quinta-feira, 31 de outubro de 2019

THE BEATLES - KANSAS CITY - HEY, HEY, HEY, HEY! SENSACIONAL*****


"Kansas City" é uma música de rhythm and blues escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller em 1952, em Los Angeles, quando tinham 19 anos. Nenhum deles esteve em Kansas City, mas foram inspirados pelos discos de Big Joe Turner. Foi gravada pela primeira vez por Little Willie Littlefield no mesmo ano e se tornou o hit # 1 quando foi gravado por Wilbert Harrison em 1959. "Kansas City" se tornou uma das músicas mais gravadas de Leiber e Stoller, com mais de trezentas versões, várias delas aparecendo nas paradas de R&B e pop.
Em 1955, Little Richard gravou duas versões bastante diferentes em 13 de setembro e em 29 de novembro. A primeira, que foi muito próxima da música original, só foi lançada muito mais tarde, em novembro de 1970, na coletânea ”Well Alright!”. A segunda versão de Richard, havia sido substancialmente retrabalhada por ele que apresentava novo refrão com as palavras "Hey, hey, hey, hey; Hey baby, hey child, hey now" foi lançada no final de 1958 em The Fabulous Little Richard e em abril de 1959 como single, chegando a nº 95 na parada americana e nº 26 na parada de Singles na Inglaterra. Cinco anos depois, esta versão foi gravada pelos Beatles.
Em 1964, os Beatles gravaram "Kansas City", música que começaram a tocar nos primeiros dias de Hamburgo. Eles já haviam tocado a música em 17 de setembro durante uma turnê que passou por Kansas City, uma adição única ao setlist habitual. Sua versão, um pouco diferente, aparece nos álbuns Beatles for Sale (Reino Unido) e Beatles VI (EUA) e foi o lado B do single que trazia "Boys" do lado A em outubro de 1965 pela Capitol Records. O piano na música foi tocado por George Martin e ma versão alternativa foi lançada no Anthology 1. Uma versão ao vivo, gravada em Hamburgo foi lançada no álbum duplo The Beatles Live! at the Star-Club in Hamburgo, Alemanha; 1962. Outras versões ao vivo aparecem nos álbuns Live at the BBC e On Air - Live no BBC Volume 2 e no filme Let It Be. Os Beatles também apareceram no programa de televisão norte-americano Shindig tocando Kansas City ao vivo em outubro de 1964, e essa sensacional a gente confere agora!

Nenhum comentário: