domingo, 25 de novembro de 2012

QUEM CONHECE OS SEX BEATLES?


O Sex Beatles foi uma banda carioca, surgida em 1990, formada por Alvin L. (guitarra), Cris Braun (voz), Vicente Tardin (baixo), Marcelo Martins (bateria) e Ivan Mariz (guitarra), que gravou os primeiros discos, quando o pop rock brasileiro se renovavam com Chico Science & Nação Zumbi, Pato Fu, Skank, Rappa, e a geração anos 80 mostrava sinais de cansaço. Faziam um rock básico, com influências no hard rock e no glitter rock, de Marc Bolan ou Gary Glitter, Suzi Quatro e David Bowie. A banda terminou da mesma forma como começou: sem que a maioria das pessoas prestasse atenção.

Poderia ter continuado como um notinha e ropadé de página numa enciclopédia do rock brasileiro, mas passou a ser cultuado, seus discos, Automobília (1994), e Mondo passionale (1995), são disputados nos sebos, e em 2011, foi produzido o documentário “Sex Beatles - Memorabilia”, de Marcelo Martins (baterista do grupo), com produção de Maira Cassel.Dado Villa-Lobos foi o quinto Sex Beatles, mas nas apresentações, evitava mostrar o rosto, por cláusulas contratuais com o Legião Urbana. Ele tocou com os Sex em apenas um show, no Circo Voador. Os Sex Beatles gravaram seus dois CDs pelo selo criado por Villa-Lobos “Rock it”. “Os Sex Beatles deixou sua marca no rock brasileiro", afirma Villa-Lobos no documentário.

O primeiro show do grupo, num restaurante, já extinto, chamado Helsingor, no Baixo Leblon, na base de flyers e no boca a boca, lotou."O que poderia ter sido um desastre, virou uma efeméride", lembra Alvin L. O segundo grande shows, na Torre de Babel consolidou a fama do grupo, sobretudo pela matéria elogiosa de Pedro Só, em O Globo. Nesta renovação do rock dos anos 90, o Rio contribuiu pouco, com O Rappa, basicamente. Por isso o entusiasmo dos críticos cariocas. Mas a banda fazia um rock que merecia chegar às rádios. No entanto, como é lembrado no documentário, eles surgiram quando o sertanejo entrou como arrasa-quarteirão nas grandes gravadoras. A Rock it foi a única opção do grupo para gravar. Renato Russo se ofereceu a Alvin L para cantar no disco. Gravou Má companhia, um hit menor da banda. na verdade, nem faz backing vocal, mas contracanto. Isso numa época em que ele já lutava contra a doença, e a Legião Urbana estava meio parada. Paula Toller também fez duetos, em Tiro a roupa.

“Tudo era uma brincadeira", diz Dinho Ouro Preto, que acompanhou a banda de perto, e foi parceiro de Alvin L. É melancólico, a Sex Beatles lançar disco quando sertanejos e pagodeiros românticos tomam conta das paradas, extinguindo a já bruxuleante chama de rebeldia na música brasileira. Os Sex Beatles foi perdendo o pique quando o que era brincadeira virou trabalho. Só queriam se divertir, e conseguiram.

2 comentários:

João Carlos disse...

É menos ruim do que eu imaginei lendo a matéria. Mas a cantora merecia uma Playboy KKKKK!

Valdir Junior disse...

Na época ganhei um CD single deles , mas não ouvi ( Rsrsrsrs ), e li alguma coisa sobre , mas também não me vez ter mais curiosidade !
Engraçado que eu tenho um CD da Cris Braun ( muito bom por sinal ) e nem liguei ela a banda !!!

Valeu Edu !!!!!