sexta-feira, 8 de outubro de 2021

LIZZIE BRAVO - ATRAVÉS DO UNIVERSO - 1951 / 2021


A carioca Elizabeth Villas Boas Bravo (27 de maio de 1951 – 4 de outubro de 2021) foi muito mais do que uma garota que amou os Beatles, em especial John Lennon. Até porque ela foi a única garota brasileira que gravou com os Beatles, em proeza realizada quando tinha 17 anos. No dia desse feito histórico, 4 de fevereiro de 1968, Elizabeth já era Lizzie – nome que adotara em 1965 ao ouvir Lennon cantar Dizzy Miss Lizzy (Larry Williams, 1958) no quinto álbum dos Beatles, Help! (1965) – e estava há quase um ano em Londres, onde chegara em 17 de fevereiro de 1967.

Foram tantos dias à porta do estúdio Abbey Road que, naquele mítico dia 4, domingo de frio em LondresLizzie estava dentro do prédio que abrigava o estúdio ao lado de outras poucas Beatlemaníacas, quando Paul McCartney apareceu e perguntou se alguma delas sustentava nota aguda.

Lizzie sustentava a tal nota e foi assim que, juntamente com a amiga inglesa Gayleen Pease, fez um dos vocais que encorparam a gravação de Across the universe (John Lennon e Paul McCartney, 1968), música inicialmente arquivada pelos Beatles que somente ganhou o mundo quase dois anos após o registro original ao ser apresentada no álbum coletivo beneficente No one's gonna change our world, editado em 12 dezembro de 1969. Na discografia dos Beatles, a versão de Across the universe com Lizzie aparece nas coletâneas Rarities (1978) e Past masters (1988).
Lizzie cantou com John, com Paul e se eternizou na história da música pop pela aventura narrada em detalhes no livro Do Rio a Abbey Road (2015), esgotado em 2017 e com ampliada segunda edição produzida neste ano de 2021, além de ainda inédita edição em inglês. Só que essa edição em inglês será lançada sem a presença física da autora. Lizzie Bravo atravessou o universo na noite de 4 de outubro. Morreu em casa, aos 70 anos, vítima de problemas cardíacos, dos quais se recuperava após internação em hospital do Rio de Janeiro.

Cantora e fotógrafa, Lizzie Bravo teve a glória de gravar com os Beatles, mas é justo dimensionar corretamente a atuação da artista na música brasileira no momento em que Lizzie sai de cena. Vocalista requisitada para os estúdios de gravação, Lizzie Bravo tem a voz perpetuada em discos da nata da MPB. Alceu Valença, Alcione, Caetano Veloso, Djavan, Egberto Gismonti, Elba Ramalho, Ivan Lins, Joyce Moreno (de quem era amiga e comadre), Maria Bethânia, Maria Creuza, Milton Nascimento, Roberto Carlos e Zé Ramalho são alguns entre inúmeros cantores que fizeram discos com o vocal de Lizzie Bravo. Casada de 1970 a 1972 com o cantor e compositor Zé Rodrix (1947 – 2009), com quem teve uma filha, a também cantora Marya Bravo, Lizzie foi a “esperança de óculos” poetizada na letra da canção hippie "Casa no campo" (Tavito e Zé Rodrix, 1971).
Como fotógrafa, Lizzie registrou parte da história da MPB em imagens que foram parar nas contracapas e encartes de álbuns de Joyce Moreno e Tavito (1948 – 2019). Ao atravessar o universo, Lizzie Bravo deixa saudades em quem conviveu com a eterna garota que nunca deixou de amar os Beatles. Uma curiosidade: Certa vez, George Harrison lhe ofereceu carona, e ela, intimidada, disse não. Quando os Beatles se separaram, George gravou, no álbum triplo All Things Must Pass, uma canção composta para Lizzie e suas amigas – aquelas garotas que davam plantão na porta de Abbey Road. “Apple Scruffs”.
Nesses treze anos do Baú do EduLizzie Bravo em alguns momentos, nos brindou com alguns comentários. Na postagem THE BEATLES - ACROSS THE UNIVERSE de 2 de setembro de 2010, ela disse: “Muito obrigada por postar esse disco, Edu! Eu não tenho mais vitrola (sou velha mesmo, chamo toca-discos de vitrola...) e fiquei curiosa pra ouvir de novo as outras músicas. Fui a Londres em outubro a convite da BBC, gravaram uma entrevista com Gayleen e eu - a primeira em 42 anos! Um amigo colocou no Youtube. Parabéns pelo blog!”. Parabéns a você, Lizzie. E muito obrigado.

Um comentário:

Edu disse...

😟😟😟😟😟 Jai guru deva, om