quarta-feira, 7 de abril de 2021

BOB SEGER - STILL THE SAME - SENSACIONAL!


Bob Seger é um cantor e compositor muito popular nos Estados Unidos. Começou a tocar em 1961, fazendo parte de um trio de Detroit intitulado Decibels, onde conheceu seu futuro manager, Eddie Punch Andrews. Pouco depois, ingressou como vocalista e tecladistasta em um projeto de nome Doug Brown & the Omens, que chegou a gravar alguns álbuns. Em 1966, Seger lançou seu primeiro single solo intitulado East Side Story, que rapidamente se tornou um sucesso. Seguiram-se Persecution Smith e Heavy Music. Dois anos depois, o cantor fundou o grupo Bob Seger System e assinou com a Capitol Records e logo saiu o álbum de estreia intitulado Ramblin Gambliin Man. O single homônimo tornou-se um sucesso, chegando ao 17º posto das tabelas norte-americanas. No ano seguinte foi a vez de Noah, um álbum após o qual o cantor anunciou uma retirada do mundo da música para se dedicar aos estudos universitários. No entanto, alguns meses depois, Seger regressou com uma nova banda de apoio e um novo disco de nome Mongrel. Em 1971, dissolveu a banda e gravou sozinho seu trabalho seguinte, Brand New Morning. Em seguida começou a atuar com o duo, Dave Teegarden e Skip Van Winkle Knape, que colaboraram com ele na gravação de ‘Smokin O.P.s’ de 1972.
Após a edição de alguns álbuns mal sucedidos comercialmente no início da década, Seger lançou em 1975, ‘Beautiful Loser’, gravado desta vez, com a Silver Bullet Band, um disco bem recebido que serviu de apoio para uma extensa turnê. A excursão foi gravada dando origem à edição de Live Bullet, no ano seguinte. Esse disco foi um verdadeiro sucesso, chegando a ganhar 4 discos de platina. Aproveitando a maré alta, Seger lançou, nos anos subsequentes ‘Night Moves’ e ‘Stranger In Town’ (em 1976 e 1977, respectivamente), mais dois fenômenos de popularidade que entraram para o top-10 norte-americano. No ano seguinte, veio o megassucesso ‘Still The Same’ chegando ao #4 da Billboard.
A letra de ‘Still The Same’ descreve um jogador viciado que o cantor admirava, mas no final se afastou porque ele não mudaria. Seger disse que durante anos foi questionado sobre quem era o cara da música, e que na verdade era um amálgama de personagens que ele conheceu quando foi para Los Angeles pela primeira vez. Hoje, 43 anos depois do sucesso de ‘Still The Same’, Bob Seger está com 75 anos e segue de bem com a vida, fazendo seus shows e gravando com pouca frequência, mas afirma: ainda é o mesmo! Still the same.

Um comentário:

Dani disse...

Só há pouco tempo descobri que a música era dele. Essa música traz boas recordações, de um período feliz na minha vida, entre 2017 e 2019. Apenas o exaustivo deslocamento diário entre casa e trabalho, cinco horas diárias em média dentro de ônibus me tiravam a paz, eu reclamava direto, me estressava. Se eu fosse capaz de prever o futuro, e pudesse ver que o pior ainda estava por vir, não teria nem reclamado, teria aproveitado mais o que havia de bom.