quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"THE BEATLES" - UMA OBRA PRIMA

"The Beatles" é o décimo álbum dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. É popularmente conhecido como The White Album (O Álbum Branco), por não haver nome, e ser apenas um fundo branco com o nome da banda em relevo. A capa foi criada pelo artista pop Richard Hamilton e o título original era para ser A Doll’s House, mas uma banda britânica chamada Family, já tinha lançado um álbum com nome similar. Foi o primeiro disco lançado após a morte do manager Brian Epstein. Em 1997, O Álbum Branco foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela "Music of the Millennium" da Classic FM. Em 1998 a Q Magazine colocou como 17° lugar e em 2000 em 7° lugar. A Rolling Stone colocou como o décimo entre 500 álbuns e o canal VH1 como 11° lugar. De acordo com a Associação da Indústria de Discos da América, o disco é 19 vezes disco de platina e o décimo disco mais vendido nos Estados Unidos. Em 2010, um colecionador argentino possuía o álbum com assinaturas originais dos quatro beatles. A peça foi vendida na ocasião por 33 mil dólares.
Em junho de 1968, logo depois do início das gravações para seu novo álbum, os Beatles encomendaram a vários artistas, o projeto gráfico da capa. Muitos foram reprovados sumariamente. Inclusive, o trabalho feito por Alan Aldridge (utilizado nos anos 80 na capa do “Ballads”) também foi proposto na época, e também foi rejeitado.A capa do álbum duplo “THE BEATLES” foi elaborada pelo artista pop Richard Hamilton e sua principal característica foi o contraste com as capas psicodélicas dos dois discos anteriores, criando assim, apenas uma capa branca, com o nome da banda em relevo. Além disso, o disco trazia uma espécie de número de série, para criar nas palavras de Hamilton: “a situação irônica de uma edição numerada de algo que tenha mais de 5 milhões de cópias.”Os retratos dos Beatles que vinham com os discos foram feitos pelo fotógrafo ingês JOHN KELLY. Que também fez algumas fotos para o poster que acompanhava o luxuoso lançamento. Em 1997, O Álbum Branco foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela “Music of the Millennium” da Classic FM. Em 1998 a Q Magazine colocou-o como 17° lugar e em 2000 em 7° lugar. A Rolling Stone colocou como o décimo entre 500 álbuns e o canal VH1 como 11° lugar. De acordo com a Associação da Indústria de Discos da América, o disco foi 19 vezes disco de platina e o décimo disco mais vendido nos Estados Unidos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Grande álbum!

Valdir Junior disse...

Obra Prima !!!
Meu segundo disco Preferido dos Beatles , apesar do clima barra pesada em que foi gravado mostra na minha opinião o quanto esses caras são bons demais e sabem muito bem o que fazem !!!

Repito : " OBRA PRIMA " !!!
Tinha que sair um Box especial só com o " Álbum Branco " com direito a CD's , DVD ,Livro e o que mais puder !!!

P.S : Segue link para um site gringo só sobre esse disco :

http://www.beatlealbum.com/

henrique disse...

Antes eu era adepto do pensamento do George Martim, de que se o disco fosse limado ficaria melhor. Hoje acredito que não daria, pois as ditas "músicas mais fracas" do disco, são em número bem reduzido. Acho muito difícil excluir faixas do Branco a ponto de fazer um LP simples...mas continuo achando "Wild Honey Pie", "The Continuing Story of Bungalow Bill" , "Revolution 9" , "Good Night" , "I Will" músicas candidatas a terem saído do disco, não por serem ruins mas por serem "menos boas". Mas tudo já está a muito inserido na mitologia beatle e do Rock. Como o Paul disse: É o disco Branco e ponto, calem a boca!

Bruno de Oliveira disse...

Album excelente. Um dos meus prediletos, senão o predileto dos Beatles.
Interessante o contraste entre a capa, monocromática, e as músicas, variadas em seus ritmos e estilos.

João Carlos disse...

Vocês falaram tudo! Só acho que I WILL é linda e merecia um arranjo menos indigente.Já Don't Pass Me By é fraca.Soa arrastada!

PS; O mestre Edu anda meio fatalista ou é impressão desse modesto discípulo ? Hoje é SEXTA mestre !

Anônimo disse...

O meu sonho de consumo era ter um vinil do album branco, depois que tivesse este album, para mim nada mais valeria os outros.

Até que eu encontrei num sebo uma versao toda mal acabada, mal conservada e o vinil arranhado do album branco e quando fui perguntar o valor... 3 REAIS, VERSAO ORIGINAL, NUMERO DE SERIE 10309 E AINDA ASSINADO PELO ANTIGO DONO (ABELARDO ROUGE) COM A DATA QUE ELE PROVAVELMENTE COMPROU E ENCARTE INCLUIDO... 22/02/1969.

Rogério Furtado

Anônimo disse...

Porém foi só chegar em casa, colocar durex na capa e encarte, limpar o vinil e seu selo encardido. E o vinil ficou pronto para ser escutado, com o estalado de um vinil que tem 43 anos de historia. (confesso que os estalados dao um certo charme a ele, uma vez que sem chiado e melhor ouvir em CD).

Vale a pena mencionar sobre a alteração de velocidade na música Revlution reconhecidamente famosa por ser exclusiva do Brasil, mas aos ouvidos mais sensiveis, nota-se que em outras faixas (mas em grau menor) tambem se percebe a alteração, mas nao a ponto de transformar a voz Lennon em um efeito Tico e Teco.

Hoje como minha maior aquisição beatlemaniaca, eu guardo junto a seu plastico de proteção de capa os ingressos do show de Paul em 2010 e Ringo 2011.

Rogerio Furtado