sexta-feira, 29 de outubro de 2021

GEORGE HARRISON - THIRTY THREE & 1/3 - EXCELENTE!


Em 1974, George Harrison separou-se da sua primeira mulher, Pattie Boyd. No mesmo ano, lançou o álbum Dark Horse, carregado de críticas negativas. Seguiu-se sua primeira turnê pelos Estados Unidos e seus shows foram muito criticados por conter um longo número do artista Ravi Shankar no seu início e também porque Harrison sofria de problemas vocais e a pouca voz (rouca) falhava durante os shows. Harrison ainda lançou um último álbum, Extra Texture pela Apple, em 1975, um álbum para cumprir contrato com a gravadora. A música "You" foi o único sucesso, embora não tenha atingido o primeiro lugar nas paradas. O disco chegou na posição 8 nos Estados Unidos. George também lançou seu selo, Dark Horse Records, passando o ano desenvolvendo-o. A Dark Horse Records começou a funcionar efetivamente somente em 1976, ano em que George Harrison lançou seu primeiro álbum pelo seu próprio selo, o excelente Thirty Three & 1/3 (33 & 1/3).
Trinta e Três e 1/3, estilizado na capa do álbum como Thirty Three & 1/3 foi o sétimo álbum de estúdio de George Harrison, lançado em 19 de novembro de 1976 e foi o primeiro pelo seu Dark Horse, a distribuição mundial que mudou da A&M Records para Warner Bros como resultado do atraso na entrega das fitas master do álbum. Entre outros infortúnios que afetaram sua criação, Harrison sofreu de hepatite no meio da gravação e o processo de violação de direitos autorais em relação ao seu hit de 1970-71 "My Sweet Lord" foi decidido em favor do demandante, Bright Tunes Music. Apesar dos problemas associados com o álbum, muitos críticos reconheceram Thirty Three & 1/3 como um retorno à boa forma de Harrison após seu trabalho mal recebido durante 1974-75, e considerou-o sua coleção de canções mais forte desde 1970 aclamado All Things Must Pass.
Harrison gravou Thirty Three & ⅓ em seu estúdio caseiro em Friar Park, com assistência de produção de Tom Scott. Outros músicos na gravação incluem Billy Preston, Gary Wright, Willie Weeks, David Foster e Alvin Taylor. Harrison realizou uma ampla promoção para o álbum, que incluiu a produção de videoclipes com tema de comédia para três das canções, duas das quais dirigidas por Eric Idle do Monty Python, e fazendo várias aparições no rádio e na televisão. Entre as últimas estava uma performance ao vivo com o cantor e compositor Paul Simon na NBC-TV's Saturday Night Live em 20 de novembro de 1976.

Harrison preparou o material que gravaria para o Thirty Three & 1/3 enquanto estava de férias nas Ilhas Virgens, no Mar do Caribe. Na visão do musicólogo Thomas MacFarlane, apesar da pressão sob a qual Harrison estava, as canções que ele completou demonstraram seu senso de humor. Em seus respectivos estudos dos aspectos espirituais da carreira de Harrison, Dale Allison e Gary Tillery vêem o álbum como o artista reafirmando sua espiritualidade alinhada aos hindus após o desânimo evidente em Extra Texture. Na descrição do autor Ian InglisThirty Three & ⅓ sugere "um homem renascido", como confiança, otimismo e sucesso substituíram os temas do álbum anterior de pessimismo, suspeita e fracasso.

"Crackerbox Palace" foi inspirada por Harrison conhecer o ex-empresário do comediante Lord Buckley no Midem em janeiro de 1976. Escrita em março, "This Song" era o comentário sardônico de Harrison sobre o processo de "My Sweet Lord" e refletiu sua experiência no tribunal enquanto musicólogos de ambos os lados discutiam seus respectivos casos. Harrison disse que a escreveu para "exorcizar a paranóia sobre a composição" que o episódio havia fomentado nele. "Pure Smokey" era sua homenagem ao cantor de soul Smokey Robinson (que os Beatles sempre adoraram). "It's What You Value" surgiu depois que o baterista Jim Keltner recusou o pagamento por aparecer na banda na turnê de Harrison em 1974, em vez de aceitar um novo carro esportivo Mercedes. Como uma rara versão cover, Harrison retrabalhou a canção de Cole Porter "True Love" no estilo pop e completou "See Yourself", que começou a escrever em 1967 após a admissão pública de Paul McCartney de que havia tomado LSD. "Woman Don't You Cry for Me" e "Beautiful Girl" foram outras composições datadas do final dos anos 1960 que Harrison revisitou para Thirty Three & ⅓. A primeira ele escreveu durante uma turnê com Delaney & Bonnie em dezembro de 1969, para mostrar sua adoção então recente da guitarra slide. Ao completar a letra de "Beautiful Girl", ela se tornou uma canção de amor para Olivia Arias, a quem ele atribui o amor de que "precisava para que sua alma sobrevivesse". "Dear One" era inspirada pelo Swami Paramahansa Yogananda, autor de Autobiografia de um Iogue e uma profunda influência sobre Harrison desde sua visita à Índia em setembro de 1966. A balada "Learning How to Love You" foi outra música inspirada em seu relacionamento com Olivia Arias.
Thirty Three & 1/3 superou as vendas de Dark Horse e Extra Texture na América, onde atingiu o número 11 em seu caminho para ser certificado ouro pela RIAA e vendendo cerca de 800.000 cópias. No entanto, as vendas do álbum foram prejudicadas pelo lançamento da compilação Best of George Harrison pela EMI/Capitol em novembro de 1976. No Reino Unido, o álbum alcançou o número 35. Enquanto os singles "This Song" e "Crackerbox Palace" se tornaram sucessos nos Estados Unidos, alcançando as posições 25 e 19 na Billboard Hot 100, nenhum dos três singles lançados no Reino Unido - "This Song", "True Love" e "It's What You Value" - apareceu no top 50.
Em 2004, Thirty Three & 1/3 foi remasterizado e reeditado, tanto separadamente quanto como parte do box de luxo The Dark Horse Years 1976-1992, com a adição de uma faixa bônus, "Tears of the World", das sessões de 1980 para o álbum Somewhere in England.

2 comentários:

Dani disse...

Excelente álbum mesmo. E morro de rir com o clipe de This Song 🎵🎶

roque22 disse...

Meu disco predileto do George. Comprei logo que foi lançado. Depois, ganhei o CS com as músicas "Crackerbox Palace" e "True Love". This Song tem um excelente Clip.