domingo, 13 de outubro de 2019

THIS IS GENE VINCENT - THIS IS ROCK AND ROLL!**********


Para o bem do Rock And Roll e nosso próprio bem, existem uns caras que já nascem com a pá virada, com fortes tendências delinquentes desde cedo, que se tornam estrelas com uma carreira meteórica e fadados a morrerem cedo. Se houvesse uma lista, tenho certeza que Vincent seria o primeiro nome dela!
Gene Vincent (Eugene Vincent Craddock) nasceu em 11 de fevereiro de 1935. Foi um dos precursores do Rock and Roll e um dos criadores do Rockabilly. Seu maior sucesso foi sem dúvida o clássico "Be-Bop-A-Lula" - imortalizado por Presley e tantos outros e lançada no dia 9 de abril de 1956. Caipirão, Vincent começou tocando em bandas de country em Norfolk, Virgínia. Depois de deixar a Marinha com uma lesão na perna, assinou um contrato com a Capitol Records junto com sua banda de apoio, The Blue Caps. Depois que "Be-Bop-A-Lula" estourou e transformou-se no maior sucesso de 1956, Gene Vincent & os Blue Caps não conseguiram emplacar outros hits com a mesma repercusão, mas tiveram uma carreira pontilhada por vários sucessos - "Bluejean Bop", "Race With the Devil", "Lotta Lovin'", "Crazy Legs" e "Baby Blue".
Um fato bem marcante na vida de Vincent, foi a morte de seu melhor amigo Eddie Cochran em um grave acidente automobilístico, durante uma turnê que faziam juntos pela Inglaterra em 1960. VincentCochran eram grandes amigos e passaram a tocar juntos, cada um na apresentação do outro. Ao término da "Anglo-American Beat Show", no dia 17 de abril de 1960, os dois, mais a namorada de Eddie, Sharon Sheeley, tomaram um táxi para ir de Bristol até o aeroporto de Londres. Na altura de Chippenham, no condado de Wilshire, por volta de uma da manhã, o motorista vacilou e bateu forte contra um poste de concreto. Vincent quebrou um braço e Eddie Cochran voou do carro, morrendo dois dias depois. Vincent também teve a lesão que já trazia na perna (adquirida na marinha), agravada e até o fim de sua vida nunca mais se recuperou psicologicamente do acidente que matou Cochran. A carreira de Vincent teve uma enorme perda de popularidade a partir dos anos 60, com a explosão dos Beatles e a "invasão inglesa", embora ele continuasse a fazer sucesso na Europa, principalmente na Inglaterra e Alemanha.
Vincent passou seus últimos anos de vida tentando reconquistar o antigo sucesso, mas acabou afundando-se cada vez mais no álcool e na depressão. Morreu na California em 12 de outubro de 1971, de cirrose gástrica. Estava com 36 anos. O corpo de Gene Vincent está enterrado no Eternal Valley Memorial Park em Newhall, Califórnia. Vincent forma junto com Carl Perkins e Eddie Cochran a quintessência do Rockabilly, sendo sem sombra de dúvidas, os maiores nomes do gênero.
Gene Vincent e os Beatles se conheceram no início de 1962 no Star Club, em Hamburgo. Mais tarde, estiveram juntos novamente no Cavern Club em julho de 1962.
Confira aqui, o que os Beatles disseram sobre Gene Vincent no livro ANTHOLOGY:
JOHN: “Estivemos em Hamburgo com Gene Vincent e (mais tarde) com LIittle Richard, e ainda são contadas muitas histórias sobre escapadas, especialmente com Gene Vincent, que era um cara rebelde. Conhecemos ele nos bastidores e ficamos todos emocionados”.
PAUL: “Gene tinha sido fuzileiro naval e estava sempre se oferecendo para me fazer apagar; conhecia dois pontos onde pressionar. Eu dizia: "sái pra lá, cara.Corta essa!" Ele respondia: ora, vamos lá, você só vai ficar apagado por um minuto”.
GEORGE: “Conheci Gene Vincent no Star Club um dia, no intervalo de um show. Ele disse “rápido, vem comigo!” pulamos dentro de um táxi e subimos a Reeprbahn até o apartamento em que ele estava. Estava tenso e irritado - achava que o empresário da turnê estava transando com a namorada dele! Entramos no prédio. Diante da porta do apartamento, Gene abriu o casaco e puxou uma arma. Ele me deu a arma e disse “segura pra mim!”. Começou a chutar a porta e gritar: “Henry, seu canalha! Vou te matar!”. Devolvi a arma e tratei de cair fora o mais rápido possível".

Nenhum comentário: