sexta-feira, 22 de outubro de 2021

THE BEATLES - LET IT BE SUPER DELUXE ALBUM**********


O último álbum de estúdio lançado pelos Beatles, Let It Be, de 1970, foi relançado no último dia 15 de outubro como uma edição de luxo (tardia) de seu 50º aniversário.
Gravado no início de 1969 e documentado no filme Let It Be de Michael Lindsay-Hogg, um single dessas sessões (Get Back / Don't Let Me Down) foi lançado em abril de 1969 e as tentativas do engenheiro Glyn Johns de transformar o álbum (então chamado Get Back) em algum tipo de forma foram em vão. Sua mixagem de maio de 1969 foi rejeitada e as fitas foram desativadas (uma segunda mixagem de Johns foi rejeitada novamente em janeiro de 1970).

O álbum, com o nome 'Let It Be' foi finalmente lançado um ano depois, em maio de 1970, depois que Phil Spector recebeu a tarefa de criar um álbum a partir de muitas horas de fitas. Nesse ponto, os Beatles já haviam gravado e lançado Abbey Road, seu último álbum de estúdio. Paul McCartney ficou notoriamente infeliz com o fato de Spector mexer em suas canções ('The Long and Winding Road', em particular), mas em um estilo tipicamente franco, John Lennon defendeu Spector em sua entrevista de 1970 para a Rolling Stone, dizendo “Ele recebeu a carga mais horrível de merdas mal gravadas - e com uma sensação ruim - sempre”.

Let It Be Naked de 2003, foi amplamente visto como uma tentativa de Paul McCartney de corrigir os 'erros' do álbum original, embora não fosse só sobre Paul, já que os fãs de Lennon puderam desfrutar da excelente 'Don't Let Me Down' que não entrou no álbum original. A nova reedição super deluxe 5CD + blu-ray super deluxe de Let It Be não se preocupa em repetir Let It Be Naked, mas, mais surpreendentemente, também não inclui muito do concerto no telhado de Savile Row. O que ela oferece é o mix de 1969 do LP 'Get Back' de Glyn Johns, dois CDs de takes / jams alternativos, novos mixes da versão original de Phil Spector do álbum (e lados a / b) e um novo Dolby Atmos e 5.1 mix de Let It Be. Com The Beatles Anthology e Let It Be Naked, é difícil acompanhar o que foi disponibilizado antes e o que não foi, mas a Apple / UMC afirma que, no total, a edição super deluxe apresenta 27 gravações de sessões inéditas.

Nenhum comentário: