre os Beatles!
Boas Festas para todos.