domingo, 1 de setembro de 2019

YESTERDAY - O FILME - SENSACIONAL!*****



A primeira vez que o filme “Yesterday” apareceu aqui no nosso blog preferido, foi em 20 de fevereiro, logo que foi anunciado e eu disse nos comentários: “Isso tem cara de ser muuuito bom!”. De lá pra cá, o filme se tornou um grande sucesso mesmo antes de seu lançamento. De todas as críticas que eu li, acho que todas foram positivas e enaltecedoras, principalmente esta semana em que foi lançado no Brasil. Há muitos anos, me acostumei a não criar mais expectativas sobre a maioria das coisas, principalmente se for relacionada aos Beatles. Ontem, fui com meu filho Davi, assistir “Yesterday”, o já aclamado filme do diretor Danny Boyle e gostei. Apesar de achar longo (quase duas horas) e um pouco cansativo do meio até o final, a maior parte do filme eu passei sorrindo, coisa rara nos últimos anos.
“Yesterday” conta a história de Jack Malik (Himesh Patel), um músico que ganha a vida com os salários de um trabalho em um supermercado e dos pequenos shows em bares e restaurantes. Com o auxílio de Ellie Appleton (Lily James), sua agente e melhor amiga, a carreira de Jack segue com apresentações no condado de Suffolk, na Inglaterra. Ao retornar para casa após um show quase vazio em um festival, Jack é atropelado por um ônibus em meio a um blackout que aconteceu no mundo inteiro. O acidente serve como um ponto de transição para um universo alternativo. Após sua recuperação, Jack ganha um violão novo dos seus amigos e começa a dedilhar uma música: “Yesterday”, composta por Paul McCartney, gravada em 1965 para o álbum “Help!”, dos Beatles. Ellie e seus amigos ficam maravilhados com a “inédita” música que acabaram de ouvir. Assim, Jack começa a entender que é o único músico do mundo que conhece as composições dos Beatles.
“Yesterday” é mais do que uma homenagem aos Beatles - não é preciso ser um fã para gostar do filme, mas para quem é, é uma delícia. Estão lá Yesterday, When I’m Sixty Four, Eleanor Rigby, Maxwell's Silver Hammer, Nowhere Man, A Day In the Life, Let It Be, I Want To Hold Your Hand, She Loves You, I Saw Her Standing There, In My Life, The Long & Winding Road, Here Comes The Sun, Something, While My Guitar Gently Weeps, Carry That Weight , Strawberry Fields Forever, Hello, Goodbye, Hey Jude, Help! (numa versão visceral!), Yellow Submarine, Ob-La-Di, Ob-La-Da e Back In The USSR, também numa versão espetacular. Ufa! Todas interpretadas por Himesh Patel (Jack), que, em nenhum momento, tenta imitar o tom de voz de alguém – canta do seu jeito, tentando impor sua própria identidade em cada música. O diretor, Danny Boyle toma cuidado para que as músicas da banda de Liverpool fiquem muito bem encaixadas dentro do contexto de cada cena. Além de um belo tributo aos Beatles, “Yesterday” é antes de tudo, uma ótima comédia romântica muito bem executada, feita por quem conhece do gênero, e um belo exercício de criatividade. Vale a pena conferir!
UM MINUTO COM HIMESH PATEL
Que importância os Beatles tinham para você antes do filme?
Minha mãe amava Imagine. Foi uma das primeiras músicas que ouvi. Uns dez anos atrás, descobri Sgt. Pepper's, depois o Álbum Branco. Mas agora ouvi cada álbum, fiz um roteiro da trajetória. E foi uma jornada de descoberta para mim.
Então, precisou de uma desintoxicação dos Beatles depois do filme?
Desintoxicação implica que os Beatles são uma toxina. É bem o contrário. Eu continuo ouvindo e posso ouvir milhares de vezes.
Qual seu passado na música? Teve uma banda?
Não. Comecei a tocar piano aos 9. Mas aos 12 desisti porque queria aprender guitarra. Minha mãe não queria me dar, então eu mesmo comprei uma e comecei a aprender sozinho até conseguir o papel no filme. Tive de melhorar bastante para poder fazer Yesterday. Queria fazer justiça.
Acha que, se os Beatles começassem agora, eles seriam o mesmo sucesso colossal?
Sim, a música deles é mágica.
O filme fala muito em milagres. Acredita neles?
Sim. Coisas estranhas acontecem. Estava em Nova York quando soube que teria de voltar a Londres para encontrar Danny Boyle e Richard Curtis. E bem nessa hora um músico no metrô começou a tocar uma música dos Beatles e piscou para mim.
Antes de os Beatles desaparecerem da memória, Jack pensa em desistir da carreira de músico. Teve algum momento assim em sua vida?
Eu sempre tive sorte. Mas ainda pode acontecer. Tenho muitos amigos que lutaram muito para conseguir fazer o que queriam, e outros continuam lutando.

Um comentário:

Edu disse...

Algumas coisas não pude falar no corpo da postagem. O filme é bom, mas também não achei tão 'SENSACIONAL'como diz a chamada. Do meio para o fim, achei muito arrastado e algumas cenas ficam sem explicação, como em uma entrevista em que o cara que estava apresentando chama Paul McCartney e Ringo Starr, que só aparecem os pés (Paul descalço) e corta abruptamente. Em outra, Jack dirige um carro até lugar nenhum, encontra numa cabana um cara cabeludo, de óculos redondos, com 78 anos, era de Liverpool, se chamava John e coisa e tal... mas em nenhum momento o tal cara diz que é o John Lennon e a cena corta novamente sem explicação. Tirante isso, vale a pena o preço do ingresso. Gostei de "Help!", "I Saw Her Standing" e "Back in the USSR".