domingo, 5 de dezembro de 2021

PAUL McCARTNEY - SOMEDAYS - SENSACIONAL!******


Flaming Pie foi o décimo álbum solo de estúdio de Paul McCartney, lançado em maio de 1997. As gravações começaram em 1995 e contaram com as participações de Jeff Lynne, Steve Miller, George Martin, Ringo Starr e James McCartney. Flaming Pie atingiu o segundo lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e Inglaterra entrando pela primeira vez no Top 10 americano desde o lançamento de Tug of War, de 1982. É um dos discos de McCartney mais elogiados pela mídia especializada.

“Alguns dias eu olho. Alguns dias eu olho em sua alma”. A belíssima e profunda "Somedays" com seus pouco mais de quatro minutos é a quarta faixa do álbum, depois de "If You Wanna" e antes de "Young Boy". Paul McCartney gosta de impor prazos arbitrários a si mesmo, e "Somedays" foi escrita sob uma restrição desse tipo. A data era 18 de março de 1994, quando McCartney levou Linda para uma casa em um vilarejo, onde ela seria fotografada para um de seus livros de culinária. Enquanto ela estava sendo fotografada, McCartney retirou-se para um quarto, normalmente usado pelo filho do dono da casa, e, de posse de um violão, caneta e papel, concebeu sua mais nova música. Foram apenas 90 minutos, foi tudo o que precisou para criar a melodia e a letra. O filho do dono da casa também deixou sua marca na música, seus retratos de futebol na parede levaram McCartney a fazer analogias com o futebol na letra - “Não adianta me perguntar que horas do dia são, quem ganhou a partida ou marcou o gol. Alguns dias eu olho. Alguns dias eu olho em sua alma”. Escrever com John Lennon costumava ser assim: a dupla raramente passava mais de três horas em uma nova música e era muito influenciada por eventos e objetos do cotidiano ao seu redor.

No início, uma sessão foi suficiente para gravar "Somedays". Mas Mccartney achou que poderia ficar ainda melhor com um belo arranjo de cordas. Nessa época, ele se encontrava ocasionalmente com George Martin em Abbey Road, vasculhando gravações raras dos Beatles para o Anthology, e Paul perguntou a Martin se ele toparia fazer uma trilha para uma orquestra. A resposta foi sim, claro, e um conjunto de 14 peças somou sua contribuição em junho de 1996. “Em 'Somedays', eu gravei sozinho, toquei de tudo, assim como em McCartney. Mas quando eu estava trabalhando na versão final, pensei que talvez pudesse usar um pequeno arranjo, então liguei para George Martin. Quem melhor para fazer isso?”.
Aqui a gente confere uma versão inicial de "Somedays", crua se em os arranjos de orquestra de George Martin. Uma audição linda, pouco mais do que o violão, baixo e a voz instantaneamente reconhecível.

Nenhum comentário: