sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

PAUL McCARTNEY - GRATITUDE - 2007✶✶✶✶✶✶✶✶✶


"Memory Almost Full" foi o 23º álbum solo de Paul McCartney, lançado em 4 de junho de 2007, produzido por David Kahne e gravado nos estúdios Abbey Road, Henson Recording Studios, AIR Studios, Hog Hill Mill Studios e RAK Studios, entre outubro de 2003 e fevereiro de 2007. A diferença deste e do disco anterior, (o excelente) Chaos and Creation in the Backyard, é que conta com a colaboração dos músicos que atualmente acompanham McCartney em seus shows, Brian Ray, Rusty Anderson, Paul 'Wix' Wickens e Abe Laboriel Jr, se bem que a maioria dos instrumentos são tocados novamente apenas pelo próprio Paul McCartney"Memory Almost Full" foi o primeiro álbum de McCartney editado com o selo discográfico Hear Music do grupo Starbucks, com o qual assinou contrato no começo de 2007 depois de mais de trinta anos com a EMI. O primeiro single, "Ever Present Past", fez sua estreia nas rádios norte-americanas em 20 de abril de 2007, e o primeiro vídeo promocional foi "Dance Tonight". No Reino UnidoMemory alcançou o número 5 na listas de vendas. Nos Estados Unidos, estreou em terceiro lugar com 161.000 cópias vendidas, sendo o maior êxito comercial de Paul desde "Flaming Pie" (1997). Apesar disso, "Memory Almost Full" está bem longe de ser lembrado como um dos melhores discos de Paul McCartney. Talvez a memória esteja cheia.

"Gratitude" aparece como a 7ª faixa do álbum. Assim como "You Tell Me" e "Mister Bellamy", "Gratitude" tem seu mérito por conta de se distanciar do fácil e óbvio. A música é uma espécie de “obrigado" aos fãs e à família que o acompanham todos esses anos. “Sempre usei muitas vozes nas gravações. Meus heróis vieram do rock and roll, e minha voz usada nas baladas eram baseadas no estilo de Elvis. enquanto Little Richard inspirava meu vocal em músicas mais 'gritadas' — eu adorava muito o cara. Quando entrei nos Beatles, John gostou desse estilo e essa característica permaneceu comigo. Então, em 'Gratitude’ (gratidão) eu estava pensando em ser grato pela vida, mas usando esse vocal mais enérgico na balada". David Kahn, que nessa altura já era um dos grandes fãs de Paul McCartney, muito mais que um produtor, corroborou com a história de Paul sobre gratidão: “Enquanto a gente trabalhava nos vocais mais e mais, Paul começou a arriscar e foi ficando cada vez melhor. Na sessão, foi como observar algo florescer. E fiquei vendo aquela flor se abrir. Como ele. fiquei muito grato de poder trabalhar no álbum". Gravada no estúdio The Mill na mesma sessão de "Ever Present Past” em março de 2006, "Gratitude" tem apenas Paul nos instrumentos - Bateria, órgão, piano, guitarra, teclados, além do vocal principal e harmonias. Músicos não creditados participaram da sessão de gravação de cordas.

2 comentários:

Edu disse...

É isso aí. Gratidão é a palavra. Obrigado a todos os amigos do fundo do Baú e Feliz Natal pra todos. YEAH! YEAH! YEAH!

Jennifer disse...

É isso aí. Feliz Natal Edu!