terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

THE BEATLES - I SAW HER STANDING THERE - PART 2

Não foi por acaso que George Martin e os próprios Beatles escolheram “I Saw Her Standing There” para abrir seu primeiro álbum “Please Please Me”. “I Saw Her Standing There” é um rockão pulsante e matador genuinamente dos Beatles (McCartney & Lennon) e que era um dos seus números preferidos desde os tempos de Hamburgo. Os Beatles podiam tocá-la até com os olhos fechados e as mãos amarradas! “Era a canção perfeita para apresentar os Beatles para o mundo. Eram verdadeiramente eles, crus e selvagens, desde a contagem inicial de Paul, o solo perfeito de George Harrison e o final apoteótico” relembra um emocionado George Martin no documentário Anthology 1.
O álbum Please Please Me, foi lançado no Reino Unido pela Parlophone em 22 de março de 1963. Em 13 de janeiro de 1964, a Capitol Records lançou a canção nos Estados Unidos como lado B do primeiro single dos Beatles neste país com a canção "I Want to Hold Your Hand" no lado A. "I Saw Her Standing There" entrou na lista das 100 mais tocadas da Billboard em 8 de fevereiro de 1964, ficando lá por 11 semanas, atingindo seu topo máximo no número 14 das mais tocadas.
“I Saw Her Standing There” foi escrita por Paul McCartney em parceria com John Lennon, mas a idéia incial foi toda de Paul. Originalmente intitulada como "Seventeen", a canção surgiu quando Paul se dirigia para casa depois de um concerto em Southport, Merseyside e posteriormente a completou em sua casa na Rua Forthlin de Liverpool em setembro de 1962. McCartney disse: "Eu tinha: She was just seventeen e Beauty queen. Quando eu mostrei para o John, ele gritou, riu e disse: “Você está brincando a respeito desta rima, não está?" Paul admitiu que a base de seu baixo foi influência da música de Chuck Berry "I'm Talking About You" de 1961.
“I Saw Her Standing There” foi gravada nos Abbey Road Studios em 11 de fevereiro de 1963, como parte da maratona de gravações para o álbum Please Please Me. Os Beatles não estavam presentes durante as mixagens no dia 25 de fevereiro de 1963, o que era comum na época.
No álbum, a canção começa com a contagem "one-two-three-four!" ("um-dois-três-quatro"). Geralmente, esta contagem seria cortada na edição final mas o produtor George Martin resolveu deixá-la por considerá-la especialmente vigorosa e por inciar o álbum com um bom astral..
Em 1974, durante um show ao vivo, John Lennon e Elton John gravaram a canção e a lançaram como lado B do single "Philadelphia Freedom". Antes da introdução, John diz: I'd like to thank Elton and the boys for having me on tonight. We tried to think of a number to finish off with so I can get out of here and be sick, and we thought we'd do a number of an old, estranged fiancé of mine, called Paul. This is one I never sang, it's an old Beatle number, and we just about know it. Paul McCartney incluiu "I Saw Her Standing There" em seus álbuns Tripping the Live Fantastic e Back in the U.S.. Gravou ainda uma versão para o CHOBA B CCCP, mas ela acabou ficando de fora. O “The Who” filmou e gravou uma versão para o filme “The Kids Are Alright” com Keith Moon no vocal principal. Entretanto, a canção não foi lançada na trilha sonora e só está disponível em versões piratas. O “Who” também tocou a música durante sua turnê de 1982 (a Farewell Tour) com John Entwistle no vocal principal.
Outros que beberam água dessa fonte:
The Supremes gravaram uma versão com o título "I Saw Him Standing There." Foi gravada para o álbum “A Bit of Liverpool” em 1964 e relançado em 2008. O Led Zeppelin tocou em 4 de setembro de 1970 num concerto ao vivo no Los Angeles Forum num medley com"Good Times Bad Times" and "For What It's Worth".Daniel Johnston gravou "I Saw Her Standing There" no álbum “Continued Story with Texas Instruments”. Em 1988, a cantora Tiffany gravou"I Saw Him Standing There" para seu primeiro album. Entrou para as paradas da Australia, Irlanda, Inglaterra e EUA. Santo & Johnny fizeram uma versão em seu disco de covers dos Beatles, em 1977. The Tubes gravaram "I Saw Her Standing There" no CD ao vivo What Do You Want From Live. Carmaig de Forest gravou uma versão acústica de "I Saw Her Standing There" em 1991. Peter Grant gravou numa versão jazz em seu disco de estréia em 2006. The Punkles fizeram sua versão punk no álbum Beat The Punkles.
Allister gravou sua versão em EP, lançado somente no Japão. Em 1991, a cantora mexicana Mimí gravou uma versão em espanhol com o título "Te Ví Parado Ahí". A banda Doo Wop Band Vampiri gravou com o nome "Poziv na ples" ("Dance Invitation"), em 1993.
N.E.R.D's Pharrell Williams cantou "I Saw Her Standing There" em 2004 na entrega do Grammy Awards, junto com Sting, Dave Matthews and Vince Gill. Little Richard and Jerry Lee Lewis no CD Jerry Lee Lewis's em 2006. Jerry Garcia gravou sua versão em seu álbum Run for the Roses de 1982. Pink Fairies tocou "I Saw Her Standing There" em 1972 no álbum What a Bunch of Sweeties. Bob Welch em 1979 no álbum Three Hearts. Entre outros tantos!
Mas é com o velho Macca e a banda quebrando tudo que agora a gente mata a saudade dessa canção absolutamente genial. Valeu! Abração!

7 comentários:

Valdir Junior disse...

Edu, tenho uma verdadeira historia de vida com esta musica,ela foi a primeira musica dos Beatles que eu aprendi a tocar no violão, tambem foi com ela que me apresentei a primeira vez em publico abrindo o set list da banda em que eu tocava (o vocal não era meu , mas o solo sim ).
A letra tambem me lembra uma historia e uma garota na minha adolecencia.Sempre achei engraçado que a primeira musica que toquei ao vivo foi a ultima ao vivo do John.
E como Paul falou no show do Cavern Club esta musica tem algo do final dos 50´s e inicio do 60´s ou seja é ROCK AND ROLL !!!!!!
até hoje quando penso numa musica para agitar esta é a primeira que vem a mente.
ah! o Paul tambem colocou esta musica nos Set dos disco Amoeba Secreat e no Good Evening New York City.

Um abraço e Hare Krishna !!!

Edu disse...

Aham! Valeu!

Edu disse...

À propósito: eu não sou Hare Krishna! Valeu!

Valdir Junior disse...

Edu , tambem não sou um autentico Hare Krishna institucional , mas gosto muito e leio muito sobre filosofia oriental, como não sou cristão , acabo usando um pouco dos preceitos Hiduistas e Budistas no meu dia a dia para tentar me tornar um ser humano um pouco melhor.Esta frase ´´ Hare Krishna `` para mim soa muito musical e sinto bons fluidos quando digo-a ( sabe como é ela é um MANTRA ! ) e acabo dizendo a quase todo mundo isto numa forma de saudação quase que particular.E é claro acabo não fugindo de uma influência do George nisto tudo.

Um abraço e HARE KRISHNA !!!!

Etyane disse...

Essa música é mto contagiante... Ano passado teve uma festa flash back na minha escola e eu fui até o DJ e pedi pra ele tocar qualquer música dos Beatles, ele pôs I Saw Her Standing There e foi incrível como na pista de dança tinha gente de todas as idades! Pra mim foi maravilhoso ver aquilo!

Mais uma ótima matéria, Edu! Valeu!

Peace and Love!

Unknown disse...

Realmente, é revigoroso!

Anônimo disse...

Howdy! I could have sworn I've been to this website before but after browsing through a few of the articles I realized it's new to me.
Anyways, I'm definitely delighted I stumbled upon it and I'll be book-marking it and
checking back often!
Here is my web blog : no deposit online casino bonuses