segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PETER FRAMPTON DÁ ADEUS AOS PALCOS COM WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS


Nesses mais de onze anos do Baú do Edu, Peter Frampton já apareceu aqui incontáveis vezes. E acredito sinceramente que ainda vai continuar aparecendo por muitos anos, amém. Para mim, como para qualquer um que testemunhou Peter Frampton, no auge dos anos 70, blusa de peito aberto, empunhando uma Gibson Les Paul preta e ostentando uma vasta cabeleira loira - e chegou a ser chamado de "menino de ouro do rock", chega a parecer quase inacreditável que ele esteja sofrendo de um mal desses e ainda, de certa forma, tão jovem.

Peter Frampton, de 68 anos, fez a última apresentação de sua carreira no sábado, 12 de outubro, na cidade californiana de Conford. Ele foi diagnosticado com MIOSITE, doença degenerativa dos músculos, que com o tempo irá afetar sua habilidade em tocar guitarra. Mas Frampton reservou uma surpresa para a canção de encerramento do show. Ao invés de tocar "Show Me the Way" ou "Do You Feel Like We Do", o músico escolheu como tema de despedida uma canção dos Beatles: "While My Guitar Gently Weeps", de George Harrison, uma declaração de amor à guitarra.
O anúncio da doença de Peter Frampton foi feito em fevereiro, mas ele já vinha sentindo os sintomas da doença desde três anos e meio atrás, depois de sofrer uma queda. No ano passado, o autor de "Breaking All the Rules" percebeu que seus músculos estavam perdendo força rapidamente. A turnê de despedida do instrumentista inglês foi marcada por um ato de filantropia. Cada dólar obtido na venda dos ingressos foi revertido para o hospital John Hopkins, onde ele está sendo tratado da doença.
Em Concord, Frampton se apresentou para uma plateia de 12.500 pessoas. O guitarrista abriu o set com Baby (Something’s Happening), faixa de seu terceiro álbum, e mesclou o show com hits do passado e músicas que o influenciaram. No primeiro quadro estão baladas como "Baby I Love Your Way". No segundo, um punhado de canções do bluesman Freddie King e Black Hole Sun, do Soundgarden. "I Don’t Need no Doctor", de Ray Charles, remonta aos tempos em que Frampton integrava o Humple Pie, uma das lendas do rock inglês dos anos 60. A própria "While My Guitar Gently Weeps" tinha sido regravada pelo instrumentista no álbum Now, de 2003.
Peter Frampton é uma das lendas do rock desde o início dos anos 70. Um de seus feitos foi Frampton Comes Alive, disco duplo ao vivo e que vendeu onze milhões de cópias no mundo inteiro. Em entrevista à Rolling Stone, ele declarou que preferiu encerrar as atividades enquanto ainda é capaz de fazer um bom show. “Não estou fazendo uma turnê de despedida, mas sim mostrando que ainda sei tocar muito bem”.

2 comentários:

Ivan Silva disse...

É triste ver nossos heróis se despedindo quando se tem tanta música ruim pelo mundo a fora, mas sempre estarão em nossos corações...

Marcio disse...

Um baita de um artista.
Grande músico.