segunda-feira, 21 de outubro de 2019

OS INCRÍVEIS ÚLTIMOS VÍDEOS DOS BEATLES!


É difícil alguém precisar qual foi o primeiríssimo vídeoclipe, mas sem dúvidas, os Beatles foram os pioneiros a usar essa forma de mesclar cinema e música. Foram eles que se aventuraram pela primeira vez em vídeos musicais promocionais que, apesar de não serem considerados videoclipes de fato, serviam para que eles pudessem aparecer em mais programas de TV sem terem que ir ao vivo nos estúdios. Cansados da gritaria das plateias histéricas, os Beatles começaram a substituir as apresentações ao vivo na TV por gravações.
O diretor Richard Lester pode ser considerado o “pai dos videoclipes” pelo tratamento cinematográfico que preparou como pano de fundo para as canções presentes nos filmes A Hard Day’s Night (1964) e Help! (1965). De lá pra cá essa indústria cresceu demais e passados já quase 50 anos desde o fim (?) dos Beatles, graças a esses recursos tecnológicos e a genialidade de mentes brilhantes, somos brindados novamente com a beleza do novíssimo vídeo de “Here Comes The Sun”. No final do ano passado, já tinham sido produzidas outras duas belezas – os vídeos de “Glass Onion” e “Back In The USSR” para os 50 anos do Álbum Branco. Mas quem são essas tais mentes brilhantes por trás dessas pequenas maravilhas?

Alasdair Brotherston e Jock Mooney da Trunk Animation. A Trunk é uma produtora independente premiada pelo BAFTA com uma lista de diretores internacionais que utilizam inúmeras técnicas de animação, ação ao vivo e projeção. A empresa procura continuamente desenvolver estilos visuais e de narração eficazes, seja para comerciais, videoclipes, comissões de transmissão ou campanhas interativas.
A mágica com os Beatles começou quando a Universal e a Apple Corps Ltd. pediram aos diretores Alasdair & Jock para criar um videoclipe para os Beatles de “Glass Onion”, terceira faixa do álbum branco. Com fotos e imagens raras do arquivo dos Beatles, o videoclipe "Glass Onion" leva os fãs a uma jornada pela criação do poster que acompanha o álbum. Trabalhando em estreita colaboração com a Apple Corps, o vídeo foi produzido por Richard Barnett e Layla Atkinson, da Trunk Animation, e dirigido pela equipe de diretores da Alasdair & Jock, que reconstruiu meticulosamente e animou vividamente a montagem do poster original.
O poster, criado pelo diretor de arte do álbum branco Richard Hamilton, juntamente com Paul McCartney, foi construído em um cavalete no estúdio de Hamilton, no norte de Londres, usando imagens fornecidas por cada um dos Beatles. E foi com isso, com a construção desse poster que a equipe foi solicitada a se inspirar.
Trabalhar com uma arte estática como ponto de partida se tornou um desafio maravilhoso. O poster do White Album contém uma montagem de imagens, incluindo fotografias, tiras de filmes, desenhos e elementos coloridos à mão, todos fornecidos pela banda a Hamilton e McCartney, e que refletem a natureza eclética das faixas do álbum.
A equipe da Trunk, decidiu criar uma peça que mostrasse o processo de tomada de decisão curatorial da obra de arte, como se fosse pelos olhos de Hamilton e McCartney. À medida que a faixa é reproduzida, as imagens são adicionadas e removidas, os elementos são coloridos e manipulados, as filmagens são executadas e unidas e os elementos desenhados são trazidos à vida. Com acesso ao arquivo da Apple e ao arquivo pessoal de Paul McCartney, Alasdair & Jock puderam incluir imagens que contam histórias por trás da criação e distribuição do álbum, bem como imagens que refletem a letra.
A equipe usou uma infinidade de técnicas para dar vida à peça, incluindo stop motion, live action, 2D desenhado à mão em papel, modelagem 3D, filme de rascunho, substituições de corte de tribuna, pixilation e obras de arte pintadas à mão. Com o olhar artístico de Jock Mooney liderando a obra de arte e Layla Atkinson liderando a impressão, a pré-produção do projeto foi intensa. Para obter a aparência final, milhares de fotografias de fontes de arquivo foram editadas, impressas, numeradas e pintadas, arranhadas ou geralmente manuseadas, antes de serem filmadas sob uma câmera de controle de movimento. Como o vídeo continha tantas técnicas diferentes, nunca houve um momento de tédio, desde a criação de cenários que representavam o estúdio de Richard Hamilton até o corte cuidadoso de milhares de fotos, incluindo algumas imagens particularmente delicadas de Ringo Starr, que ostentava um penteado fabulosamente desgrenhado.
Os diretores Alasdair & Jock observaram: “Trabalhar em um álbum tão importante foi uma honra, e foi ótimo trabalhar com o arquivista da Apple Aaron Bremner, que foi capaz de fornecer imagens de alta qualidade para algumas das referências mais abstratas! Foi fundamental para nós obter as imagens certas para contar a história não apenas do pôster, mas do álbum e de todos os envolvidos. Espero que tenhamos capturado uma parte da magia, do frenesi e do processo turbulento de fazer um álbum tão incrível”.

Com o primeiro vídeo dos Beatles de Alasdair & Jock para 'Glass Onion' mal copiado para a 'nuvem', a Trunk trouxe novamente a mania dos Beatles para o estúdio. Dessa vez, Alasdair & Jock foram convidados a dirigir um vídeo com a letra de uma das faixas mais famosas do álbum – a que abre o álbum - “Back In The U.S.S.R”.
A música é um pastiche perfeito do som dos rapazes felizes dos Beach Boys, parodiando as despreocupadas 'California Girls', mas com um toque satírico. Há cinquenta anos, a faixa dos Beatles foi um sucesso instantâneo e, com o mix atualizado de Giles Martin, mais uma vez parece incrível. O conceito era brincar com texturas brancas sobre fundo branco e depois colocar traços selvagens de verde na peça para adicionar reflexos de cor.
Tendo jogado com algumas técnicas de scratch film em “Glass Onion”, sentiu-se que essa era uma boa área para começar. Jock Mooney liderou a equipe experimentando diferentes técnicas de pintura, garantindo uma série de diferentes efeitos de pintura. Assim como em “Onion”, cada quadro foi impresso. Essas molduras eram pesadamente pintadas à mão, às vezes várias vezes para ferver as texturas.
O verde da caligrafia de Paul tornou-se uma grande parte nas centenas de folhas de acetato produzidas por Layla Atkinson, que também era canhota e conseguiu entrar no fluxo da escrita de Paul. Com a edição de Alasdair Brotherston, as numerosas camadas de obras de arte e filmagens foram reunidas para formar belas sequências quase caóticas, que também têm uma pequena sugestão do humor dos Beatles. Alasdair & Jock observaram: “Sermos convidados para fazer um vídeo para “Back In The U.S.S.R” foi como um enorme voto de confiança pelo trabalho duro que dedicamos à Glass Onion durante o verão".
Todos os envolvidos concordaram que os dois vídeos deveriam pertencer à mesma família, mas que esse vídeo deveria se concentrar menos nas imagens da banda. Durante a produção de 'Glass Onion', passamos muito tempo trabalhando com o arquivista Aaron Bremner, que enviava clipes e trechos de bobinas que geralmente vinham com os líderes do filme repletos de escrita rabiscada, linhas e letras impressas e buracos. Pensamos que criar um vídeo com base nessa linguagem visual e poderia parecer realmente novo e urgente e combinar perfeitamente com a energia da faixa, além de capturar parte do processo pelo qual estávamos trabalhando.

Quando a equipe enviou a folha de letra manuscrita de Paul McCartney, ela realmente completou o quadro. Isso, junto com as filmagens feitas nos aeroportos e a bordo dos próprios Beatles, realmente deu ao vídeo um toque íntimo e pessoal”.

O vídeo de "Here Comes the Sun" foi lançado em comemoração ao 50º aniversário de Abbey Road, no ´dia 26 de setembro de 2019.
Novamente dirigido por Alasdair Brotherston e Jock Mooney, da Trunk Animation, e produzido por Maria Manton, também da Trunk. Um relógio, uma xícara, uma guitarra... O vídeoclipe de "Here Comes The Sun" mostra fotos vintage do grupo flutuando pelo Studio Two, da Abbey Road Studios, onde eles gravaram o icônico álbum. Fotografadas por Linda McCartney, as imagens passam pelos instrumentos, subindo acima da bateria de Ringo Starr para formar um sol dourado gigantesco.

O vídeo muda para a animação dos pés dos Beatles atravessando a famosa faixa de pedestres, com um pássaro branco olhando por eles. Conclui com imagens da sessão final de fotos da banda, quase um ano antes de anunciar sua separação em 1970.
O grupo fica em Tittenhurst Park, na Inglaterra, cercado por flores silvestres, na casa de John Lennon e Yoko Ono.

O vídeo apresenta o mix estéreo de 2019 de "Here Comes the Sun" da reedição do 50º aniversário de Abbey Road, no dia 27 de setembro. Foi remixado pelo produtor Giles Martin - filho do estimado produtor dos Beatles George Martin - e pelo engenheiro Sam Okell. Consiste em um remix de todas as 17 faixas, bem como 23 gravações íntimas e demos. Está disponível em uma variedade de pacotes, incluindo um conjunto de caixas de luxo composto por um livro de capa dura e um blu-ray do álbum em estéreo, som surround 5.1 e Dolby Atmos. É isso aí. Good job boys! E que venham ainda muitos mais!!!

3 comentários:

Edu disse...

Especialmente para minha irmãzinha Cacá Bonfim!

Cacá Bonfim disse...

Poxa, Edu. Ficou massa. Muito obrigada, irmão querido ⚘

Pedro Marcos disse...

THE BEATLES FOREVER AND EVER.
GOING ON AND ON AND ON AND ...