sábado, 9 de outubro de 2021

THE BEATLES - MR. MOONLIGHT - 1964 ✶✶✶✶


MISTERRRRRRRRRRR Moonlight! John berra no começo com toda a força e expressão que sua laringe podia prover. Ele faz o vocal principal da faixa (e não poderia ser de outra forma), com Paul harmonizando em alguns momentos. McCarney também toca um órgão Hammond que soa em alguns momentos como algo saído de "O Fantasma da Ópera". Ringo marca o ritmo com um bongô, enquanto George acrescenta a batida oca de um antigo tambor africano. "Mr Moonlight" foi gravada pelos Beatles entre agosto e outubro de 1964 e lançada no álbum Beatles for Sale, em dezembro do mesmo ano. É a sexta música do lado 1 do álbum, o quarto na discografia oficial da banda. "Mr Moonlight" fazia parte do repertório dos Beatles nos tempos de Hamburgo, e, quando precisaram de material para preencher o álbum (Beatle For Sale) a tempo do Natal, resolveram gravá-la.
"Mr Moonlight" foi escrita por Roy Lee Johnson. A primeira gravação conhecida foi do pianista de blues Piano Red, gravando como Dr. Feelgood and the Interns. Foi lançada como lado B de 'Dr. Feelgood', um pequeno hit de R&B em 1962. Os Beatles tentaram gravar "Mr Moonlight" duas vezes no estúdio em 1964. A primeira vez foi em 14 de agosto, quando eles gravaram quatro tomadas - a última delas foi por um tempo considerada a melhor.

O Anthology 1 traz os takes 1 e 4. O primeiro quebrou quase imediatamente; o 4 estava completo e contou com um solo frenético de guitarra de George Harrison. Os Beatles refizeram a música em 18 de outubro. Mais uma vez, eles gravaram quatro tomadas, as duas últimas com o solo de órgão Hammond, um tanto berrante de Paul McCartney. Apesar do vocal estridente e arrojado de John Lennon, 'Moonlight' é considerada por muitos fãs dos Beatles como uma das músicas menos bem-sucedidas em seu catálogo e uma das mais fracas do álbum.

"Mr Moonlight" foi gravada no estúdio da EMI em Abbey Road nos dias 14 de agosto e 18 de outubro de 1964. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. Aparece nos álbuns Beatles For Sale, Beatles '65 e Anthology 1. John Lennon arrasa nos vocais e toca guitarra; Paul McCartney faz backing vocals, toca baixo e órgão Hammond; George Harrison também faz backing vocals, toca guitarra e um tambor africano; e Ringo Starr toca percussão.

Alguns a acham estranha e deslocada. Para mim, depois de mais de 45 anos ouvindo o disco, não consigo imaginá-lo sem "Mr Moonlight". E só o berro de John Lennon no começo da música já faz o disco valer a pena.

Nenhum comentário: