quarta-feira, 25 de setembro de 2019

THE BEATLES - CARRY THAT WEIGHT - SENSACIONAL!!!


Agora estamos ainda bem mais próximos do final. Sobre esta imagem que abre a postagem: eu fiz ontem e usei a palavra "BOYS", no plural, de propósito, ao invés de "Boy" como está na letra original de Paul McCartney, porque para mim, dá ainda muito mais sentido à letra. E o Gordo e Magro? Simples, só para descontrair do clima pesadão do fim do medley. Valeu.
A letra expressa os medos de Paul a respeito dos Beatles em seus últimos dias. Ele afirmou posteriormente que as discussões sobre finanças e o gerenciamento o fizeram mergulhar nos “momentos mais sombrios” de sua vida até então". A leve atmosfera em torno dos Beatles tinha ficado pesada.
"Carry That Weight" é uma música dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada a Lennon e McCartney, e lançada no álbum Abbey Road em 26 de setembro de 1969. É a sétima e penúltima música do medley climático que encerra o lado 2. A faixa conta com vocais uníssonos no refrão dos quatro Beatles, uma raridade em suas músicas. É precedida por "Golden Slumbers" e segue para "The End". A gravação teve início em 2 de julho de 1969, e concluída em 19 de agosto de 1969. “Carry That Weight” dura 1 minuto e 36 segundos. Apesar de estarem separadas, foi gravada com Golden Slumbers como se fossem uma única só música.
Assim com em "You Never Give Me Your Money", Paul McCartney criou a letra inspirado nos graves problemas financeiros e de relacionamento que os Beatles estavam enfrentando naqueles dias. Começa com o refrão “Boy, you’re gonna carry that weight, carry that weight, for long time” (Rapaz, você vai carregar esse peso, carregar esse peso, por muito tempo) cantado em coro pelos Beatles e em seguida retorna à mesma melodia de "Money" com versos modificados. A seguir, volta o refrão inicial.
Assim como todas as outras (ou quase), “Carry That Weight” foi produzida por George Martin auxiliado pelos engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald. Paul McCartney faz o vocal principal, toca piano, guitarra base e o coro; George Harrison toca baixo, guitarra solo e faz o coro; Ringo Starr toca sua bateria, percussão e faz o coro e John Lennon só participa do coro. A orquestra consiste em 12 violinos, 4 violas, 4 violoncelos, contrabaixo, 4 cornetas, 3 trombetas, trombone e trombone baixo.
McCartney, Harrison e Starr começaram a gravar "Golden Slumbers / Carry That Weight" enquanto John Lennon estava no hospital após um acidente de carro em Golspie, na Escócia. No dia 2 de julho de 1969, os três gravaram 15 tomadas das músicas. George Harrison tocava baixo e Ringo Starr estava na bateria, enquanto McCartney tocava piano e cantava um vocal guia. As melhores tomadas foram a 13 e a 15, editadas juntas em 3 de julho. Naquele dia e no dia seguinte, McCartney adicionou vocais principais e guitarra rítmica, Harrison tocou uma parte principal de guitarra e ambos se juntaram a Ringo no refrão cantado. Em 30 de julho, mais vocais foram adicionados ao refrão, desta vez com John Lennon, e novamente no dia seguinte. Eles também fizeram overdubs de tímpanos e mais bateria em 31 de julho. Enquanto isso, o arranjo orquestral foi gravado em 15 de agosto.
De forma incomum, “Carry That Weight” traz os vocais de todos os quatro Beatles - apropriadamente, enquanto o refrão antecipava a sombra que o grupo lançaria em seus anos solo subsequentes. Era como se McCartney soubesse que o que quer que viesse a seguir nunca poderia corresponder à inventividade e ao significado inovadores de seu trabalho juntos. Para o crítico musical Ian MacDonald, é exatamente isso. A letra é um reconhecimento por parte do grupo de que nada que eles fizessem daqui pra frente como artistas individuais seria igual ao que eles conseguiram juntos, e eles sempre carregariam o peso de ser um Beatle. No documentário de 1988, "Imagine: John Lennon", Lennon diz que, ao escrever a canção, McCartney estava "cantando sobre todos nós".
Uma curiosidade legal sobre a dobradinha “Golden Slumbers” / “Carry that Weight” é que foi gravada e lançada como single pelo grupo “Trash” (anteriormente conhecido como “WhiteTrash”), contratado da Apple. A produção foi de Tony Meehan, ex-baterista dos The Shadows. “Carry that Weight”, com os Beatles, só aparece em Abbey Road.

Nenhum comentário: