sexta-feira, 9 de abril de 2021

THE BEATLES - O FANTÁSTICO MEDLEY DE ABBEY ROAD - Rolling Stone


A ideia original era de McCartney, mas George Martin afirmou que o triunfo final da vida dos Beatles como uma banda de gravação - o medley de oito músicas que domina o lado 2 de Abbey Road - foi pelo menos parcialmente dele. "Eu queria fazer John e Paul pensarem mais seriamente sobre sua música", disse o produtor. "Paul era totalmente a favor de experiências assim". McCartney, na verdade, liderou a primeira sessão para aquela seção estendida do álbum - em 6 de maio de 1969, para "You Never GiveMe Your Money", sua ensolarada acusação a respeito dos pesadelos comerciais da Apple Corps.
Lennon estava muito menos interessado no medley, embora tenha contribuído com algumas de suas partes mais excêntricas, como a zombeteira "Mean Mr. Mustard" e a rápida e sarcástica "Polythene Pam". Ele posteriormente descartou o conceito como "lixo" na Rolling Stone, dizendo que "nenhuma das canções tinha nada a ver uma com a outra, nenhum fio condutor, apenas o fato de que as colocamos juntas".
Ele estava certo em algum sentido. A sequência de 16 minutos - variando de "Money" e o suspiro exuberante de "Sun King" de Lennon para o fragmento de alma pesada de McCartney "She Came in Through the Bathroom Window" e a doce canção de ninar "Golden Slumbers" e fechando com a famosa sentença de McCartney em "The End" ("O amor que você leva / É igual ao amor que você faz") - não tem qualquer conexão narrativa. Mas o medley de Abbey Road mostra os Beatles amadurecidos no seu melhor: divertidos, gentis, amargos e assombrosamente unidos pela música. Suas harmonias são arrebatadoras e complexas; as guitarras são confiantes e cortantes. "Estávamos aguentando firme, apesar de tudo o que estava acontecendo", disse McCartney com orgulho - uma referência às pressões e diferenças que os separavam desde o Álbum Branco - "ainda tínhamos um grande respeito um pelo outro, mesmo nos momentos mais terríveis".
Os Beatles gravaram o medley em vários momentos, fora de ordem, durante as sessões de julho e agosto de 1969 para Abbey Road. "Mean Mr. Mustard" era do início de 1968. A persistente histeria da Beatlemania apareceu em "She Came in Through the Bathroom Window", inspirada por uma fã mais empolgada. Mas o coração emocional da suíte eram as calamidades financeiras que estavam consumindo toda a energia dos Beatles e prestes a leva-los à falência. Lennon foi o personagem principal na contratação de Allen Klein, ex- gerente de negócios dos Rolling Stones, para equilibrar os livros e o caos na Apple Corps; McCartney queria que a banda contratasse Lee e John Eastman, pai e irmão de Linda. McCartney admitiu que "You Never Give Me Your Money era eu atacando diretamente a atitude de Allen Klein para conosco - só promessas, e nunca cumpridas". Posteriormente, em "Golden Slumbers" e "Carry That Weight" (a primeira com versos copiados de uma antiga canção de ninar publicada em 1603), McCartney voltou ao tema da exaustão. "Geralmente sou bastante otimista", disse ele, "mas em certos momentos as coisas me afetam tanto que simplesmente não consigo mais estar otimista, e esse foi um desses momentos. 'Carregue esse peso por muito tempo' - como para sempre".
A alternância de solos de guitarra em "The End" nasceu de um brainstorm da banda. Harrison achava que um break de guitarra daria um bom clímax. Lennon sugeriu que ele, Harrison e McCartney trocassem links. McCartney disse que iria primeiro. Vindo depois do solo de bateria de Ringo, o revezamento bombástico - com Harrison no meio e Lennon no final - foram gravados ao vivo em uma única tomada, uma última explosão de irmandade natural de uma banda á beira de sua separação. "Eu não sabia na época que era o último disco dos Beatles que faríamos, mas parecia que estávamos chegando ao fim da linha". Disse Harrison sobre Abbey Road. Ringo Starr afirmou: "Surgida das cinzas e de toda a loucura, aquela última gravação foi uma das melhores coisas que fizemos”.

2 comentários:

roque22 disse...

Quando chega em "Golden Slumbers", as lagrimas começam a cair....

Dani disse...

Eu também, não consigo evitar as lágrimas ❤️