quarta-feira, 9 de outubro de 2019

JOHN LENNON - STEEL AND GLASS - SENSACIONAL!


“Steel And Glass” foi escrita e composta, gravada e produzida por John Lennon entre julho e agosto de 1974. Foi lançada em 4 de outubro (Reino Unido) e 26 de setembro de 1974 (EUA). É comumente creditada como dirigida a Allen Kleinseu antigo gerente de negócios, mas John Lennon nunca disse nem desdisse se era. A música foi lançada em seu quinto álbum solo Walls And Bridges de 1974. Lennon gravou uma demo de guitarra de Steel And Glass no verão de 1973, antes do trabalho de estúdio em Mind Games. Nesta fase, ele tinha a melodia e algumas linhas de letras, mas demoraria ainda um ano para amarga Steel And Glass pudesse ser ouvida em seu Walls And Bridges.
Antes de gravar o álbum, em julho de 1974, Lennon passou cerca de 10 dias na pré-produção no Sunset Studios e Record Plant East, em Nova York. Durante este período, ele ensaiou várias canções com os músicos que recrutou para as sessões. Uma versão editada de Steel And Glass a partir desta época foi incluída na coleção póstuma Menlove Ave, lançada em 1986 - uma interpretação rígida com a guitarra de cordas de aço de Lennon na frente, mas ainda sem o arranjo de cordas da versão final. Na gravação do álbum, uma vez que a trilha básica foi concluída, foram adicionados vários overdubs. Os acréscimos dos violinos deram à música um tom ainda mais pesado.
“Steel And Glass” juntamente com “Scared” são duas das grandes músicas de “Walls And Bridges” cheias de pavor, rancor e desespero, que remetem diretamente ao período “primal” de John Lennon do álbum “John Lennon/Plastic Ono Band” de 1970. Visceral.

Nenhum comentário: