quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

GEORGE HARRISON - ALL THOSE YEARS AGO✶✶✶✶✶


"All Those Years Ago" é uma música de George Harrison, lançada como single do álbum “Somewhere in England” de 1981. É uma homenagem a John Lennon, assassinado em 8 dezembro de 1980. Lançada em 11 de maio de 1981, nos Estados Unidos, ficou por 3 semanas como número 2 na lista Hot 100 da Billboard, e em 15 de maio de 1981, no Reino Unido, onde alcançou o número 13 no UK Singles Chart. Além disso, "All Those Years Ago" ficou por uma semana em número 1 no “American adult contemporary chart”, primeira (e única) vez que Harrison apareceu nessa lista nesta posição. Também foi incluída em duas coletâneas: “The Best Of Dark Horse 1976-1989” e “Let It Roll: Songs by George Harrison”, e também aparece em uma versão ao vivo no álbum “Live In Japan”.
Originalmente Harrison escreveu a música com letra bem diferente da que conhecemos para Ringo Starr gravar. Esta gravação ocorreu entre 19 e 25 de novembro de 1980 e acabou não dando certo. Depois da morte de Lennon, Harrison resolveu gravar novamente. A letra foi modificada de forma a refletir uma homenagem ao amigo tragicamente assassinado. A gravação final da música foi realizada com participações dos três Beatles restantes (Harrison, Ringo e Paul McCartney), mas as partes foram gravadas separadas. Desde o início, ficou claro que a canção seria lançada expressamente como single de George Harrison. As partes de Paul McCartney, sua esposa Linda e Denny Laine foram gravadas no A.I.R. Studios em Montserrat, onde preparavam o álbum Tug Of War, entre fevereiro e março de 1981. Esta foi a primeira vez que Harrison, McCartney e Starr "gravaram" juntos desde quando (sem Lennon) trabalharam na música "I Me Mine", do álbum Let It Be dos Beatles e também seria a última vez que os três iriam gravar juntos até as sessões de "Free as a Bird" e "Real Love" para o Anthology, em 1995.

No início de 1990, dez anos depois da trágica morte de John Lennon, George Harrison deu uma entrevista honesta e emocionante sobre o terrível evento de 8 de dezembro de 1980. Harrison, que morreu em 2001, de câncer, revelou que a morte do amigo e ex-colega dos Beatles “não mudou” sua vida. Também demonstrou carinho por Lennon, relembrando a última vez que se viram: "Eu estava em Nova York na casa dele, no (edifício) Dakota. Ele estava bem. Estava apenas meio que correndo pela casa fazendo o jantar. Ele estava tocando bastante música indiana, o que me surpreendeu, porque ele costumava ter o ‘pé atrás’ quando me via tocando". Ao discorrer um pouco mais sobre o impacto da morte de Lennon em sua vida, Harrison continuou: "Não mudou nada. Porque se ainda estivéssemos em uma relação de trabalho, teria mudado mais. É que eu não o via há muito tempo. Até onde eu sei, ele ainda pode estar lá agora. (…) É tipo saber que ele estará do outro lado da linha se eu ligar. Essa é a diferença. Agora, eu precisaria do ‘grande telefone cósmico’ para falar com ele.”. Ainda na conversa, George diz acreditar que a vida continua, então não conseguia “ficar triste”. Mesmo assim, completou: "Estou triste por não poder tocar guitarra com John, mas já fiz isso, de qualquer maneira. Eu fiz isso por muito tempo. Então, nos encontraremos novamente em algum lugar no futuro". Confira este trecho da entrevista legendada e a inesquecível "All Those Years Ago".

Nenhum comentário: